Meteorologia, Oceanografia e Geofísica - Licenciatura

Geostrofico

Cirrus
Registo
8 Jan 2007
Mensagens
63
Local
Lisboa
Sim, os recibos verdes tens pagar o IRS normalmente (20% minimo) bem como fazeres descontos obrigatórios para a segurança social que são puxados, porque pagas mais do que se estivesses numa empresa, em que parte é por conta do trabalhador e outra parte por conta da empresa. Nos recibos verdes pagas como trabalhador e como patrão. Mas no 1º ano de actividade é isento, penso eu.

Se fizeres as contas (grosseiramente) todas ao fim , incluindo a inexistência de subsidios de férias e natal, se ganhares 1000€ em recibos verdes é quase como se ganhasses apenas 500€ liquidos numa empresa a contrato.

ainda falta acrescentar ao irs e à segurança social o iva

E outra ainda mais pertinente: se tinha 5 anos, por alguma razão era...como é que em 3 se aprende tanto como em 5?

Quantos acabaram o curso este ano e quantos costumam acabá-lo, Geostrofico?


acabaram a volta de 10 pessoas, normalmente acabam menos de 5

o curso continua a ter 5 anos(licenciatura bolonha + mestrado bolonha= antiga licenciatura) a unica diferença é quando acabares vais ser ja mestre e não licenciado. fazer só os 3 anos pra ficar com licenciatura nao vai interessar a ng, é como se deixasses aquilo a meio.
 


Rui_MR

Cirrus
Registo
10 Mai 2007
Mensagens
31
Local
Agualva-Cacém, Concelho de Sintra, Lisboa, Portuga
Ora, claro, o que interessa é fazer os cinco anos, mas teoricamente quem fizer apenas 3 tem o mesmo grau(licenciado) do que os anteriores alunos que fizeram 5 anos. É tudo uma questão de nomenclatura. Agora temos mestres licenciados em vez de licenciados. [Já não há mestres como antigamente(aqueles sem curso)] Ok. O que interessa é aprender.
Obrigadinho pelos números de finalistas.
Por agora não me ocorre mais nenhuma pergunta :)

P.S. - ainda sobre os recibos verdes...ok...mais o iva...isto já é complicação a mais. deixem lá. ainda falta mais algum imposto? :lmao:
 

tomalino

Cumulus
Registo
12 Out 2006
Mensagens
219
Local
Lisboa e Torre de Moncorvo (só em férias)
Oi!

Ah, e tenho mais uma pergunta sobre a licenciatura: antes era de 5 anos e agora só tem 3. (Bolonha?) E outra ainda mais pertinente: se tinha 5 anos, por alguma razão era...como é que em 3 se aprende tanto como em 5? :huh:

Essa situação de Bolonha ainda não está bem definida (para a semana há uma reunião com os alunos do curso sobre esse assunto). O que te posso dizer é que o novo mestrado em Meteorologia, Oceanografia e Geofísica equivale ao meu actual 4ºano. Ou seja, vamos ter licenciados que vão ter menos conhecimentos que os licenciados antes de Bolonha. Se eu acabar este ano devo ter equivalência ao novo mestrado.
 

duncan

Cumulus
Registo
24 Set 2006
Mensagens
150
Local
palmela
Essa situação de Bolonha ainda não está bem definida (para a semana há uma reunião com os alunos do curso sobre esse assunto). O que te posso dizer é que o novo mestrado em Meteorologia, Oceanografia e Geofísica equivale ao meu actual 4ºano. Ou seja, vamos ter licenciados que vão ter menos conhecimentos que os licenciados antes de Bolonha. Se eu acabar este ano devo ter equivalência ao novo mestrado.

olha quando acabares o curso vais tentar entrar no Im?
 

Rui_MR

Cirrus
Registo
10 Mai 2007
Mensagens
31
Local
Agualva-Cacém, Concelho de Sintra, Lisboa, Portuga
Essa situação de Bolonha ainda não está bem definida (para a semana há uma reunião com os alunos do curso sobre esse assunto). O que te posso dizer é que o novo mestrado em Meteorologia, Oceanografia e Geofísica equivale ao meu actual 4ºano. Ou seja, vamos ter licenciados que vão ter menos conhecimentos que os licenciados antes de Bolonha. Se eu acabar este ano devo ter equivalência ao novo mestrado.

Ok. Obrigado pela informação. Pois a minha ideia afinal não está muito desajustada.

