Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2012

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Que representa esse modelo??[/QUOTE]

representa a concordância ou não entre os vários ensembles neste caso do gfs, permite assim teres a noção geográfica das zonas onde será mais provável haver ainda algumas mudanças.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Concordo plenamente. Estava a ser irónico...se calhar poderia mostrar a minha ironia com o que os modelos dizem!!!

Venho todos os dias a este fórum e pouco comento porque pouco sei. Há aqui colegas que fzem análises muito boas, mas aprendi uma coisa com esses colegas que para mim é básico. Fazer análises a mais de 5/7 dias é quase como dar um tiro no escuro agora fazer análises com certezas para o resto do Inverno passando a mensagem de que vai ser como o ano passado....este fórum é visto por muito gente e curiosamente ainda ontem na RTP fizeram referência a este fórum. Se calhar os colegas moderadores deveriam estar mais atentos e cortar logo de raiz o inicio de uma bola de neve.

Cumprimentos.

Se quiserem podem apagar este meu comentário.

Concordo plenamente, custa vir todos os dias vir a este Forum e ver a choradeira do costume por aqui, sempre a lamentarem-se do que os outros dizem, ataques pessoais e ironias patéticas e nada abonatórias para este Forum e este tópico e não enriquecem nada este tópico !
Este Outono até tem sido algo interessante com muita coisa para comentar, tempestades na Madeira, fluxos tropicais por aqui, do mesmo modo que também é perfeitamente normal não chover no Inverno, ou seja, nos meses de Dezembro e muito em especial nos meses de Janeiro e Fevereiro.
Como exemplo basta ver as normais climatológicas de 81 a 2010, e as tendencias dos ultimos 30 anos em termos de precipitação para se perceber que a precipitação no Inverno, nomeadamente os meses de Janeiro e fevereiro cada vez se tornou mais escassa.

Em termos sazonais, não existe nada que indique o Inverno seja chuvoso, a tendencia sazonal é mais para o seco do que para o chuvoso, mas nunca com a mesma magnitude que o ano passado.

Portanto qual a admiração se o Inverno seja mais seco que o habitual é apenas normal.

Mas também é verdade que não se pode olhar a modelos a 15 dias, e dizer apenas porque dão a presença do AA que o Inverno vai ser seco, mas por outro lado também é absolutamente verdade que até ao momento este ano é uma fotocópia do ano passado, e relembro que toda a região Norte e grande parte do centro deve terminar a menos que haja algo imprevisto abaixo ou bastante abaixo do normal, enquanto que a sul provavelmente todo o interior sul, e alguma zonas do litoral terá precipitação com 150% do valor normal, isto falando do mês de Novembro.

Mas o ano passado foi assim, e todos em Janeiro já estavamos com seca !

Seja como for li 2 páginas de nada, apenas com ironias disparatadas e off_topic e do que é que isso adianta, temos é que seguir os modelos com normalidade e deixar de passar o tempo a escrever aqui neste tópico "Lixo" !

Vamos cingir-nos a partir de agora aos modelos pode ser ;) , siga este o rumo que siga ......
 

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
280
Local
Castelo Branco (400)
Caro Aurélio, permite-me que discorde de si mum unico pormenor. Desde o início do Outono de 2012 e comparando com o mesmo périodo homolgo do ano transacto, em nada são iguais. Sê mais coerente nessa análise. E digo mais, acho que estamos ainda todos atravessados com a corda na garganta da seca do último ano hidrográfico.
Adiante, a tendência na minha mais modesta opinião em relação à próxima semana é de acentuado arrefecimento com dias de grande amplitude térmica e um ou outro dia com surpresas e alguns aguaceiros que provavelmente poderão ser de neve a contas médias (700 metros), depois mais para a frente ainda tudo muito residual mas tendência para o AA fazer de bloqueio para mais tarde os ingredientes irem ao forno para a 2a metade do mês ou mesmo para fim do mês (refiro-me a Dezembro) tempos interessantes iremos viver ;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Caro Aurélio, permite-me que discorde de si mum unico pormenor. Desde o início do Outono de 2012 e comparando com o mesmo périodo homolgo do ano transacto, em nada são iguais. Sê mais coerente nessa análise. E digo mais, acho que estamos ainda todos atravessados com a corda na garganta da seca do último ano hidrográfico.
Adiante, a tendência na minha mais modesta opinião em relação à próxima semana é de acentuado arrefecimento com dias de grande amplitude térmica e um ou outro dia com surpresas e alguns aguaceiros que provavelmente poderão ser de neve a contas médias (700 metros), depois mais para a frente ainda tudo muito residual mas tendência para o AA fazer de bloqueio para mais tarde os ingredientes irem ao forno para a 2a metade do mês ou mesmo para fim do mês (refiro-me a Dezembro) tempos interessantes iremos viver ;)

Porque diz que nada são iguais ???
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Renasce a esperança a 72h...
na saída das 06 do GFS...:cool:


Não mexia mais...de facto ontem esta frente pouco entrava no nosso território. Quase que dava uma volta e ia para o Algarve. Agora entre mesmo. Retirou um pouco de frio, mas continuamos com a ISO 0 em cima de nós o que é bom.
Vamos aguardar pelas próximas saídas a ver se mantêm esta tendência para Quinta/Sexta. :thumbsup:
 

Rainstorm

Nimbostratus
Registo
11 Ago 2012
Mensagens
541
Local
Massamá
Não mechia mais...de facto ontem esta frente pouco entrava no nosso território. Quase que dava uma volta e ia para o Algarve. Agora entre mesmo. Retirou um pouco de frio, mas continuamos com a ISO 0 em cima de nós o que é bom.
Vamos aguardar pelas próximas saidas a ver se mantêm esta tendência para Quinta/Sexta. :thumbsup:

Que tendência é essa?
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
A entrada é boa, e com sorte poderá dar um nevão razoável a cotas médias no NE.
Mas mentalizem-se que não é assim uma entrada tão gélida, portanto para haver mais precipitação, terá de se formar uma depressão melhor, o que implica mais ar morno atlântico entrar no continente, logo cotas mais altas.
Para entrar mais frio, implica menos precipitação.

