Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2013

nuvens365

Cirrus
Registo
24 Out 2012
Mensagens
22
Local
Vila Nova de Gaia
Olá Boa Noite,

Vim agora de Gaia para Rio Tinto, e o que me chamou a atenção (para além de tudo o resto) é o caudal que o Rio Tinto já leva e que me parece bastante forte... como em episódios anteriores já ocorreram situações menos agradáveis (garagens inundadas e bens pessoais afectados, entre outros), não me admiraria que o mesmo sucedesse desta vez.
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Grande chuvada se abateu por aqui há 1\2 hora. Grande chuvada...
O "rain rate" atingiu os 101,9 mm\h pelas 21.15h (num pluviómetro com resolução de 1mm relembro).

Já tenho a minha infiltração de água no rés-do-chão:(

O acumulado subiu para os 110,5 mm. Por esta é que não esperava...
Estamos agora num regime de aguaceiros, por vezes intensos, acompanhados de vento forte com rajadas.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Há cerca de 1hora choveu forte por um intervalo de tempo ainda longo...acumulados 52,0mm em menos de 10h...o que é bastante!

Agora tudo calmo, vento diminui de intensidade...chove muito fraco...
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Boas noites :rain::rain:

Que temporal que para aqui vai, chuva e vento fortes.

até ao momento levo 51.3 mm acumulados:rain:

Rajada máxima: 71 Km/h de SSW às 21:13 h

Pressão em queda acentuada: 994.5 hpa ( a descer )

Um vídeo feito há pouco ( ver 720 )

http://youtu.be/kAAqWebN8Nw

e a chuva continua impiedosa...:rain::rain:

Rajada bem boa.

Não há nada mais potente? Têm que colocar os anemometros mais altos, porque 39 km/h não é nada.

Aqui na Povoa uma de 59km/h, mas o instrumento também não tem a melhor localização.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Só se ouvem sirenes de polícia e bombeiros,não sei o que se passa:huh:
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Por aqui já não chove à algum tempo, quanto ao vento tem se feito sentir com bastante intensidade, rajada max. 79.5km/h:D.

Precipitação 14.0mm
Pressão sempre a descer 993.5hPa;)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
ultima_hora.gif


Mantêm-se a entrada de precipitação no NO da península como o comprova esta imagem.
Na próxima imagem de satélite (21.45h), começa a observar-se a formação do núcleo da depressão cavada (ciclogénese "explosiva) que nos afectará de madrugada:

2145h1801q.jpg


Nas últimas 24h o acumulado é de 117,9 mm e em 2 dias um total de 135,9 mm. É muita precipitação e concerteza com os solos saturados haverão problemas um pouco por todo o litoral norte, nomeadamente junto aos cursos de água.
MANTENHAM A ATENÇÃO SE SE DESLOCAREM POR ZONAS INUNDÁVEIS:unsure:

P.S.: registei 23,1 mm de chuva na última hora. A pressão atmosférica continua a baixar: 992,0 hPa.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Há noticias de que em Pedrouços um desabamento de um telhado provocou dois feridos, um deles em estado crítico! Deve estar feio por aí...:((((

Aqui está a notícia:

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=93262

Desabamento de moradia na Maia provoca dois feridos

Vítimas são duas idosas que já foram encaminhadas para o Hospital de São João, no Porto. Ao que a Renascença apurou junto dos bombeiros locais, uma está em estado grave.

Duas idosas ficaram feridas esta sexta-feira na Maia na sequência do desabamento de um muro e de um telhado de uma moradia, na zona de Pedrouços.

Ao que a Renascença apurou junto dos bombeiros locais, uma das feridas está em estado grave. As vítimas foram já reencaminhadas para o Hospital de São João, no Porto.

Devido a esta derrocada há três desalojados, dois deles habitantes da casa vizinha, que por razões de segurança vão passar a noite fora de casa.

No local estiveram 14 bombeiros com cinco viaturas, e a PSP, que entretanto vedou a zona por questões de segurança

[Notícia actualizada às 20h47]
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Uii...então isto agora acalmou?
Pensava que este vento era o aperitivo e que ia continuar...a ver vamos.

Para haver mais feridos ou danos? É melhor que acalme.

Mas ao que parece a depressão está a cavar e a aproximar-se do norte da Península. As condições deverão piorar um pouco mais daqui a umas horas (é a interpretação que faço;)).

Tenho 114,8 mm neste momento, continua a chover. O vento é moderado com rajadas.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Alguma atividade elétrica isolada registada nestas 4 últimas horas na zona do Parque Natural (Lago de Sanabria).

Pela vertente sul de Braga, a chuva continua certinha mas as rajadas de vento diminuiram bastante em termos de frequência mas não em termos de intensidade.

Dados atuais:

Pressão: 989 hPa (Está a baixar bem - em média 2 hPa por hora)
Temp: 13.2ºC
HR: 93%