Clima de Portugal continental

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Houve um trabalho de bioclimatologia nos anos 80, realizado por investigadores do Centro de estudos Geográficos, que acho que é bastante bom ao descrever as diferenças regionais no contexto do nosso Pais.

iYdSA.jpg


A aplicação desta formula a algumas boas dezenas de estações pelo pais resultou na identificação por partes de regiões climaticas distintas.

Primeiro, uma faixa de caracter Atlantico, com precipitações elevadas, e temperaturas frescas o ano todo ( sem nunca ser propriamente frio como sucede mais a norte na França por exemplo).

Em segundo lugar, uma faixa pré Atlantica, com menos precipitações, e maiores amplitudes térmicas, especialmente no sentido de Verões mais quentes, secos e longos do que a região Atlantica.

Em terceiro surge uma zona pré Mediterranea interior, com precipitações ainda demasiado elevadas para serem consideradas dentro da faixa tipica Mediterranea, mas com regime térmico e valores térmicos em tudo similares ao clima puramente Mediterraneo...invernos suaves a frescos e verões muito quentes.

Em quarto lugar, uma faixa litoral de clima muito ameno, com fracas amplitudes térmicas, Verões mornos e Invernos muito suaves, esta faixa cobre essencialmente o litoral SW, e por ainda ter precipitações algo elevadas, é considerada Pré Mediterranea Litoral essencialmente por ter uma estação chuvosa mais longa do que nos climas Mediterrâneos típicos.

Em quinto lugar, o clima Mediterraneo tipico, no SE do Pais e Algarve, com Verões quentes, Invernos suaves e precipitações em geral fracas e muito concentradas entre Outubro e Abril, com médias de 300 a 600mm/ano.

gZH7r.jpg



O mapa é muito representativo, mesmo da ideia geral que as pessoas teem acerca do nosso clima...
Peca um pouco por não ser mais expressivo na diferença Litoral-Interior na região norte/centro, mas isso prende-se com o facto do regime pluvioso ser mais importante e sobrepor-se ás caracteristicas térmicas...no entanto parece-me claro que o mapa poderia beneficiar se houvesse uma divisão Litoral-Interior que desse expressão ao clima mais extremo do Interior face ao mais ameno na faixa litoral...


Na minha opinião, e apenas acrescentando a possivel diferença litoral-interior na região norte/centro, o mapa ficaria assim:

i0u18.jpg


Basicamente, as planicies litorais e porções das serranias costeiras do norte e centro, tendencialmente mais amenas e a uma distancia relativamente pequena do mar, merecem alguma diferenciação do interior, ainda que eventualmente o regime pluvial possa ser identico.
 
Última edição:


João Sousa

Cumulus
Registo
1 Dez 2010
Mensagens
199
Local
Covilhã
As categorizações feitas nesse estudo encaixam quase como uma "luva" naquelas tipologias que se estudavam (não sei se ainda presentemente) na disciplina de Geografia no 7º e 9º e depois no 10º e 11º anos no secundário.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Hermann Lautensach (1944)
U0c9b.png


Orlando Ribeiro (1955)
Kw9Tt.png


Suzanne Daveau (1985)
BU5qk.png


Pina Manique e Albuquerque (1954)
hphZT.png


r1hUE.png


Mapa
PTFQp.jpg


Retirado da tese de mestrado de Sandra Cristina Paula Fernandes Mesquita.