Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2012



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
:huh::huh:

Aqui chove fraco, 0,2 mm :D, vamos ver se chega aqui alguma coisa.

Foi pouco mais de 1 minuto de chuva torrencial, depois abrandou.
Sigo com 1,4 mm

Olhando para o radar parece-me que as pequenas células entraram pela zona da praia do Guincho (+ ou -)e dado que estou a Este da referida praia, a rega passou por aqui.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Por aqui ainda não choveu nada de jeito.

Tem la piedade de Alcabideche, pois já reparei que em Mira-Sintra chove sempre o dobro e por vezes o triplo da minha zona. :D
Nunca cheguei a perceber bem o porquê, será que isso deve-se a localização de Mira-Sintra em relação á Serra de Sintra?
______________________

Sigo com 10,2ºC .
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
9.9ºC por aqui com vento fraco de sul.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bom dia.

Minima de 8,8ºC

_____________________________

Sigo com 11,5ºC, céu nublado e vento fraco.

A precipitação acumulada, encontra-se nos 1,5 mm.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Nunca cheguei a perceber bem o porquê, será que isso deve-se a localização de Mira-Sintra em relação á Serra de Sintra?

Na faixa NO-SO (a mais frequente em termos de ventos associados a precipitação, coincidente com a localização da Serra a partir do meu referencial) não descarto obviamente situações em que exista algum efeito orográfico, nomeadamente na presença de níveis de condensação mais baixos. No entanto, creio que Mira-Sintra fique ainda um pouco longe, relativamente à dimensão da Serra, para que estes efeitos tenham dimensão significativa. Prefiro juntar a isso o facto de me encontrar a uma localização relativamente elevada, a cerca de 200 m, no sopé de um conjunto de pontos mais altos a NE, e com variações negativas de altitude na ordem dos 100 m no quadrante Sul, o que permite uma rápida e localizada ascensão do ar nesta zona.

---

Mínima de 9,7ºC e actuais 11,7ºC, com vento nulo e 1013 hPa de pressão.

Sigo com 1,0 mm acumulados.
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
bom dia.

por aqui estamos com 12.9ºC.
a mínima foi de 7.2 e acordei com neblina e chão molhado. Se choveu foi menos de 0.3mm, pois o acumulado mostra 0.0.

O que eu encontrei ao sair de casa!! Já ha muito que não via um arco íris completo:thumbsup:
KN3ME.jpg

cvHIy.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Na faixa NO-SO (a mais frequente em termos de ventos associados a precipitação, coincidente com a localização da Serra a partir do meu referencial) não descarto obviamente situações em que exista algum efeito orográfico, nomeadamente na presença de níveis de condensação mais baixos. No entanto, creio que Mira-Sintra fique ainda um pouco longe, relativamente à dimensão da Serra, para que estes efeitos tenham dimensão significativa. Prefiro juntar a isso o facto de me encontrar a uma localização relativamente elevada, a cerca de 200 m, no sopé de um conjunto de pontos mais altos a NE, e com variações negativas de altitude na ordem dos 100 m no quadrante Sul, o que permite uma rápida e localizada ascensão do ar nesta zona.

Fiquei esclarecido. :thumbsup: