Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
Se tiveres em conta que este Inverno ainda não tiveste nenhum acontecimento de neve significativo, se tiveres em conta que isto é Portugal não Espanha, se tiveres em conta que a ISO 0/-2 ENTRE O 21 E 23 vai estar por cá com grande possiblidade de precipitação e se tiveres em conta que ambos os modelos mostram isso acho que ficas triste com pouco....:)

Agora o panorama já foi melhor quanto à cota, pois os modelos chegarm a mostrar 300 metros no entanto continuam a mostrar uma cota que pode ir até os 600 metros. Acho que não é assim tão mau.


Pois, mas vou estar numa cota de 300 a 400 metros nessa altura....

Pode ser que os modelos ainda modelem alguma coisa boa para o continente.
 


Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Ah valente...:D!!!! Eu não sou muito entendido mas Sábado das 9 as 17 digamos que a coisa nao vai estar muito famosa ou vista de outro prisma vai estar famosa de mais agora para fazer atividade de alta montanha....bem desejo-te boa sorte!

Não leves a mal o que estou a dizer :thumbsup:


:lol: na boa e ate ja me ri um pouco com alguns comentários que aqui fizeram, claro que estou ciente e não vamos fazer a actividade prevista, bem sei que era uma loucura mas vou na mesma estar na serra e vou tentar retratar o estado do tempo para vos trazer aqui ao forum, era apenas para me darem mais uma ajudinha do que poderia encontrar no sábado :) muito obrigado a quem colaborou.
 

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
hoje é daqueles dias que eu gostava de saber e poder medir a precipitação!!! desde manhã não tem parado de chover copiosamente, estou protegido pelo vento mas sei que há zonas que o vento não está nada meigo, e o pior ainda está para vir não é?
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

QTT

Cirrus
Registo
18 Fev 2009
Mensagens
6
Local
Massamá - Sintra
Olá, caros amigos!

Começo por dizer que não quero ser alarmista, mas "quem te avisa, teu amigo é"...

Ou muito me engano, ou teremos uma situação parecida com o que ocorreu há 72 anos (14/15fev1941)...

Nos últimos TAF´s portugueses que consultei na net, o vento mais forte previsto é para o Porto/P.Rubras (33040G60KT). Creio que ainda pecará por defeito, dado o gradiente de pressão que se espera!!! Esse valor vai, com quase toda a certeza, ser ultrapassado em muitos dos aeródromos, para já não falar das terras altas...

Esta depressão/ciclone (é disso que se trata) deverá atingir entre 975 e 980 hPa... Faz-me lembrar o "famoso" ciclone de 1941 (curiosamente também num fim de semana). Todos os mais velhos e muitos que já partiram se lembram/lembravam dele... Oxalá eu me engane...
 

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
Que apaixonante seguir um evento destes para quem gosta e sendo eles tão pouco comuns ás nossas latitudes! Já tenho a camara preparada para filmar/fotografar eventuais picos de intensidade de vento ou estragos causados pelo mesmo... não sei se vou dormir esta madrugada :)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Sou membro deste fórum desde 2006.
Sigo o fórum com dedicação e o tempo que tenho disponível.
Nunca faltei ao respeito a nignuém nem faltarei nem aqui nem num outro local.

Coloquei 2 links neste seguimento, foram retirados.

O primeiro post foi um link de apoio ao sat24 para apoio a um mebro.
O 2º post foi da imagem de radar que coloquei, para quem não conseguia aceder ao tópico.
Logo

Qual a lógica da moderação ?
Nem o meu filho que tem 25 anos teria tal falta de respeito.

Respeito é bom para também sermos respeitados !
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Sou membro deste fórum desde 2006.
Sigo o fórum com dedicação e o tempo que tenho disponível.
Nunca faltei ao respeito a nignuém nem faltarei nem aqui nem num outro local.

Coloquei 2 links neste seguimento, foram retirados.

O primeiro post foi um link de apoio ao sat24 para apoio a um mebro.
O 2º post foi da imagem de radar que coloquei, para quem não conseguia aceder ao tópico.
Logo

Qual a lógica da moderação ?
Nem o meu filho que tem 25 anos teria tal falta de respeito.

Respeito é bom para também sermos respeitados !
É melhor procurar... Estava-se a falar do IPMA estar em baixo, portanto os posts foram movidos para esse tópico, não retirados.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Sou membro deste fórum desde 2006.
Sigo o fórum com dedicação e o tempo que tenho disponível.
Nunca faltei ao respeito a nignuém nem faltarei nem aqui nem num outro local.

Coloquei 2 links neste seguimento, foram retirados.

O primeiro post foi um link de apoio ao sat24 para apoio a um mebro.
O 2º post foi da imagem de radar que coloquei, para quem não conseguia aceder ao tópico.
Logo

Qual a lógica da moderação ?
Nem o meu filho que tem 25 anos teria tal falta de respeito.

Respeito é bom para também sermos respeitados !

Caro Santos:

Todos os seus posts estão no tópico dedicado ás falhas do IPMA tal como foi avisado pelo Mario Barros se ler atrás...

Portanto um pouco mais de calma e também um pouco mais de respeito.

Esta sua intervenção foi no mínimo muito deselegante.
 
  • Gosto
Reactions: Zapiao

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Caro Santos:

Todos os seus posts estão no tópico dedicado ás falhas do IPMA tal como foi avisado pelo Mario Barros se ler atrás...

Portanto um pouco mais de calma e também um pouco mais de respeito.

Esta sua intervenção foi no mínimo muito deselegante.

Obrigado pela sua atenção.

Não faz sentido Vitamos, senão vejamos;

Os dois posts que moveram vinham numa seguência lógica.
Pois eu mesmo tive o cuidado de mecionar (faça o favor e verificar no post) que existe mo fórum um local com links.
Bem como imagem de radar, não existe lógica, pois vinha no seuimento que aliás ainda continua.
Obrigado
 

cool

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
139
Local
Grândola
Foi publicada uma actualização no Estofex relativa a este evento.
Será que algum entendido a poderia clarificar aos leigos?
Cumprimentos!!!
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Olá, caros amigos!

Começo por dizer que não quero ser alarmista, mas "quem te avisa, teu amigo é"...

Ou muito me engano, ou teremos uma situação parecida com o que ocorreu há 72 anos (14/15fev1941)...

Nos últimos TAF´s portugueses que consultei na net, o vento mais forte previsto é para o Porto/P.Rubras (33040G60KT). Creio que ainda pecará por defeito, dado o gradiente de pressão que se espera!!! Esse valor vai, com quase toda a certeza, ser ultrapassado em muitos dos aeródromos, para já não falar das terras altas...

Esta depressão/ciclone (é disso que se trata) deverá atingir entre 975 e 980 hPa... Faz-me lembrar o "famoso" ciclone de 1941 (curiosamente também num fim de semana). Todos os mais velhos e muitos que já partiram se lembram/lembravam dele... Oxalá eu me engane...

A minha avó fala dessa data, não lhe tendo saído da memória até então.
Nada leva a crer que seja algo tão gravoso caro QTT.