Cabra-montês (Capra pyrenaica)

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
Essa área encontra-se a que cotas? e fica em média quanto tempo coberta com neve (de quando a quando)?

Parece uma zona com condições mais para veado e corço, embora a cabra, ainda por cima sem nenhum predador, com certeza não lhe faria confusão nenhuma.

Quanto à pressão humana, é preciso ter em conta que não é só o turismo que pode causar problemas. Há o problema do gado, em especial da cabra-doméstica (maior facilidade de transmissão de patologias nas duas vias bem como hibridação).

Ainda assim, tendo em conta a maior afluência de turistas na zona alta, durante o inverno. Os animais poderiam utilizar as zonas altas e escarpadas do vale glaciar, por exemplo, durante o inverno, e com a neve e pressão turística deslocarem-se para essa zona que o André referiu. Mas claro, isso é impossível de prever. Uma coisa são modelos teóricos. Outra bem diferente é a escolha de cada animal/grupo...
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Essa região é a região onde nasce o rio Mondego. A cota deve variar entre os 800m e os 1600m.
Também tem bastantes escarpas.

73210683.jpg

Fonte

O tempo de cobertura de neve aos 1600m deve estar em linha com as Penhas Douradas.
No vale deve ser próximo ao da Guarda.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Um outro local que poderá ser interessante para a introdução da cabra-montês seria nas zonas mais altas e pedregosas PN Montesinho, seria interessante pois constituiria mais uma presa para a população de lobos que existe nessa área Protegida.
 

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
Um outro local que poderá ser interessante para a introdução da cabra-montês seria nas zonas mais altas e pedregosas PN Montesinho, seria interessante pois constituiria mais uma presa para a população de lobos que existe nessa área Protegida.

Essa zona do Noroeste do PN Montesinho não conheço...
 

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
Essa região é a região onde nasce o rio Mondego. A cota deve variar entre os 800m e os 1600m.
Também tem bastantes escarpas.

73210683.jpg

Fonte

O tempo de cobertura de neve aos 1600m deve estar em linha com as Penhas Douradas.
No vale deve ser próximo ao da Guarda.

Em relação à cobertura de neve é importante, por causa da disponibilidade de alimento.
Quanto às escarpas, não sei até que ponto não são utilizadas apenas como refúgio. Claro que evolutivamente, as cabras desenvolveram adaptações que as permitem equilibrar-se bem em zonas rochosas e escarpadas, e assim encontraram uma maneira de se protegerem de predadores. Na ausência de predadores não sei se elas demonstrarão essa preferência...
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Tenho poucas dúvidas que as encostas entre Loriga e a Torre ou Alvoco da Serra e a Torre não sejam habitats perfeitos para esta espécie.

A zona a norte de Manteigas já aqui foi referida também tem grandes potencialidades, apesar de não ser aquele típico ambiente rochoso de alta montanha. Em Gredos e outras áreas de Espanha as cabras não andam necessariamente apenas nessas zonas.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
A vertente da Serra da Estrela do lado de Loriga, Alvoco da Serra e Unhais da Serra é muito escarpada e ideal para esse tipo de animais, o problema poderá ser o excesso de caminhos e estradas nessa área.
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Boa fotos,

Já agora (e assumindo que conheces bem a Serra da Estrela), o que achaste das zonas da serra de Gredos em que encontraste esses exemplares e como é que comparas com o que existe na Serra da Estrela?

Não estará a serra da Estrela perfeitamente habilitada a receber uma população desta espécie?

Será que precisamos de 10 anos de estudos e planos para se chegar a essa conclusão? ;)