Quando houver novas informações sobre a aplicação de Bolonha a este curso, força, gostaria de saber!

Bom fim de semana a todos os leitores.
 

tomalino

Cumulus
Registo
12 Out 2006
Mensagens
219
Local
Lisboa e Torre de Moncorvo (só em férias)
Olá...
É só para pedir que o nosso amigo tomalino nos adiante as razões dos professores para desencorajar os alunos a ir pró IM :rain:

As razões são várias: estado actual da função pública, falta de dinheiro para investigação, melhores oportunidades de trabalho no estrangeiro, onde se pode evoluir mais rapidamente e trabalhar nos melhores centros de investigação em meteorologia, como o meteofrance e o metoffice, etc etc
 

twister

Cirrus
Registo
23 Mai 2007
Mensagens
10
Local
famalicao
As razões são várias: estado actual da função pública, falta de dinheiro para investigação, melhores oportunidades de trabalho no estrangeiro, onde se pode evoluir mais rapidamente e trabalhar nos melhores centros de investigação em meteorologia, como o meteofrance e o metoffice, etc etc

Bom dia,
geralmente, o meteofrance da formação na suas proprias installações, pelo qual sera mais dificil alguem vir de fora trabalhar nessa empresa :(
 

I_Pereira

Cumulus
Registo
21 Abr 2007
Mensagens
117
Local
Aveiro
A fórmula para decidir é muito simples:

1º Estudares aquilo que gostas 50%
2º Curso com fortes componentes de Fisica e a Matemática, ou mesmo também a Quimica: 25%
3º Mercado de trabalho 25%

Entrei este ano em MOG aqui em Aveiro, e foi principalmente pelos 50% da 1ª opção (a juntar à universidade ser boa, perto de casa). Estou a ver-me à rasca porque as minhas bases do secundário em matemática não são as melhores (assim resumido não tive muita sorte com professores que me calharam) e à custa disto perdi 3 anos só com matemática (o último em ensino nocturno, substitui mat para ficar com o 12º completo). Consegui safar-me nos exames nacionais e cá estou, apesar de ter perdido muito ritmo e as memórias do 12º serem apenas uns restos também não facilita.
Sei que por isto talvez seja um bocado masoquista em meter-me num curso com tanta matemática e física, mas sempre tive uma fixação por trovoadas e não só, esse vicio acabou por falar mais alto ;)
 

Rui_MR

Cirrus
Registo
10 Mai 2007
Mensagens
31
Local
Agualva-Cacém, Concelho de Sintra, Lisboa, Portuga
Bom dia a todos!
Aproximam-se datas importantes tais como as da realização dos exames do secundário(pra semana) e das candidaturas ao ensino secundário (1ªfase: 9 a 13 de julho).
Lembrei-me de aqui vir pedir mais informações sobre a licenciatura bolonha neste curso. No website da FC da UL apenas estão mencionados os 3 anos da licenciatura, não haendo mestrado integrado nem mestrado "à parte". Falou-se aqui, anteriormente, que este assunto ainda não estava encerrado, pelo que me interrogo se alguém o que vai acontecer no próximo ano, para quem entrar. Afinal são 3 ou 5 anos?

De novo, Obrigado.
 

tomalino

Cumulus
Registo
12 Out 2006
Mensagens
219
Local
Lisboa e Torre de Moncorvo (só em férias)
Bom dia a todos!
Aproximam-se datas importantes tais como as da realização dos exames do secundário(pra semana) e das candidaturas ao ensino secundário (1ªfase: 9 a 13 de julho).
Lembrei-me de aqui vir pedir mais informações sobre a licenciatura bolonha neste curso. No website da FC da UL apenas estão mencionados os 3 anos da licenciatura, não haendo mestrado integrado nem mestrado "à parte". Falou-se aqui, anteriormente, que este assunto ainda não estava encerrado, pelo que me interrogo se alguém o que vai acontecer no próximo ano, para quem entrar. Afinal são 3 ou 5 anos?

De novo, Obrigado.

A licenciatura tem 3 anos, o mestrado vai ter 5 anos. Já tivemos uma reunião para as equivalências, mas apenas para as cadeiras do 1ºciclo-actuais 2 primeiros anos. Ainda não se sabe quais vão ser as cadeiras de mestrado e as respectivas equivalências com as cadeiras do 3º e 4ºano.