Tapa-se de um lado, destapa-se do outro...
;)
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Que tendência é essa?

Tendência de entrada superfície no nosso território que nos modelos anteriores indicavam a sua permanência no mar....penso que a discussão aqui é de haver ou precipitação ou falta dela, visto que frio existe apesar de os modelos terem retirado um pouco, mas é como colega rozzo diz: tapa-se de um lado destapa-se de outro.
Estou curioso porque Quinta e Sexta vou estar em Montalegre e claro gostava de ver nevar.

Fiz-me entender? ;)
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Tendência de entrada superfície no nosso território que nos modelos anteriores indicavam a sua permanência no mar....penso que a discussão aqui é de haver ou precipitação ou falta dela, visto que frio existe apesar de os modelos terem retirado um pouco, mas é como colega rozzo diz: tapa-se de um lado destapa-se de outro.
Estou curioso porque Quinta e Sexta vou estar em Montalegre e claro gostava de ver nevar.

Fiz-me entender? ;)

Penso que quase de certeza que verás nevar em Montalegre boneli!!!
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Tambem acho que sim ferreira5, Montalegre tem uma boa altitude e é uma região bem fria, ja pela Cova da Beira penso que abaixo dos 900 metros será dificil, normalmente com estas entradas acontece o efeito fohen, so se os ventos estiverem a soprar de Este como Cova Beira referiu, veremos as proximas saídas.
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Boa saída, perspectivando mais uma caminhada sábado no Gerês :) Esperemos que se aguente... Irei andar pelos 1200/1400 metros...

Mas vamos aguardar com muita calma...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Analise 5f 12h-6f12h


Convecção na linha costeira ( ocidental+barlavento Algarvio)


Neste periodo teremos a aproximação de uma ondulação em altura, que nos niveis médios e baixos ( 0m-700hpa) arrastará uma pluma de ar maritimo, com alguma humidade ( dew 9-12ºC; theta-e ~30ºC).

Em altura ( acima dos 500hpa) espera-se uma massa de ar muito frio polar.

Tambem haverá um maximo de vorticidade nos niveis altos a acompanhar esta perturbação, que resultará num desvio do jet para leste com a criação de uma amplia região de divergencia que precorrerá o litoral oeste ( forçamento dinamico acentuado).

Dada a presença de alguma humidade nos niveis médios e baixos, e de ar muito frio em altura, o CAPE disparará para valores proximos aos 500-800J/Kg em alguns locais, e o gradiente é comprovado pelo TT index proximo aos 60, isto com niveis de equilibrio nos 7-9km.

Preve-se tambem a presença de shear moderado a forte ( 50-70kts 1-8km) e algum veering/shear de niveis baixos nas imediações da principal linha de instabilidade ( 10kts 0-3km).

Estas condições são favoraveis á ocorrencia de aguaceiros e trovoadas, por vezes fortes e acompanhados de granizo.
Dados os niveis de condensação e de convecção livre relativamente baixos e proximos, e a presença de shear/veering nos niveis baixos, não seria de descartar um evento de tromba de agua, nomeadamente na linha costeira.
Tambem algumas das células poderão gerar rajadas de vento fortes devido á presença de algum ar seco nos niveis altos que poderá facilitar os downdrafts num ambiente em que o fluxo é intenso e alinhado acima dos 700hpa ( transporte vertical de energia).

Portanto há algum risco de células localmente intensas, mas mais nas imediações da faixa costeira, pois poucos kms para o interior as condições são muito menos condutivas.

:::::::::::

Neve a cotas médias e baixas no interiorN/Centro

A perturbação acima referida deverá transportar alguma humidade especialmente nos niveis médios para o interior, onde a presença de forçamento dinamico deverá ser suficiente para gerar movimentos de ascensão apesar do ar ser bastante frio.
No interior norte e centro estes moviementos serão potenciados pela orografia e por mecanismos de levantamento isentropico resultantes da presença de ar muito frio e seco na meseta norte.

Sendo assim poderá nevar a cotas médias ou mesmo baixas ( 500-700m) na noite de 5f para 6f.
As acumulações dependerão da localização, mas poderão atingir os 10-20cm em algumas partes, nomeadamente nas serras voltadas a NW e a altitudes superiores aos 800-1000m.

::::::::::


Aparte destes dois focos de interesse, no resto do pais teremos uma situação de tempo frio com ventos moderados a fortes de NW, rodando para N, e ondulação significativa de periodo curto na faixa costeira ocidental.
Tambem deverão ocorrer aguaceiros ou periodos de chuva por vezes moderada (10-15mm/h).

Esta analise foi feita com base no GFS12z de hoje, fi-la com alguma antecedencia pois parece haver alguma concordancia entre os modelos...mas podem sempre haver mudanças..