Meteorologia, Oceanografia e Geofísica - Licenciatura

Geostrofico

Cirrus
Registo
8 Jan 2007
Mensagens
63
Local
Lisboa
Boa tarde!

É, portanto, relativamente fácil para os licenciados com este curso obterem emprego. Os estudantes passam muito tempo até conseguirem emprego?

Mais ou menos, se fores bom não é muito dificil, mas se fores mais ou menos as vezes custa um bocado, o que vale é que há pouca gente na area, o que permite haver oportunidade para quase todos. o problema é que são coisas precárias, mal pagas, e sem condições sociais.

Como não estou acostumado com estes termos, posso perguntar o que são "bolsas de phd"?
bosas de phd, são bolsas de doutoramento.

Posso arriscar perguntar, embora seja, certamente, muito relativo, valores de remunerações (em números redondos) dos profissionais da área?

Se fores um bolseiro que é o mais provavel, estes são os mais ou menos os valores segundo a fct
bolsa de licenciado -750 euros
bolsa de Mestre ou bolsa pra fazer doutoramento -900 euros
Bolsa de pós-Doutorado -1500 euros(penso eu)
Força area - 1500 (valor máximo), no centro de recrutamento estão a indicar os ordenados.

Quem vem para meteorologia é pessoal, pouco materialista mais interessado em fazer coisas que gosta do que ganhar bom dinheiro. Como já escrevi anteriormente há sempre oportunidades, o problema é que são temporárias 6 meses, 1 ano, 2 no máximo, sempre a saltar de sitio ou de projecto cientifico, se for bolseiro não pagas segurança social, logo não tens direitos, conheço pessoas que estão assim há mais de 10 anos.
prosseguir os estudos e saltar de bolsa pos-doc, é sempre uma alternativa que muitos investigadores de meteorologia seguem.espero que fiques esclarecido.
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
pois, tal como o tomalino, tambem sou do curso de Meteorologia Oceanografia e Geofísica, embora quando o fiz ainda se chamasse Ciências Geofísicas.. já o terminei, e estou basicamente de acordo, pois realmente não tenho vistos grandes dificuldades de o pessoal que terminou arranjar algum trabalho.. o "problema" é que até agora tem sido salvo raras excepções à base de bolsas de investigação (o meu caso e a maior parte). não é mau de todo o ordenado e as condições.. e às vezes são projectos interessantes. mas.. há o enorme senão de serem projectos a prazo, com risco iminente de no fim não terem continuação e se ter de procurar outro.. óbvio.. mas pronto.. são sempre portas para se nos "portarmos bem" e mostrarmos trabalho nos contratarem em algum lado com melhores e mais seguras condições.. sabemos é que actualmente (eu que o diga :P) entidades públicas como o IM está difícil entradas em quadros e etc.. daí a continuação de substicência à custa de bolsas e afins.. mas melhores dias se esperam..:p
 

duncan

Cumulus
Registo
24 Set 2006
Mensagens
150
Local
palmela
pois, tal como o tomalino, tambem sou do curso de Meteorologia Oceanografia e Geofísica, embora quando o fiz ainda se chamasse Ciências Geofísicas.. já o terminei, e estou basicamente de acordo, pois realmente não tenho vistos grandes dificuldades de o pessoal que terminou arranjar algum trabalho.. o "problema" é que até agora tem sido salvo raras excepções à base de bolsas de investigação (o meu caso e a maior parte). não é mau de todo o ordenado e as condições.. e às vezes são projectos interessantes. mas.. há o enorme senão de serem projectos a prazo, com risco iminente de no fim não terem continuação e se ter de procurar outro.. óbvio.. mas pronto.. são sempre portas para se nos "portarmos bem" e mostrarmos trabalho nos contratarem em algum lado com melhores e mais seguras condições.. sabemos é que actualmente (eu que o diga :P) entidades públicas como o IM está difícil entradas em quadros e etc.. daí a continuação de substicência à custa de bolsas e afins.. mas melhores dias se esperam..:p

Mesmo assim pensei que fosse mais fácil entrar no IM mas com um bom "tacho" talvez entres para os quadros?!:surprise:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Mesmo assim pensei que fosse mais fácil entrar no IM mas com um bom "tacho" talvez entres para os quadros?!:surprise:

Quadros? Isso agora acabou. É tudo Contrato a Termo Certo ou Incerto penso eu de que....
 

Rui_MR

Cirrus
Registo
10 Mai 2007
Mensagens
31
Local
Agualva-Cacém, Concelho de Sintra, Lisboa, Portuga
Boa noite!

