Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013



Carla Faro

Cirrus
Registo
18 Jan 2013
Mensagens
15
Local
FARO
Aqui por Faro esta a ficar bastante vento, muito mais que há 2 horas atras vamos ver como vai ser a madrugada, ate a parabólica perde sinal devido as rajadas de vento!:confused:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Suponho que este evento não será tão intenso como o ocorrido em Dezembro de 2009 na região de Torres Vedras ou estarei enganado?

O que ocorreu na região Oeste em 2009 foi um fenómeno raro em circunstâncias algo parecidas, que até pode ocorrer algures daqui a umas horas também, mas o mais provável é não ocorrer.
Mas não sabemos prever. De resto, em 2009 foi tudo apanhado completamente de surpresa, e hoje pode acontecer precisamente o inverso, estar-se à espera de algo extremo, e não acontecer nada de especial ... É assim a natureza e a meteorologia.

PS: Por aqui no Minho o vento está a aumentar imenso de intensidade
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Acho que a coisa já se foi, ou é impressão minha, por cá só soa o record da pressão mais baixa 985,3hpa, a descer -2.6hpa/h;)
 

Edward

Cumulus
Registo
21 Jul 2012
Mensagens
101
Local
Torres Vedras
O que ocorreu na região Oeste em 2009 foi um fenómeno raro em circunstâncias algo parecidas, que até pode ocorrer algures daqui a umas horas também, mas o mais provável é não ocorrer.
Mas não sabemos prever. De resto, em 2009 foi tudo apanhado completamente de surpresa, e hoje pode acontecer precisamente o inverso, estar-se à espera de algo extremo, e não acontecer nada de especial ... É assim a natureza e a meteorologia.

PS: Por aqui no Minho o vento está a aumentar imenso de intensidade

Exacto, tanto que o IM não tinha lançado o alerta para essa noite se a minha memória não falhar!

Obrigado Vince :)
 

Carla Faro

Cirrus
Registo
18 Jan 2013
Mensagens
15
Local
FARO
Para quem nao conhece a praia de Faro e' bastante vulnerável em muitos sentidos, qd temos um temporal "ela sofre sempre" pode ser que isto acalme
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Ainda ninguém ficou "fora de jogo" com cortes de energia? A rede parece estar a aguentar bem. :rain:

Para quem nao conhece a praia de Faro e' bastante vulnerável em muitos sentidos, qd temos um temporal "ela sofre sempre" pode ser que isto acalme

Não Carla, a nossa vez chegará dentro algumas horas quando o campo de ventos nos atingir, sem ser tão severo como a norte.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O centro da depressão vai a caminho da Galiza, neste evento o GFS parece que vai ser o grande vencedor, pois previu mais correctamente a trajectoria, o ECM foi sempre o modelo que menos previu o seu cavamento.
A médio e longo prazo, o GFS também esteve muito melhor face aos restantes modelos, principalmente face ao ECM e UKMO.
Há que lhes dar os parabéns :palmas::palmas::palmas:

Infelizmente para nós (algarvios) resta este evento, e se nada de excepcional acontecer este mês não deve passar a média ....

Mas ....
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
No Algarve quanto mais perto da costa pior, penso que a serra ainda pode acumular uns 10 a 15 mm, já junto á costa tenho as minhas dúvidas !
Cada mês de Janeiro cada desilusão .... loooollll !