Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2012

ciclonico

Cirrus
Registo
18 Ago 2008
Mensagens
82
Local
Porto
Boas, por acaso, no início da tarde de hoje, aqui pelos lados de Viseu, ouvi dois trovões, o primeiro ainda me deixou em dúvida, mas o segundo com um som mais audível, deu para perceber que era claramente um trovão.

O utilizador dlourenco, também reportou uma trovoada na sua zona, fica link do post.

http://www.meteopt.com/forum/seguim...norte-dezembro-2012-a-6837-17.html#post355203

bem, sendo esta a minha primeira mensagem no fórum, aproveito para dar os meus parabéns ao mesmo e a todos os utilizadores que contribuem com a mais variadíssima informação que me tem levado a acompanhar o fórum nos últimos tempos.

Com o barulho do vento, muitas vezes podemos confundir com trovões: Eu já.
Até com camiões que pasam perto durante estes eventos mais extremos, podem ser confundidos com trovões. Mas os mapas gerados pelos sites mais fidedignos de meteorologia não puseram um único momento com condições para trovoada em Portugal. Nem um único que eu tivesse visto.:)
 


1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Com o barulho do vento, muitas vezes podemos confundir com trovões: Eu já.
Até com camiões que pasam perto durante estes eventos mais extremos, podem ser confundidos com trovões. Mas os mapas gerados pelos sites mais fidedignos de meteorologia não puseram um único momento com condições para trovoada em Portugal. Nem um único que eu tivesse visto.:)

Agora com o pos frontal é diferente, eu próprio já vi um e o meteogalicia já regista bastantes descargas mas ainda a norte do minho...
 

ciclonico

Cirrus
Registo
18 Ago 2008
Mensagens
82
Local
Porto
Acabei de consultar o site do IM na categoria "Descargas eléctricas".
A resposta que obtive foi: "Não foram registadas descargas eléctricas"

Como disse: para se registarem trovoadas, o "Lifted Index" tem que ser negativo. Neste episódio isso nunca ocorreu nem por um segundo.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,696
Local
Loures
Acabei de consultar o site do IM na categoria "Descargas eléctricas".
A resposta que obtive foi: "Não foram registadas descargas eléctricas"

Como disse: para se registarem trovoadas, o "Lifted Index" tem que ser negativo. Neste episódio isso nunca ocorreu nem por um segundo.

2 descargas às 21:22:35, em Viana e ao largo do Porto, mas de certo que foram casos esporádicos.
 

ciclonico

Cirrus
Registo
18 Ago 2008
Mensagens
82
Local
Porto
Acabei de consultar o site da Meteogaliza e não fazem referência a nenhuma descarga eléctrica. Onde viste isso 1337??
Aliás, vejo todos os dias a previsão na Televisão da Galiza e na Televisão espanhola internacional e em nenhuma referiram desde ontem a ocorrência de descargas eléctricas em todo o território espanhol.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)

ciclonico

Cirrus
Registo
18 Ago 2008
Mensagens
82
Local
Porto
Bem, digam-me em que sites viram essas ocorrências de descargas eléctricas, pois todos os que eu consulto apontam para a nunca ocorrência de nenhum
 

invent

Cumulus
Registo
2 Dez 2012
Mensagens
243
Local
Viseu - Penalva do Castelo (450m)
Com o barulho do vento, muitas vezes podemos confundir com trovões: Eu já.
Até com camiões que pasam perto durante estes eventos mais extremos, podem ser confundidos com trovões. Mas os mapas gerados pelos sites mais fidedignos de meteorologia não puseram um único momento com condições para trovoada em Portugal. Nem um único que eu tivesse visto.:)

Pois, mas, não foi confusão, também me foi confirmado por outras duas pessoas que se aperceberam dos trovões.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Não sei que raio de discussão aqui vai, mas muitas vezes trovoadas isoladas não são detectas pela instrumentação, só mesmo quem está onde elas ocorrem sabe da sua existência, trovoadas secas de verão (que não é o caso) então muitas vezes até originam fogos, são as mais comuns, logo não existe nenhuma impossibilidade de ter ocorrido trovoadas hoje em alguns sítios mesmo sendo pouco comum neste tipo de situações.
 

ciclonico

Cirrus
Registo
18 Ago 2008
Mensagens
82
Local
Porto
Agora sim vi. Mas como disse logo na minha primeira referência ao registo de trovoadas por parte de vários membros, faço referência à costa norte de espanhola que estava mesmo no limite (podendo, portanto registar-se algo). Mas continuo convicto que não chegarão a território português. Sorry :) :)
Quem dera que viessem.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Agora sim vi. Mas como disse logo na minha primeira referência ao registo de trovoadas por parte de vários membros, faço referência à costa norte de espanhola que estava mesmo no limite (podendo, portanto registar-se algo). Mas continuo convicto que não chegarão a território português. Sorry :) :)
Quem dera que viessem.

A descarga que eu vi o IM detectou.a, e é em território portugues ;)

http://www.meteo.pt/pt/otempo/trovoada/
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Impressionante todos os registos, em particular os que chegam de Ponte de Lima.


Trovoadas em maior intensidade lá para o extremo norte:



6dafS.png

Fonte
 

ciclonico

Cirrus
Registo
18 Ago 2008
Mensagens
82
Local
Porto
Não sei que raio de discussão aqui vai, mas muitas vezes trovoadas isoladas não são detectas pela instrumentação, só mesmo quem está onde elas ocorrem sabe da sua existência, trovoadas secas de verão (que não é o caso) então muitas vezes até originam fogos, são as mais comuns, logo não existe nenhuma impossibilidade de ter ocorrido trovoadas hoje em alguns sítios mesmo sendo pouco comum neste tipo de situações.

Apenas usei os mapas que registam o potencial de ocorrência de trovoada: "Lifted Index". Em nenhum site que eu tenha visto, mencionava valores propícios para a ocorrência de trovoadas em Portugal: o wetterzentrale.de e o weatheronline.co.uk. Se não vamos acreditar nos mapas destes sites, vamos acreditar em quê? Eu estive o dia todo nas ruas do Porto e não ouvi um único trovão. E as trovoadas secas claro que são previstas nestes mesmos sites (já os consulto desde 2002 e não tenho razão de queixa). :thumbsup:
 

ciclonico

Cirrus
Registo
18 Ago 2008
Mensagens
82
Local
Porto
A que está localizada ao Largo do Porto está o suficientemente longe para ter sido ouvida em Terra. E eu tenho feito referência à possibilidade de se terem ouvido trovões em teritório Continental, não no alto mar :)