Geostrofico, obrigado pelos valores. Fiquei esclarecido.
Parece um pouco incerto, saltar de projecto em projecto, mas não há nada que dure para sempre. Enquanto hover oportunidades para investigação, bolsas, etc...dá para sobreviver, até aparecer algo mais fixo.

Acerca dos tachos, vai-se tornando mais comum, por todo o lado, o despedimento e desprezo dos competentes para contratar os boyzinhos conhecidos.
São os valores da sociedade:angry: ...invertidos...

Mas havemos de nos safar...espero...:(
 

tomalino

Cumulus
Registo
12 Out 2006
Mensagens
219
Local
Lisboa e Torre de Moncorvo (só em férias)
Boa tarde!


É, portanto, relativamente fácil para os licenciados com este curso obterem emprego. Os estudantes passam muito tempo até conseguirem emprego? Sinceramente pensei que fosse pior. Mas vim informar-me ao sítio certo! Nem foi tarde, nem cedo!
Por vezes, as áreas menos concorridas e polémicas são as melhores (nunca gostei de polémicas).

Como não estou acostumado com estes termos, posso perguntar o que são "bolsas de phd"? Perdão pela ignorância, mas pior do que ser ignorante é não saber e não querer saber. Apesar de não podermos saber tudo(seria presunção, saber tudo), vamos aprendendo. lol. Esqueçam a filosofia.

Posso arriscar perguntar, embora seja, certamente, muito relativo, valores de remunerações (em números redondos) dos profissionais da área?


Rui MR.

Olá!:thumbsup:
Geralmente é fácil arranjar emprego, no máximo em 3,4 meses consegues uma bolsa. Conheço apenas 2 pessoas que estiveram mais tempo à espera, mas já estão com a situação resolvida. Penso que bolsas de phd são bolsas para os licenciados, mas não tenho a certeza. Sobre remunerações não tenho muitas informações, mas posso saber isso:thumbsup:
 

Geostrofico

Cirrus
Registo
8 Jan 2007
Mensagens
63
Local
Lisboa
Quadros? Isso agora acabou. É tudo Contrato a Termo Certo ou Incerto penso eu de que....

para O IM só se entra a recibos verdes. Agora com a nova lei organica e a criação de centros de investigação, talvez haja alguma coisa, mas só para doutorados.


Geralmente é fácil arranjar emprego, no máximo em 3,4 meses consegues uma bolsa. quote tomalino


mas as vezes fica dificil quando ha bastante gente a acabar o curso no mesmo ano. Foi o que aconteceu este ano.
 

Rui_MR

Cirrus
Registo
10 Mai 2007
Mensagens
31
Local
Agualva-Cacém, Concelho de Sintra, Lisboa, Portuga
para O IM só se entra a recibos verdes. Agora com a nova lei organica e a criação de centros de investigação, talvez haja alguma coisa, mas só para doutorados.


Geralmente é fácil arranjar emprego, no máximo em 3,4 meses consegues uma bolsa. quote tomalino


mas as vezes fica dificil quando ha bastante gente a acabar o curso no mesmo ano. Foi o que aconteceu este ano.

Oi!

Ouço dizer que os recibos verdes são uma chatice por causa dos impostos - uma grande fatia do que se ganha :( para além de não se fazer descontos. é verdade?

Ah, e tenho mais uma pergunta sobre a licenciatura: antes era de 5 anos e agora só tem 3. (Bolonha?) E outra ainda mais pertinente: se tinha 5 anos, por alguma razão era...como é que em 3 se aprende tanto como em 5? :huh:

Quantos acabaram o curso este ano e quantos costumam acabá-lo, Geostrofico?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Oi!
Ouço dizer que os recibos verdes são uma chatice por causa dos impostos - uma grande fatia do que se ganha :( para além de não se fazer descontos. é verdade?

Sim, os recibos verdes tens pagar o IRS normalmente (20% minimo) bem como fazeres descontos obrigatórios para a segurança social que são puxados, porque pagas mais do que se estivesses numa empresa, em que parte é por conta do trabalhador e outra parte por conta da empresa. Nos recibos verdes pagas como trabalhador e como patrão. Mas no 1º ano de actividade é isento, penso eu.

Se fizeres as contas (grosseiramente) todas ao fim , incluindo a inexistência de subsidios de férias e natal, se ganhares 1000€ em recibos verdes é quase como se ganhasses apenas 500€ liquidos numa empresa a contrato.