Tornado em Carvoeiro, Lagoa e Silves – 16 de Novembro de 2012

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
514
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
Pequena, mas interessante, entrevista com o meteorologista Paulo Pinto, do IPMA, na edição deste sábado do "Expresso" (caderno 1, pág, 6), onde afirma que o tornado de Lagoa/Silves terá atingido ventos de 260km/h, ao longo do seu percurso de cerca de 30km (Carvoeiro-S. Marcos da Serra).

P.S. - Porque nem tudo são más notícias no que se refere ao meu Sporting: http://expresso.sapo.pt/sporting-faz-jogo-para-ajudar-lagoa-e-silves=f769469
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
TORNADO DE SILVES - RELATÓRIO FINAL

2012-11-26 (IM)
No passado dia 16 de novembro um tornado, qualificado como F3/T6 (F, Fujita; T, Torro), com intensidade do vento, rajada de 3s, de valor compreendido no intervalo 256-295 km/h, afetou o Barlavento Algarvio entre as 13:20 e as 14:00 UTC; as áreas urbanizadas mais atingidas foram as de Carvoeiro, Lagoa e Silves tendo ainda produzido alguns danos em S. Marcos da Serra. Causou um trajeto de destruição com uma extensão total de, pelo menos, 31 Km, e uma largura estimada em cerca de 100 m a 300 m. Foi elaborado relatório técnico sobre este fenómeno, que se pode consultar no link abaixo.

http://www.meteo.pt/export/sites/default/bin/docs/tecnicos/rm_tornado.silves_112012.pdf

Fonte: IM

Relatório do IM sobre o tornado.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Relatório do IM sobre o tornado.

Ora aí esta parece que o pessoal aqui no fórum não se enganou muito. Pelos danos apresentados andava ali entre o F2/F3. Sendo assim confirma-se o F3, o que já é considerado um tornado muito forte. Foi uma sorte não ter havido vítimas a lamentar.
Cada vez mais temos de estar alerta e atentos para a possibilidade deste tipo de tempestades.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O Estofex referiu que podia ocorrer um tornado mas não colocou sequer em nível 1 (numa escala de 3), o que significa uma probabilidade inferior a 5%, ou seja, bastante baixa. Houve aqui uma falha qualquer, ou dos modelos ou de quem no Estofex analisou a situação ou outra imprevisibilidade qualquer (não haja ilusões de que tudo é previsível) pois o que acabou por acontecer nesse dia parece ter sido uma coisa bastante excepcional, o relatório do IM impressiona no que toca a mesociclones detectados no radar. Acho graça atirarem-se ao IM usando o Estofex, quando para mim o que me intrigou foi a previsão de baixo risco do Estofex (grupo que muito admiro e faz um trabalho voluntário espectacular) pois são meteorologistas mais especializados a analisarem situações deste género do que os meteorologistas do IM e de outros serviços meteorológicos nacionais.

E o que a notícia não refere é que a possibilidade de um Tornado é muito mais frequente do que a generalidade das pessoas pensa, e sobretudo o jornalista que escreveu a peça não diz que essa possibilidade acontece imensas vezes sem que ocorra nada. Ainda me hei de dar ao trabalho para analisar todo o ano do Estofex e fazer alguma estatística com isso.

Para mim a única coisa que há para debater sobre todo este evento é se é possível ou não criar estruturas mais eficazes para avisos da população numa situação deste género, estruturas que não existem hoje e se avisos de risco de Tornado tem em Portugal de facto alguma eficácia prática. E já vimos que o IM é transparente quanto a isso, eles próprios sabem as limitações que existem e há que tentar melhorar as coisas.

As notícias escritas dessa forma são infelizmente enganadoras para a população, mas pronto, é assim aqui e em todo o lado. Pelo menos aqui no fórum tentamos desmistificar algumas coisas. Bem, as polémicas sempre servem para os Media e a sociedade falarem mais destas coisas, embora daqui a umas semanas já ninguém queira saber do assunto.


Pensem numa coisa muito simples. Se um Tornado fosse assim tão previsível (ocorrência e localização) já todos nós, meteoloucos, teríamos visto um, bastaria "prevê-lo" e ir lá esperar por ele. Eu e 99% das pessoas aqui infelizmente ainda não cumprimos esse "sonho". No fórum inteiro devem ser para aí apenas uma dúzia que já tiveram esse "privilégio". A maioria das pessoas saberá que mesmo na Tornado Alley nos EUA em pleno pico da temporada, os storm-chasers fazem centenas ou milhares de quilómetros por dia para interceptar tornados em condições de muito maior risco e muito mais óbvias do que alguma vez acontecem em Portugal ?

Quem acha que pode prever, então para a próxima diga-me aonde e quando que eu irei imediatamente a correr para lá.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
http://noticias.sapo.pt/nacional/artigo/tornado-foi-previsto-dois-dias-a_5323.html

:shocking: Será possivél ainda hoje baterem no ceguinho e iludirem (ainda mais) as pessoas??
o que querem estes jornalistas? Retirar toda a credibilidade do IM?

