Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
aqui em Janeiro do ano passado tivemos até dia 9 0mm de precipitação, este mês temos até ao momento temos 1mm, grande parte resultante da humidade.
em Dezembro de 2011 as poucas frentes que afectaram o país atingiram essencialmente o norte, este Dezembro passou-se o mesmo
portanto as diferenças até ao momento são quase inexistentes e de acordo com as previsões vai continua tudo igual, sempre com as altas pressões a impedirem que chova decentemente no sul do país.
Ainda ontem algumas pessoas comentavam que já tiveram de começar a regar as pequenas hortas.
 


boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
aqui o Janeiro do ano passado tivemos até dia 9 0mm de precipitação, este mês temos até ao momento temos 1mm, grande parte resultante da humidade.
em Dezembro de 2011 as poucas frentes que afectaram o país atingiram essencialmente o norte este Dezembro passou-se o mesmo
portanto as diferenças até ao momento são quase inexistentes e de acordo com as previsão vai continua tudo igual, sempre com as altas pressões a impedirem que chova decentemente no sul do país.
Ainda ontem algumas pessoas comentavam que já tiveram de começar a regar as pequenas hortas.


Ok é como digo..se estas a referir ao Alentejo nem digo nada porque não tenho dados para comparar este ano com o ano passado e se o dizes...aqui apesar de não ter dados precebe-se logo que este ano tem sido razoável no meu ponto de vista. Mas pode ser que por ai as coisas melhorem!! :thumbsup:
 

dlourenco

Cumulus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
279
Local
Braga, S. Vicente, 180m
JjUK0.jpg


O IPMA prevê animação para a zona da Serra da Estrela, mas como acontece quase sempre essas mínimas e máximas vão subir estrondosamente... :(
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
aqui em Janeiro do ano passado tivemos até dia 9 0mm de precipitação, este mês temos até ao momento temos 1mm, grande parte resultante da humidade.
em Dezembro de 2011 as poucas frentes que afectaram o país atingiram essencialmente o norte, este Dezembro passou-se o mesmo
portanto as diferenças até ao momento são quase inexistentes e de acordo com as previsões vai continua tudo igual, sempre com as altas pressões a impedirem que chova decentemente no sul do país.
Ainda ontem algumas pessoas comentavam que já tiveram de começar a regar as pequenas hortas.

É preciso estar francamente desatento para fazer uma afirmação destas

-Em Novembro de 2012 caiu na zona do alentejo nada mais nada menos do que perto de 400% de chuva em relação á normal. foi a zona do país com maior percentagem em todo o território de Portugal Continental.

- Em Dezembro de 2012 a precipitação foi ligeiramente inferior á normal.

- Em 2011 o território estava em seca na quase totalidade. Este ano está em situação de chuva fraca.

- Comparar 9 dias de um mês, é algo que me vou escusar a comentar...

Onde estão as semelhanças?
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
JjUK0.jpg


O IPMA prevê animação para a zona da Serra da Estrela, mas como acontece quase sempre essas mínimas e máximas vão subir estrondosamente... :(

Depende sempre do vento. A precipitação se ocorrer será esporádica. Mas vamos voltar a norte na 2ª feira, portanto a sensação de frio vai ser intensa. O resto da semana está totalmente em aberto. Não se sabe o que irá acontecer...
 

Mamede

Cirrus
Registo
4 Fev 2009
Mensagens
19
Local
Lisboa
Eu sei pouco, mas do que vejo a zona de Arraiolos, o ano passado por esta altura não havia verde nenhum, este ano tenho lodo à porta de casa.
Também há varios anos que não acontecia chover vários dias seguidos e chegou a ser ininterrupto (por altura de meados de Dezembro)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
A perspectiva a sul é bem pior. Temos água mas é superficial. Alguns centímetros abaixo há pó.

Parece que podemos ter uns dias de geada moderada na próxima semana. Mudança muito relevante de massas de ar.

gfs672.png


gfs6168.png
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Alguem me pode tirar uma duvida?
Estive a ver os modelos e pelo que entendi a partir do dia 14 ha uma grande divergência principalmente relativo à chuva. Pelo que entendi a partir do dia 14 o GFS dá um interregno e o ECM dá chuva para 14, 15, 16 e 17.
Estou correto?
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Se o modelo europeu continuar no caminho desta manhã teremos os 2 principais modelos a desenharem caminhos muito diferentes.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Este é o resumo de Outubro, Novembro e Dezembro dos dois ultimos anos:

2011:


Uploaded with ImageShack.us


2012:


Uploaded with ImageShack.us

Tirem as vossas conclusões. Do meu posto de vista está identico ao ano passado nas regiões Norte e litoral Centro e algo mais acima, eu diria, uns 100 mm acima do ano passado em toda a zona centro e leste do sul do país.
Por isso penso que a diferença entre o ano passado e este ano encontra-se no mês em que ocorreu a precipitação no norte do país, enquanto que a sul traduz-se essencialmente no facto de este ano o mês de Novembro as zonas referidas terem tido cerca de de 200 a 300% do normal, face a 2011 que teve 150%, daí os tais 100 mm a mais, mais coisa menos coisa !
Portanto eu suma eu considero que em termos de precipitação temos mais ou menos o mesmo a Norte e mais a sul !

Portanto imaginando que teriamos agora o cenário idêntico ao ano passado daqui para a frente, até agora o cenário é muito menos gravoso face ao ano passado.
Em termos de período chuvoso creio quer idêntico ao ano passado no que toca ao sul do país !
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Se o modelo europeu continuar no caminho desta manhã teremos os 2 principais modelos a desenharem caminhos muito diferentes.

Isso tem tudo a ver com o dia 13, é aí que o GFS começa a descarrilar para um grande período seco ou um grande período chuvoso.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Tirem as vossas conclusões. Do meu posto de vista está identico ao ano passado nas regiões Norte e litoral Centro e algo mais acima, eu diria, uns 100 mm acima do ano passado em toda a zona centro e leste do sul do país.

Aurélio, 100mm numa região onde o normal anual são 500mm, é uma enorme diferença.

Mas ficam as diferenças:

2011
2011tu.png


2012
2012bl.png