Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

M

Membro excluído 274

Nesses dias queria que Portugal finalmente fosse a Grécia! :lmao:

Aqui no nosso burgo, nada... Temos bloqueio para durar e não me admirava nada que se prolongue até ao final do mês ou mais... Creio que só se romperá com uma entrada de SW (onde eu já vi isto?!):rolleyes: Não digo isto baseado nos modelos, mas pelo que já se passou em anos passados...

graphe_ens3_nkk7.gif
 


ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Nesses dias queria que Portugal finalmente fosse a Grécia! :lmao:

Aqui no nosso burgo, nada... Temos bloqueio para durar e não me admirava nada que se prolongue até ao final do mês ou mais... Creio que só se romperá com uma entrada de SW (onde eu já vi isto?!):rolleyes: Não digo isto baseado nos modelos, mas pelo que já se passou em anos passados...

graphe_ens3_nkk7.gif

Já não falta muito para ficarmos como a Grécia...
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Bem quanto aqui ao nosso cantinho como já foi referido parace que já se vê alguma mudança de padrão lá para o longinquo dia 10. Vamos lá ver se de facto vai ser assim ou então quem sabe essa mudança seja mais cedo. :thumbsup:

Caro Boneli,

se te estavas a referir ao post do stormy ele referiu "mais 10 dias", o que atira isso para dia 13 mas ainda falta imenso tempo ! e não acredito em antecipações.

Vamos dar tempo ao tempo, que este estado de tempo é perfeitamente normal (apesar de eu ter saudades de frio).

cps
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Caro Boneli,

se te estavas a referir ao post do stormy ele referiu "mais 10 dias", o que atira isso para dia 13 mas ainda falta imenso tempo ! e não acredito em antecipações.

Vamos dar tempo ao tempo, que este estado de tempo é perfeitamente normal (apesar de eu ter saudades de frio).

cps


Não me estava a referir ao post do Stormy, mas sim ao que vi dos modelos.
Alguma probabilidade de chuva que agora segundo o GFS poderá acontecer dia 8 e temperaturas mais frescas.
Atenção eu não sou experte e possivelmente até estou a dizer asneiras mas é que vejo ou o que consigo ler dos modelos e quando digo tendência não quer dizer que vai acontecer. :)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,440
Local
Olhão (24 m)
Analisando os modelos, diria que o GFS está de sonho, na run das 00 colocava no 2º painel cerca de 80 mm por aqui, seria muito bem-vinda, não tarda levamos 2 meses com uma precipitação residual, com pouco mais de 35 mm depois do tornado, o tornado foi o fim da animação. Mas diria que o cenário mais provável é do ECM, porque é isso que mostra o resto dos modelos, o GFS está sozinho, por isso, nos próximos 10 dias, não espero nada de novo, quando o ECM ver algo aí talvez fico mais animado, porque neste momento o GFS é mais um modelo de sonho do que da realidade.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,202
Local
loule-caldeirao
As vezes tenho que verificar 2 vezes se estou a ler o tópico certo, as vezes penso que me engano e estou a ver o "Seguimento Sul"

Éh amigo....jogadas dessas por debaixo da mesa não! Acrescenta algo de útil ao tópico que nós agradecemos;)

Quanto aos modelos, como já foi dito há uma hipótese de alguma chuva no Norte essencialmente no litoral lá para Terça/Quarta. No sul segundo o GFS teríamos uma boa entrada para o fim de semana 12/13, algo ainda muito distante e que não é acompanhado pelo ECM. Ainda está tudo muito indefinido mas uma coisa é certa, parece que o bloqueio começa a desvanecer-se a partir da próxima semana.
 

xes

Cumulus
Registo
27 Ago 2011
Mensagens
269
Local
Louredo - SMF
Éh amigo....jogadas dessas por debaixo da mesa não! Acrescenta algo de útil ao tópico que nós agradecemos;)

Quanto aos modelos, como já foi dito há uma hipótese de alguma chuva no Norte essencialmente no litoral lá para Terça/Quarta. No sul segundo o GFS teríamos uma boa entrada para o fim de semana 12/13, algo ainda muito distante e que não é acompanhado pelo ECM. Ainda está tudo muito indefinido mas uma coisa é certa, parece que o bloqueio começa a desvanecer-se a partir da próxima semana.

Não foi por baixo da mesa nada, fui sincero :) até voltei atras na pagina a ver se me tinha enganado.
Eu de útil não tenho nada a dizer que já não tenha sido dito.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Éh amigo....jogadas dessas por debaixo da mesa não! Acrescenta algo de útil ao tópico que nós agradecemos;)

Quanto aos modelos, como já foi dito há uma hipótese de alguma chuva no Norte essencialmente no litoral lá para Terça/Quarta. No sul segundo o GFS teríamos uma boa entrada para o fim de semana 12/13, algo ainda muito distante e que não é acompanhado pelo ECM. Ainda está tudo muito indefinido mas uma coisa é certa, parece que o bloqueio começa a desvanecer-se a partir da próxima semana.