Boas, ja fui 3 vezes a Serra de Gredos e tenho encontrado estas cabras tanto em escarpas como em planícies, até mais em planície, e posso dizer que Gredos é parecido a Serra da Estrela, apenas é mais alta e não tem estradas a passar pelo meio da serra, esse é o grande problema da Estrela mas mesmo assim tem excelentes condições para albergar estes animais, há muitas áreas que não ou é raro haver presença humana, apenas caminhantes que passem por la, como eu. Gredos tem muito mais presença Humana durante o ano do que a Estrela, não imaginam a quantidade de gente que caminham ate a Laguna Grande e ao cimo do Almanzor, 5 lagunas, é aos milhares por ano e atravessam as zonas de pasto das cabras, enquanto que a Estrela é no inverno, no verão vê-se pouca gente.
Estas fotos que tirei eu estava a 6 metros deles, por vezes as pessoas conseguem dar comida e ja vi lutas entre pequenos machos bem perto parecia que estava a ver a BBC :)
Enquanto à estrada que atravessa a Estrela por mim podia fechar, ate aos Piornos chegava bem, mas isso não vai suceder então os condutores teriam de ter cuidado já que as vezes já matam vacas que ficam por ali todo ano a pastar, e as cabras logo se habituavam.

Este mapa referencia, a zona delimitada a vermelho, o que considero um bom habitat e a traços roxos um excelente habitat.



Algumas fotos das diferentes zonas da serra tiradas em caminhadas

1












2











3













4





5











6









7







8





 

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
Bem, foi uma boa visita virtual à Serra da Estrela :)

O que eu conheço melhor é o vale do Zêzere. E a zona do Covão d'Ametade acho que poderia ser muito provavelmente um dos melhores locais para as fêmeas parirem. O problema é o fluxo turístico durante todo o ano. Já lá estive em Junho (pouco depois de as crias de cabra-montês nascerem) e aquilo estava cheio!! Pode ter sido coincidência,uma vez que estava lá um acampamento do exército e outro de escuteiros espanhóis...Mas ainda assim, prejudica logo a ocupação da zona para nascimento de crias.

Quanto à segunda foto, se não me engano, a de uma das barragens. O sítio também parece muito bom, mas tem um problema durante o mês de Agosto, que é a Volta a Portugal, com a presença de muita gente, muitos carros, camiões, helicópteros...Quanto ao resto, não conhecia, mas fiquei a conhecer, e gostei do que vi.
Agora se será mesmo possível albergar ali uma população de cabra-montês? Esperemos que sim :)
 

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
Também há outro potencial problema, que era bom que não existisse, que é o facto de os animais serem obrigados a descer, no Inverno, e a aproximarem-se das povoações. Não acredito que possam causar estragos em campos de cultivo, mas há essa possibilidade, e para além disso, e pior, ficam mais susceptíveis a actos de furtivismo.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Obrigado pela reportagem Norther.

Como já disse concordo com essa análise e acho que neste caso o DMigueis está a ser demasiado "protector" em relação à espécie. :D
Até por ser uma espécie nova entre nós, se calhar olhamos como algo muito precioso e raro. A verdade é que só é raro porque foi caçada até quase à extinção. Porque em Espanha e agora no Gerês tem provado ser muito adaptável e com taxas de crescimento enormes.


Problemas tipo volta a Portugal sinceramente não me parecem assim tão preocupantes. Estamos a falar de cabras, não de linces e na verdade é que as serras onde elas existem em Espanha são tão ou mais frequentadas do que as nossas. E aqui incluo também o habitat das camurça, que em Espanha também andam constantemente perto dos turistas. Ambas as espécies são completamente diferentes de corços por exemplo. Esses sim não suportam estar perto de pessoas e qualquer local mais movimentado já é um mau habitat para a espécie.

Sinceramente em relação à serra da Estrela, ficaria mais preocupado em relação ao futuro, quando a população crescesse demasiado devido à falta de predadores, e daqui a uns anos estivéssemos aqui a falar numa espécie que causou problemas ambientais ao parque natural.
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Bem, foi uma boa visita virtual à Serra da Estrela :)

O que eu conheço melhor é o vale do Zêzere. E a zona do Covão d'Ametade acho que poderia ser muito provavelmente um dos melhores locais para as fêmeas parirem. O problema é o fluxo turístico durante todo o ano. Já lá estive em Junho (pouco depois de as crias de cabra-montês nascerem) e aquilo estava cheio!! Pode ter sido coincidência,uma vez que estava lá um acampamento do exército e outro de escuteiros espanhóis...Mas ainda assim, prejudica logo a ocupação da zona para nascimento de crias.

