Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

cactus

Nimbostratus
Registo
7 Jan 2009
Mensagens
610
Local
setubal (40 m)
A situação prevista não tem nada a ver com o dia 29/01/2006. Já há bocado deixei um link para um eventos semelhante, embora o da próxima 3ª feira seja ligeiramente menos favorável. Claro que surpresas há sempre, mas era necessária uma daquelas reviravoltas inacreditáveis para nevar à cota 0 no litoral.

Quanto aos que estão para "cá do Marão" à cota 350, é certo que aquando da passagem da frente não verão neve à porta de casa, no pós-frontal, com alguma instabilidade associada podem ter alguma hipótese, embora o mais provável é que acabem por "morrer na praia".

O quiz dizer era que as surpresas ás vezes aparecem , porque os modelos não preveem essas situações como todos sabemos .Não me intrepretes mal .
 


Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Na minha opinião, uma semana dessas (que eu gosto) não acontecerá este ano. (Frase dura, eu sei)

entradas frias de leste, mesmo moderadamente frias não são compativeis com a sinótica que observamos., ou seja, no inicio de janeiro estavamos com as peças encaixadas de uma maneira, neste momento elas reencaixaram. e ficamos aqui com um AA a sul dos açores, que em conjunto com as depressões a norte e as que "bailam" na europa dificultam os fluxos de leste.
O que vamos ter é imensa água originada pelo encontro de fluxos de ar bombeados pelos A e B com imensas frentes a entrarem por ai a dentro.

Por isso antevejo tempo de batráquio :lol::lol::D:lmao: ou seja chuva, humidade por todo lado e nada de frio.

No principio do mês lia por aqui gente em "desespero" que seria AA durante semanas e semanas e não se vislumbrava chuva a longo prazo. Nos últimos tempos tudo isso foi por água abaixo e chuva é o que não tem faltado.
Se se deu esta mudança em tão pouco tempo invertendo tudo, alguém pode agora afirmar que as próximas semanas serão de chuva mais ou menos permanente? Ou será apenas uma previsão com base num padrão que pode vir a ser alterado? Nada é definitivo, certo?
Pessoalmente gosto de chuva quando faz falta mas já sabia bem uma ou duas semanas de sol, tempo seco e frio.
Cumprimentos.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Dificilmente neva em Viseu.
Não acredito que neve por aqui terça-feira

Em Viseu acredito que vá nevar, tem sempre temperaturas baixas nestas situações e precipitação não faltará. Assim como aqui na cova da beira e serras do pinhal interior sul, serão felizes contemplados! :)

Para a minha cidade é que não acredito.. Faltará intensidade de precipitação na hora mais fria nos níveis altos que faça descer a temperatura, ou então porque a %HR será muito elevada. Acho mais provável as localidades entre braga e o marão, por exemplo! Também poderá ocorrer em Portalegre.

Em situações limite, a %HR é também importante:

http://www.sciencebits.com/SnowProbCalc&calc=yes
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
A melhor parte chegará durante o dia e não durante a noite, não puxem as cotas para baixo.

Sim é verdade....curiosamente para já e segundo o GFS a cota mais baixa está para as 12 horas do dia 22. A linha dos 300 metros segundo este modelo passa aqui perto e as dos 200 metros em trás os montes...o que me intriga é que por exemplo na meteogaliza apenas fazem referência aos 600 metros e num curto espaço do dia estando a cota sempre acima dos 700 metros. Agora acredito e sendo já muito péssimista que acima dos 700 metros vamos ter uma boa acumulação. Bem básicamente vou fazer o que costumo fazer mal tenha tempo livre pego no carro e nacional 103 a partir de Braga que vai subindo devagar até Montalegre e esperar que ela apareça :D .
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A melhor parte chegará durante o dia e não durante a noite, não puxem as cotas para baixo.

Nestas situações de muito frio em altitude e alguma instabilidade associada a hora da precipitação é pouco relevante. A temperatura à superfície representa um papel secundário, uma vez que o mais comum é que esta desça bastante aquando dos aguaceiros mais fortes.

em 2009 comecou a nevar de manha perto das 11h... a esperanca e a ultima coisa a morrer, mas n estou a gostar de tanta chuva, se calhar de nevar vai derreter logo

Disso não duvides, exceptuando nos lugares mais altos da Serra da Estela, e eventualmente do Gerês, pois logo para quarta-feira prevê-se precipitação com uma subida significativa da cota de neve. Mas nos locais em que a superfície frontal já traga neve poderemos ter acumulados bem interessantes e que durariam no solo entre 24 a 36 horas (cotas a rondar os 600/800 m no norte do país).
 

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
mas eu estava a dizer na terca, apesr de estar mt encosta q vai ate as 600m estou uns metros abaixo dos 400 quer em cota quer em distancia no terreno... mas se nevar vai estar td mt molhado... ela nao vai pegar
 

Bruno Matos

Cirrus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
56
Local
BELMONTE (640m)
mas eu estava a dizer na terca, apesr de estar mt encosta q vai ate as 600m estou uns metros abaixo dos 400 quer em cota quer em distancia no terreno... mas se nevar vai estar td mt molhado... ela nao vai pegar

Eu pessoalmente não acredito que neve aos 350mts! Poderá haver um aguaceiro de neve mas nunca cobrirá o chão. A Cota de neve que o IPMA faz referência é para o interior norte e centro!
Localidades que se encontram a 25/30 Klm do oceano não são interior! Quanto a Viseu penso que sim!
 

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
eu nao sei a q altitude esta viseu mas eu moro a minha latitude de tondela que fica ao lado de viseu... moro mesmo na fronteira dos distritos de braga-porto-vila real... isto e litoral?
 

Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
eu nao sei a q altitude esta viseu mas eu moro a minha latitude de tondela que fica ao lado de viseu... moro mesmo na fronteira dos distritos de braga-porto-vila real... isto e litoral?

cidade de viseu tem uma altitude media de 500 metros, na minha opinião será uma surpresa ver neve na terça