Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ?

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sim, claro, se reparares bem, eu disse "dos locais mais quentes na temperatura média em Portugal, nos meses de Verão", não digo que é o local mais quente. Já reparei, pelos mapas do IM, que algumas zonas muito restritas (tipo "nanoclima":D) dos Vales do Tejo, do Douro e do Guadiana alentejano apresentam alguns recordes de temperatura máxima e mesmo média, especialmente no Verão. Também as zonas da raia alentejana e beirã talvez ultrapassem Alcoutim e Castro Marim. Agora, quando de Junho a Setembro, as mínimas deverão rondar uma média de 18ºC e as máximas uns 32ºC, dará uma média de mais ou menos 25, o que para estes 4 meses em conjunto (estou a considerar neste caso um pouco mais do que estritamente o Verão) parece-me bastante elevada. Mas não digo que seja "o" local com o Verão mais quente, mas seguramente um dos mais quentes, realço, na temperatura média (não na máxima, obviamente). De qualquer forma já foste a Alcoutim no Verão? É tão quente quanto Mértola. Talvez com as máximas ligeiramente mais baixas e as mínimas ligeiramente mais elevadas.

PS: isto já começa a ficar fora do âmbito do seguimento meteorológico:D



Dos locais mais quentes do verão, talvez.

Sim essas regiões baixas do Douro, Tejo e Guadiana, por exemplo, atingem bons valores médios de máximas e gerais acredito eu ( atenção que os valores apresentados são a média hipotética para 30 anos dos 3 meses mais quentes).



A apenas 500 metros da zona baixa de Alcoutim, no outro lado da fronteira, a média geral( em 25 anos) para os 2 meses mais quentes foi superior a 27ºc.

O lado português tem todas as condições para atingir valores idênticos.

E isto numa série menos recente. Seria necessário, saber as condições desta estação e ter registos mais recentes, caso o seu funcionamento seja correto. Ou então cobrir melhor climatologicamente estas regiões.

E esta não é considerada a zona mais quente do Vale do Guadiana.

E sim já fui a Alcoutim e a Mértola.
 


Registo
3 Abr 2012
Mensagens
17
Local
Amadora (150m) e V.R.Sto António (15m)
Dos locais mais quentes do verão, talvez.

Sim essas regiões baixas do Douro, Tejo e Guadiana, por exemplo, atingem bons valores médios de máximas e gerais acredito eu ( atenção que os valores apresentados são a média hipotética para 30 anos dos 3 meses mais quentes).



A apenas 500 metros da zona baixa de Alcoutim, no outro lado da fronteira, a média geral( em 25 anos) para os 2 meses mais quentes foi superior a 27ºc..
Etc...


Muito interessantes esses dados que apresentas, concerteza referentes a Sanlucar de Guadiana. Mesmo que possa haver ligeiras incorrecções ou as medições não serem tão recentes, esses dados não deixam de ser significativos, e acabam por corresponder àquilo que falei. Verifica-se por exemplo, que Alcoutim no Verão é claramente mais quente que Beja, e talvez esteja muito próximo da famigerada Amareleja (na média, claro)... Portanto acho que não é errado dizer que a zona que falei é uma das zonas mais quentes de Verão em Portugal.

Em relação a este tópico onde as respostas foram inseridas, que fala na hipótese dos 50ºC, ai já será outra história. Apesar de as máximas da zona terem uma média muito elevada, concerteza haverá melhores sítios para verificar esses extremos.
 

Golden Fields

Cirrus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
74
Local
Coimbra, Capital do Amor Eterno
Obrigados Sanxito e André :thumbsup:

24.5° de minima mais elevada em Coimbra.. nada de especial comparada com as alentejanas e algarvias :lol:

se bem que a estação de Bencanta fica junto ao Choupal e ao Rio Mondego, normalmente mais fresco..

:)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Etc...


Muito interessantes esses dados que apresentas, concerteza referentes a Sanlucar de Guadiana. Mesmo que possa haver ligeiras incorrecções ou as medições não serem tão recentes, esses dados não deixam de ser significativos, e acabam por corresponder àquilo que falei. Verifica-se por exemplo, que Alcoutim no Verão é claramente mais quente que Beja, e talvez esteja muito próximo da famigerada Amareleja (na média, claro)... Portanto acho que não é errado dizer que a zona que falei é uma das zonas mais quentes de Verão em Portugal.

Em relação a este tópico onde as respostas foram inseridas, que fala na hipótese dos 50ºC, ai já será outra história. Apesar de as máximas da zona terem uma média muito elevada, concerteza haverá melhores sítios para verificar esses extremos.

Eu penso que a série de Sanlucar terminava na década de 80. Mas tenho que confirmar.

E nas zonas baixas da bacia do Guadiana há muitas regiões mais quentes que a Amareleja.

Com o cruzamento de diferentes informações ( google earth, mapas militares, estudos climáticos do IM, etc...), levam-nos rapidamente a essa conclusão.
 

Viriatus

Cirrus
Registo
9 Set 2012
Mensagens
6
Local
Porto
Boa tarde,eu sou um "membro novo" neste forum ,no entanto sigo com alguma atençao o que se vai escrevendo por aqui.So queria deixar bem explicito que acredito piamente que os 50 graus sao bem atingiveis em portugal. Nao me parece que Portugal tenha uma cobertura de rede metereologica adequada e suficiente para o registo de extremos.Amareleja embora seja um ponto bastante "quente" porventura nao sera o mais quente da regiao do baixo alentejo. O proprio Douro tera eventualmente pontos onde se registarao temperaturas mais extremas,julgo eu.
Para finalizar alguem sabe onde posso encontrar os dados climatologicos de Amareleja??
Muito Obrigado
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Obrigado.

E da herdade dos Lameirões (COTR)?

Infelizmente isto (Lameirões e Amareleja) fica tudo no planalto alentejano, quem me dera ter dados dos vales. Mas para já é o que há.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Dados dos boletins climatológicos
Amareleja - Média das temperaturas máximas

Julho de 2005: 36,1ºC.
Agosto de 2005: 36,8ºC.

Julho de 2006: 37,0ºC.
Agosto de 2006: 36,7ºC.

Julho de 2007: 35,5ºC.
Agosto de 2007: 33,9ºC.

Julho de 2008: ---- Próximo à normal (71-00): 34,3ºC - Elvas: 33,4ºC (Normal 71-00): 33,4ºC
Agosto de 2008: ---- Próximo à normal (71-00): 34,1ºC

Julho de 2009: 35,0ºC.
Agosto de 2009: 36,6ºC.

Julho de 2010: 38,0ºC.
Agosto de 2010: 37,8ºC.

Julho de 2012: 35,02ºC.
Agosto de 2011: 34,17ºC.

Julho de 2012: 35,13ºC.
Agosto de 2012: 35,07ºC.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Muito obrigado André. :)

De 2003 alguém tem dados?

Agosto de 2003 teve uma primeira quinzena tórrida, mas depois arrefeceu.
2010 deverá ter sido mais quente.

De qualquer maneira, entre 1 e 14 de Agosto de 2003, a média da temperatura máxima na Amareleja foi na casa dos 42ºC.

medtma2.jpg