Pois acho é que já andamos a dizer o mesmo há algum tempo e ainda nada desceu das 240 horas.
Seja como for atendendo a que estamos numa fase de aquecimento da Estratosfera, e não se sabendo ainda que impactos terá nas camadas da atmosfera mais baixas, e muito menos quais os seus verdadeiros impactos aqui, teremos que ver que a longo prazo que tendencias vão mostrandos os modelos !

Já agora se este é o "seguimento de previsão e modelos", penso que seja o tópico adequado para dizer o que mostram os modelos, desde que a pessoa indique especificamente do que está a falar, o que foi o caso, sendo que aquilo que seja off-topic nada contribui para a discussão deste tópico, e apenas cria que se entre em discussões inúteis.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Como crítica construtiva , penso que a participação neste tópico por parte dos admnistradores DO FÓRUM, peca por escassa, são sempre os mesmos a fazer análises e previsões... E já agora, quarta-feira deve chover...esperemos que signifique a mudança...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
M1vFg.jpg


Esboçozinho feito um pouco ás 3 pancadas...mas...resumidamente, teremos a partir de 3f/4f uma afluencia de ar mais humido de origem subtropical.

Este ar humido poderá significar mais nevoeiros, em especial no interior....se o vento não lhe der para rodar para S/SW ou W, estes nevoeiros poderão tambem extender-se ao litoral e durar boa parte do dia..

Em termos gerais, poderá ser bom este afluxo de ar quente para o que vier depois....certamente que a depressão que mergulhar nesta massa de ar bastante mais instavel ( potencialmente) deverá agradecer:D

No médio/Longo prazo, a 8-10 dias parece que começam a surgir algumas coisas mais giras nos modelos, mas temo que eles ainda estejam um pouco baralhados com a ideia do aquecimento estratosferico...mais uns dias e acho que vão começar a surgir os primeiros delirios tempestuosos ou gelados..:lol:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Média do ensemble do ECMWF, run das 00z de hoje:

EDH1-240_jcm2.GIF


O que se pode concluir:

- Oscilação Ártica extremamente negativa. Altas pressões no pólo, 3 núcleos depressionários a latitudes mais baixas;

- Entrada fria na Europa Central, que se iniciaria uns dias antes e que nada tem a ver com o SSW. Essa entrada fria ficaria bloqueada em França devido à presença da dorsal atlântica nas nossas proximidades;

- Terra Nova com tendência para bloquear, apesar de mostrar uma "média depressionária", se virmos que a operacional tem 980 mbar e a média está acima dos 1000 mbar, conclui-se que deve existir uma minoria de membros com pressões baixas a puxar a média para baixo, apesar da maioria dos membros prever esse bloqueio;

- Brutal entrada fria a caminho da Escandinávia e da Europa Oriental. Dá ideia, e isso é corroborado também pelo GFS, que o pólo mergulha pela Rússia abaixo. Este acontecimento, a par do bloqueio da Terra Nova, serão a chave da segunda metade do mês de janeiro.

Tendo em conta os produtos de previsão a longo prazo disponíveis (ensembles do GFS e do ECMWF, e a previsão a 32 dias do modelo europeu) é bastante expectável uma brutal mudança de padrão a ocorrer entre o dia 15 e o dia 20 de janeiro. As altas pressões deverão instalar-se a latitudes mais altas do Atlântico, provavelmente na Gronelândia ou na Islândia. Na Europa Central e Oriental deverá ocorrer uma forte entrada fria, com geopotenciais baixíssimos e tempearturas a 850 hpa abaixo dos -20ºC.

A dúvida reside no comportamento do Atlântico entre os 30º e os 50º de latitude. Se bloquear, havendo anticiclone a norte e bloqueio das depressões da Terra Nova, é inevitável que a siberiana atinja também a Europa Ocidental. Caso não bloqueie, e de momento é o mais provável, teremos uma sucessão de depressões vindas dos Açores/ Madeira e que deixariam bastante precipitação em todo o país, ao estilo 2009/10.

Antes disso, nos próximos 3/4 dias manter-se-ão as condições anticiclónicas, sendo expectável que a partir de terça-feira o anticiclone comece a ser desgastado por cavados e/ou cut-offs que originem alguma (pouca) precipitação, principalmente a norte. No fim de semana seguinte, é bastante provável que regresse o predomínio anticiclónico, mas já com um pouco mais de frio, para a partir de dia 15/20 termos então a mudança de padrão anunciada.