Quanto à segunda foto, se não me engano, a de uma das barragens. O sítio também parece muito bom, mas tem um problema durante o mês de Agosto, que é a Volta a Portugal, com a presença de muita gente, muitos carros, camiões, helicópteros...Quanto ao resto, não conhecia, mas fiquei a conhecer, e gostei do que vi.
Agora se será mesmo possível albergar ali uma população de cabra-montês? Esperemos que sim :)

A Serra tem muitos espaços óptimos para que as cabras tenham as suas crias e bem escondidos de tudo e todos, as zonas com mais gente é entre a Covilhã - Torre- Seia e Piornos- Manteigas mas tudo muito junto a estrada, a serra é muito mais que isso, neste momento para mim até é mais fácil a reintrodução da espécie devido, primeiro de tudo, ao decréscimo de rebanhos na serra, os pastores são muito menos e eles podiam criar alguns problemas porque poderia haver competição pelos pastos, mas pelo interior da serra é um completo deserto, passo dias a caminhar sem ver ninguém nem um animal, por vezes uma raposa, águias, mas raro o que me deixa triste.
E aquela encosta da barragem, é excelente para elas, ali elas sentiam segurança e borrifavam-se para os humanos :) e no lado Oeste dessa encosta há excelentes pastagens e se passar por la 15 pessoas por mês, sobretudo caminhantes, talvez seja muito e o que as pessoas querem é ver e proteger estes belos animais e funciona sempre como turismo da serra poder vê-los.
Também fui a Serra de Francia, subi ao santuario que fica la no ponto mais alto e muita gente andava por la e as cabras onde andavam? imagina? nas escarpas logo abaixo, as pessoas viam-nas de cima ;)

Acho que o melhor estudo era experimentar no terreno, reintroduzir já 2 grupos, 1 no lado sul e outro a norte, já que acho difícil, se não impossível, estar a espera que elas venham de Espanha, muita urbanização entre a Estrela e a Francia ou Gredos.
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Também há outro potencial problema, que era bom que não existisse, que é o facto de os animais serem obrigados a descer, no Inverno, e a aproximarem-se das povoações. Não acredito que possam causar estragos em campos de cultivo, mas há essa possibilidade, e para além disso, e pior, ficam mais susceptíveis a actos de furtivismo.

Isso pode acontecer sim mas na Serra da Estrela a cota de neve muitos dias no solo, normalmente ou nos últimos 20 anos, é a cima dos 1700/1800m, praticamente o planalto da torre, a serra tem excelentes pastos e matos variados durante o ano todo a cotas entre os 1200 aos 1600m tal como no mapa as zonas que indiquei é tudo acima dos 1200m.
Na Serra de Gredos a neve cai com mais abundância, logo por ser uma zona mais fria e onde a nebulosidade com entradas de N/NW conseguem chegar mais facilmente e descarregar, nestas semanas atrás eu conseguia ver Gredos com um belo manto de neve desde a encosta da Covilhã coisa que na Estrela ainda não acontece.
 
  • Gosto
Reactions: frederico

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
mas pelo interior da serra é um completo deserto, passo dias a caminhar sem ver ninguém nem um animal, por vezes uma raposa, águias, mas raro o que me deixa triste.

É por isso que falo com alguma insistência neste tema. A nossa maior serra é ao mesmo tempo uma das maiores áreas naturais mais pobres em termos de fauna. Pelo menos ao nível dos mamíferos. Como tu dizes, parece um deserto :(

Existem javalis, raposas, há algumas indicações de corços (apesar de ninguém os ver), mas no geral é bastante pobre.

Uma reintrodução desta espécie podia realmente mudar isso e no espaço de uma década teríamos uma serra completamente diferente. É uma espécie muito visível, tem uma presença muito forte em qualquer área onde exista (ao contrário do corço que faz tudo para se esconder), os turistas das serras espanholas bem o sabem, e agradecem. :)

E claro, como não podia deixar de ser, seria o primeiro passo para se voltar a ter lobos na serra da Estrela.
 

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
E claro, como não podia deixar de ser, seria o primeiro passo para se voltar a ter lobos na serra da Estrela.

Não podia concordar mais com isto!
O corço também continua a ser uma boa presa para o lobo...