A previsão do Estofex, às 22h04 do dia 14, dizia: "Given the strong vertical wind shear, organized convection is expected, and mesocyclones are forecast with a low potential of severe wind gusts and tornadoes", ou em português: "Devido à existência de um forte "wind shear" vertical, é esperada convecção organizada, estando prevista a formação de mesociclones com um baixo potencial para rajadas severas e para tornados" .

As palavras do jornalista, na (má)noticia em causa: "Tendo em conta o vento forte vertical há a previsão de mesociclones com potencial de rajadas de vento severas e tornados"... ou seja, retirou, convenientemente, a palavra "baixo" antes do "potencial"... um pequeno pormenor que, lido pela população, toma logo grandes proporções...

De facto, um exemplo de mau jornalismo!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
A partir das 10h20m desse dia, era que as células que se encontravam sobre o mar, ganhavam bastante intensidade ao interagir com terra. Era visível no radar, uma linha de instabilidade a afectar a zona entre Lagos e Albufeira durante essa manhã, às vezes com níveis de reflectividade elevados. Mas, tantas vezes, vemos no radar alguns pontos vermelhos e só indicam chuva forte ou mesmo granizo. Mas, se formos ver, o Estofex deve ser mais as vezes que afirmam existir condições para tornados, do que aquelas que realmente existem. Ou seja, quando os jornalistas fazem referência ao Estofex, deviam de dizer, quantas vezes eles dizem que existe potencial para tornados e nada acontece, e precisamente no dia que existiu o tornado, nem nível 1 tinham. Se o IM fosse pelo Estofex, então em quase todas as situações tinhamos avisos para tornados, a meu ver, chegava a um ponto que já ninguém ligava aos avisos.

Isto, só prova uma coisa, por mais modelos que tenhamos, nunca podemos afirmar que vai ser assim e se formos ver o histórico de tornados, a zona que foi afectada é uma zona propícia a tornados, principalmente o concelho de Silves.
 

Ricardo Martins

Cumulus
Registo
31 Mai 2012
Mensagens
141
Local
Magoito - Sintra
http://noticias.sapo.pt/nacional/artigo/tornado-foi-previsto-dois-dias-a_5323.html

:shocking: Será possivél ainda hoje baterem no ceguinho e iludirem (ainda mais) as pessoas??
o que querem estes jornalistas? Retirar toda a credibilidade do IM?

Ao ponto a que isto chegou...
Irei copiar alguns dos comentários mais votados da noticia que aqui publiquei:


C***** C****

conseguem prever sim e a da mesma forma que conseguiram os sistemas Europeus.
Ao contrario dos hurricanes ( furacoes) que dao tempo suficiente para se declarar ou nao uma evacuacao os tornados acontecem num espaco de horas no entanto sao possiveis de identificar as condicoes que criam o tornado assim como na europa previram as mesmas horas antes de acontecer.
Nos Estados Unidos sao publicados avisos ( Warnings) de emergencia e classificados como " Tornado watch ( possiblidade forte) ou Tornado Warning ( possiblidade eminente) que prepara as pessoas na area afectada para se esconderem nos milhares de abrigos existentes particularmente nas zonas em que Tornados acontecem com frequencia.
Sem querer criticar os servicos de Meteriologia uma vez que isto nao e frequente e possivelmente nao ha um plano emediato de informar rapidamente as populacoes e tempo de se preparar um para que na proxima vez as mesmas tenham informacao a tempo de se protegerem assim como os seus bems.
E obvio que o servico the meteriologia falhou tinha informacao que nao foi passada a populacao e isto nao pode voltar a acontecer .
Tambem acho interessante como os servicos meteriologicos que teem informacao do tempo pelo menos ate dez dias com alta efeciencia venham todos is dias ha televisao dar o tempo para o dia seguinte apenas, como e que se pode planear uma semana de trabalho sabendo apenas o tempo para o dia seguinte?
Talvez o trabalho nao seja uma prioridade mas ter informacao e nao ser divulgada e no minimo inconpetencia.
C***** C****
Florida-USA

---------------------------------------------------------------


P******* com M******

Diz-se impossível de prever, mas por coincidência uns tipos da especialidade adivinharam e publicaram na sua página! Num planeta tão grande adivinharam por coincidência que seria no sul de Portugal, um país enorme e logo com uma precisão tão vasta! Que estranho... Não se evitava a maior parte dos danos, mas podia dizer-se às pessoas para ficarem em casa. Talvez se evitasse os poucos feridos! No final, a culpa morre solteira.

---------------------------------------------------------------



A***** N**** DOS S*****

Para quem aqui comenta e tenta defender o indefensável apenas digo isto se existe o conhecimento prévio neste caso concreto 2 dias antes de que um determinado fenómeno perigoso provocado pela natureza se aproxima, não se compreende de forma alguma quye a população não seja avisada e preparada pela protecção civil e restantes autoridades do que pode acontecer e depois cada um toma a devida responsabilidade e segue o caminho que a sua consciência lhe ditar, mas nunca se poderá queixar atirando as culpas para as autoridades que o avisaram antecipadamente do fenómeno que iria acontecer e da imprevesibilidade das consequências provocadas pelo mesmo.

----------------------------------------------------------

Existem muitos mais comentários, se quiserem acedam à noticia em questão e regalem os vossos olhos com comentários de pessoas mal informadas pelos jornalistas que hoje em dia só querem € a frente...:mad: