Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Quanto à neve, e de uma análise rápida aos modelos, parece-me que infelizmente durante os momentos de mais precipitação a cota ainda é muito alta. Só no pós-frontal a cota baixa muito, mas a precipitação é mais escassa.

Mas o que me chama mais a atenção pelo perigo que pode representar é a depressão de Sábado, que tem um cavamento muito rápido, uma ciclogénese explosiva, pois neste momento vejo a pressão a baixar cerca de 25 hPa em 24 horas e deverá cruzar em cheio o território continental.

A grande maioria dos modelos está de acordo, assim como seus ensembles. O ECMWF parece ser o mais simpático em termos de vento, mas também não conseguimos ver com tanto detalhe a evolução da depressão pois a passo tempo que nos mostra é de 24 horas, ao contrário das 6 horas do GFS por exemplo. Hirlam, um mesosescala:



Situação claramente a acompanhar. Caso a situação continue a ser modelada desta forma até às saídas das 12z do dia de ontem, não sei até que ponto não se justificaria um alerta vermelho por causa do vento e laranja por causa de chuva/ondulação.

Vamos ver...
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A apenas 48 horas, ECM e GFS, situação potencialmente perigosa ?

YLgzW.png

http://www.meteopt.com/previsao/modelos/ecmwf/peninsula-iberica

84Diz.png

http://www.meteopt.com/previsao/modelos/gfs/peninsula-iberica
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Esperemos que não advenha estragos, a criação do que se chama normalmente "mini tornados" é algo frequente por lá, infelizmente.

Provavelmente querias dizer trombas de água.

Tornados é algo diferente, e não existem mini tornados ;).
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Bem, a previsão para o Cabo Carvoeiro está mesmo 'explosiva'... :shocking:
Em termos de vento, é quase sempre a região que mais é afetada no litoral. Esperemos que não advenha estragos, a criação do que se chama normalmente "mini tornados" é algo frequente por lá, infelizmente.

Esse vento previsto não tem nada a ver com a possível formação de tornados, é vento provocado pelo ciclone e pelos elevados gradientes de pressão em torno do núcleo e que se estendem por centenas de km, pelo que afectará todo o continente.

Os tornados acontecem numa escala completamente diferente, afectando "apenas" centenas de metros. :thumbsup:
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Compreendo o discurso de os colegas foristas de terem um pé atrás relativamente á queda de neve...no entanto não entendo quando dizem que quando houver frio não vai haver chuva ou vai ser mesmo um pós frontal com pouca chuva!
Comparar este evento com o da semana passada é descabido no sentido que quando olho para os MAPAS ATUAIS vejo 3 dias seguidos (21,22,23) de frio e com uma frente pelo menos a entrar no nosso território...os mapas indicam primeiro possiblidade de queda de neve a cotas média baixas que no litoral pode descer aos 200/300 metros e principalmente maior precipitação e acumulação bastanatante razoavel.
Não coloco os modelos que mostram isso aqui porque não sei postar.
Agora sei que isto pode mudar até lá mas uma coisa é certa tanto o GFS como o ECM estão mais ou menos em conformidade por isso não se deve minimizar a uma simples pós frontal com pouco ou nenhuma chuva.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Compreendo o discurso de os colegas foristas de terem um pé atrás relativamente á queda de neve...no entanto não entendo quando dizem que quando houver frio não vai haver chuva ou vai ser mesmo um pós frontal com pouca chuva!
Comparar este evento com o da semana passada é descabido no sentido que quando olho para os MAPAS ATUAIS vejo 3 dias seguidos (21,22,23) de frio e com uma frente pelo menos a entrar no nosso território...os mapas indicam primeiro possiblidade de queda de neve a cotas média baixas que no litoral pode descer aos 200/300 metros e principalmente maior precipitação e acumulação bastanatante razoavel.
Não coloco os modelos que mostram isso aqui porque não sei postar.
Agora sei que isto pode mudar até lá mas uma coisa é certa tanto o GFS como o ECM estão mais ou menos em conformidade por isso não se deve minimizar a uma simples pós frontal com pouco ou nenhuma chuva.

eu continuo a ver o ECMWF a colocar muito mais precipitação do que o GFS...espero que tenha razão, mesmo a previsão a 7 dias do AEMET, para uma localidade bem perto de Bragança assim o demonstra:

http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/municipios/trabazos-id49223
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Para além da ciclogenese de sábado, relativamente à neve, para 3ªfeira está interessante, com ambos os modelos a terem a ISO 0 aos 850 no Algarve e a ISO -30 aos 500hpa algures pelo meio do país. Mas como faltam ainda mais de 120 horas, alguma cautela é desejável, até porque estes núcleos a entrarem pela Biscaia em vez de ser um pouco mais a oeste não me levam a ter muita euforia. O padrão não é diferente das últimas, mas é certo que desta vez traz mais frio e instabilidade.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Para além da ciclogenese de sábado, relativamente à neve, para 3ªfeira está interessante, com ambos os modelos a terem a ISO 0 aos 850 no Algarve e a ISO -30 aos 500hpa algures pelo meio do país. Mas como faltam ainda mais de 120 horas, alguma cautela é desejável, até porque estes núcleos a entrarem pela Biscaia em vez de ser um pouco mais a oeste não me levam a ter muita euforia. O padrão não é diferente das últimas, mas é certo que desta vez traz mais frio e instabilidade.


Mas eu disse mesmo isso...ainda falta algum tempo, mas o panorama relativamente ao ultimo evento está bem melhor!!! Alguma cautela se pede. :thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O ECMWF costuma lidar muito bem com este tipo de sistemas depressionários frontais...é pior quando se mete convecção pelo meio..

Mas neste caso o GEM, GFS e UKMO vão todos na mesma onda e só o ECMWF está mais frouxo quanto ao vento.

Isto agora passa essencialmente pelo nowcast..estas situações são muito dinamicas e complexas e ás tantas as diferenças entre os modelos torna-se identica á propria margem de erro de cada modelo pelo que não conta grande coisa andar a compara-los.

Hoje houve uma mudança consensual no entanto, o centro depressionário passará mais a norte entre a Galiza e o norte de Pt continental, e isso vai comprometer a queda de neve no norte.

Em termos gerais teremos:

- Precipitação intensa, persistente, com especial atenção ás regiões a norte do eixo Setubal-Evora e que poderão superar os 100mm/6h em pontos do NW.

-Ventos fortes de W em todo o pais, mas especialmente no litoral oeste e terras altas, onde poderão superar os 70-80km.h com rajadas até 120km.h.
Rodando para NW e enfraquecendo a partir da manhã de Sábado.

-Ondulação forte até 6-7m e possvel surge em alguns pontos do litoral oeste devido ao vento/ondulação onshore e ás baixas pressões...atenção ás desembocaduras de alguns rios que virão bastante cheios e terão alguma dificuldade em escoar...Lima, Ave, Cavado...

- Pós frontal activo com alguns aguaceiros/trovoadas moderadosa fortes e com granizo e ventos fortes de NW/N.

-Bastante neve no norte/centro acima dos 1500-1800m baixando a cota para os 800-1000m a partir da madrugada de Sabado.

As regiões menos afectadas serão o interior do baixo Alentejo e o Sotavento/barrocal Algarvio...no entanto mesmo nessas regiões teremos uma situação de periodos de chuva e ventos fortes, pelo que tambem há que ter agumas percauções.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Quanto á questão convectiva...que eu acho sempre giro de analisar...

Os modelos desde o WRF ( Meteogalicia) ao ECMWF e ao GFS colocam no sector quente CAPE relativamente fraco, entre 200 e 600J/Kg, e o LI do GFS ronda os 0 a -2.
Sucede que dada a presença de intenso forçamento dinamico, shear moderado a forte com vento muito intenso nos niveis médios e massa de ar humida, qualquer célula que se forme tem capacidade de gerar aguaceiros pontualmente muito fortes e rajadas de vento superiores a 100km.h.
As células poderão surgir nomeadamente proximo do triple point ou associadas á frente fria, e poderão haver algumas situações localmente severas essencialmente devido ao vento ( não há condições para a formação de tornados devido ao shear unidireccional, mas há para segmentos em arco ou gust fronts/microbursts).

Isto em especial no Centro e Sul, até á madrugada de Sabado.

No que toca ao pós frontal, os valores de Instabilidade termodinamica manteem-se na mesma ordem, mas muito retsritos á faixa litoral oeste e porções do Barlavento Algarvio, suportados pelo arrefecimento rápido da média e alta troposfera.

Devido á subsidencia dinamica e ao ar seco nos niveis médios e altos, a convecção pós frontal será muito dificultada, o mais certo é formar-se uma unica banda convectiva algo intensa imediatamente na retaguarda da depressão, acompanhada por aguaceiros moderados a fortes, acomapnhados de ventos forte e granizo, logo durante a manhã, na costa Oeste e porções do Barlavento Algarvio.

Esta previsão é bastante complicada..e o grau de confiança é inferior ao usual.