Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

Macuser

Cumulus
Registo
21 Jan 2013
Mensagens
111
Local
Lomar, Braga
Boa noite.
Tenho vindo a seguir os modelos, não só o GFS, nestes últimos dias. Tenho também estado atenta às previsões dos membros mais experientes do fórum, no entanto, penso que os media não estão tão otimistas em relação à queda de neve a cotas inferiores a 600m. Ainda agora ouvi na rádio e de manhã vi na televisão.

Estava mesmo a pensar ir ao Sameiro amanhã de manhã para ver se caía alguma coisa, mas agora estou na dúvida :huh:

Opiniões, por favor.
Obrigada :thumbsup:

Boa Noite a Todos.

Sou novo por esta parte, mas tenho-vos seguido ultimamente e acho muito bom este fórum, e com muitos experts. Espero via a aprender muito convosco, expressões que ainda não sei.

Quanto cá a Braga, ainda vamos ver neve, e sem ser necessário subir ao Sámeiro.

A estação metereológica de "Escola Secundária D. Maria II" mostra uma descida gradual da temperatura apresentando para já 7º, e segundo o IPMA em Montalegre estáva ás 21H 1.2º com 0.1mm!

A cota vai descer o suficiente. Tenho fé em alguns profetas de cá.

Cumprimentos a todos.
 


LOusada

Cirrus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
99
Local
Lousada,Porto
A run das 18z do GFS parece acabar com as dúvidas em Bragança, parece que o frio a níveis mais baixos vai-se aguentar mais do que estava a ser modelado, e toda a precipitação deverá ser em forma de neve. Tal deve configurar um excelente nevão em Bragança, com um acumulado possivelmente superior a 10 cm.

As minhas apostas pessoais para a cota de neve são as seguintes:

- Durante o período de passagem da frente, de agora até a meio da madrugada:

75HmydA.jpg


- Durante o período pós-frontal, o resto do dia de 3ª feira:

peHOYJi.jpg


Ainda há hipótese de nevar no extremo nordeste a cotas abaixo dos 800 m no dia de 4ª feira, cota que poderá ser mais baixa caso o frio se aguente mais do que o previsto (como costuma ser habitual).

Interpretem as cotas de neve como uma análise probabilística, em suma a previsão meteorológica não é mais que um jogo de probabilidades. Uma cota de neve 400-600 significa, que é muito improvável que neve abaixo dos 400 m e que é muito provável que neve acima dos 600 m. Dentro desse intervalo é uma questão de sorte, principalmente no pós-frontal, com muita instabilidade atmosférica associada, quando é extremamente complicado prever uma cota de neve.

A cota indicada é a cota mínima durante o evento. Com tanta instabilidade associada é provável que tenhamos alguma flutuação nas cotas ao longo do dia.

Se assim se confirmar aqui vai nevar :rolleyes:
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Eu acredito que o GFS vai acertar :rolleyes:

Tu QUERES que o GFS acerte. Isso é completamente diferente.

Mas este fórum é composto por pessoas que percebem do ofício, que sabem analisar modelos e que, invariavelmente, dão pareceres muito mais precisos e acertados do que os sites oficiais generalistas.

_________________

Há pouco, por cá, veio uma boa chuvada bem fria. A temperatura, a 400m ronda os 6ºc há algum tempo.

Volta agora a chover forte com algum granizo à mistura.

Frio em altitude já há.
 

PedroSarrico

Cirrus
Registo
4 Ago 2010
Mensagens
50
Local
Aveiro
Bah, estes nevões só caem quando estou em alturas de exames na universidade. E eu que queria tanto ir até ao Caramulo ver a neve e só estou livre a partir da próxima segunda feira :(
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Olha neste inverno pelos Açores só hoje é que fez mesmo (que me lembre) o segundo dia de sol propriamente dito com poucas nuvens porque até temos tido alguma animação. Disso a gente por cá não se pode queixar.
Hoje Sol mas frio e algum vento, porque as temperaturas até têm andado fresquinhas. A minha mínima por exemplo hoje às 6 h da manhã foi de 9 º C.

O nosso anticiclone passeando de vez em quando por aqui, não tem conseguido bloquear frentes e baixas, porque este ano ele decidiu não se encaixar no arquipélago dos Açores, mas ainda assim este inverno tem sido menos chuvoso que em anos anteriores. As previsões Outono-Inverno já apontavam tal coisa.

Acho que já se tornou norma padrão o AA estar mais deslocado para norte que na sua posição normal nos últimos anos de Inverno.

Invernos rigorosos como na Europa e América esqueçam meus amigos que isso aqui é uma miragem. :lmao:
Temos a Corrente do Golfo que é forte demais para permitir tal coisa. A mim parece-me que já não há é estações propriamente ditas. Aqui pelos Açores pelo menos nunca houve, já que a chuva é sempre distribuída abundantemente por todo o ano.
Menos mal pra nós, e pra vocês também porque nem tudo é mau já que em períodos de seca anticiclónica, ( como quase sempre sucede no Algarve e na Madeira) um Inverno seco compensa sempre um Outono ou uma Primavera chuvosa, e o Outono passado pela Madeira foi chuvoso, portanto não há bela sem senão.

Melhores dias virão.

Venha o Verão e os sistemas tropicais :D

O problema aqui é que um Outono e Primavera chuvosos não compensam a falta de um Inverno seco. A menos que seja excepcionalmente chuvoso/a. O problema é que estes meses também se caracterizam por serem essencialmente convectivos. Aqui no Algarve em zonas de média semelhante tivemos discrepancias enormes na precipitação, no mês de Novembro. Aliado a isso tivemos a chuva concentrada em episódios violentos e em altura de elevada escorrência, ou seja solo bastante seco e com ausência de vegetação.
Apesar de tudo este ano está sem dúvida melhor que o ano passado e ainda faltam 3 meses cruciais pela frente. Vamos esperar para ver o que nos reservam...
Tudo isto para dizer sem teleconexões nem aquecimentos estratofericos, etc...que acredito que daqui mais umas semanas, talvez só lá para Março o padrão se altere aqui para o sul. Para já a tendência é claramente para a manutenção das entradas de Noroeste e cada vez com menos precipitação aqui para o sul devido ao avançar do AA a sudoeste. Parece que o mês de Janeiro está feito, na melhor das hipóteses com 50% da média em alguns locais aqui no Algarve. Depois para início de Fevereiro parece que continuaremos na mesma...sol e mais sol e máximas a subir. Até lá há que aproveitar o frio, a neve a chuva no que ao Norte e Centro diz respeito.
Aqui estamos à espera da abertura da época balnear:D