Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

jppm

Cirrus
Registo
2 Nov 2010
Mensagens
19
Local
Algueirão-Mem Martins
Boa tarde,

Sei que estamos ainda muito longe, mas quais as perspectivas a nível de tempo para o Algarve, durante os dias 7 a 10 de Fevereiro?

Já há alguma coisa prevista, mesmo que podendo variar muito ainda com o tempo a passar? Chuva, frio?
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,459
Local
Olhão (24 m)
Boa tarde,

Sei que estamos ainda muito longe, mas quais as perspectivas a nível de tempo para o Algarve, durante os dias 7 a 10 de Fevereiro?

Já há alguma coisa prevista, mesmo que podendo variar muito ainda com o tempo a passar? Chuva, frio?

Neste momento, o que os modelos mostram para essa altura é sol com descida das temperaturas, ainda é muito cedo para fazer tal previsão. Embora, o GFS a 15 dias mostra o AA bem potente e a bloquear tudo. Dia 4 de Fevereiro aí já terei mais certezas e se visitar o meu blogue nesse dia, já terá a previsão para esse período.
 

jppm

Cirrus
Registo
2 Nov 2010
Mensagens
19
Local
Algueirão-Mem Martins
Neste momento, o que os modelos mostram para essa altura é sol com descida das temperaturas, ainda é muito cedo para fazer tal previsão. Embora, o GFS a 15 dias mostra o AA bem potente e a bloquear tudo. Dia 4 de Fevereiro aí já terei mais certezas e se visitar o meu blogue nesse dia, já terá a previsão para esse período.

Muito obrigado. Estou a pensar ir até Monte Gordo nesse período, mas dado que é uma casa de férias de verão, não há aquecimentos nem nada. Não me apetecia ir para lá congelar durante a noite! :P
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Previsões a esta distância indicam apenas uma tendência, não te agarres muito a essa "neve" o mais certo é ela desaparecer pelo caminho. ;)
Pelo menos para Vila Real sempre há esperança, eles mencionam neve, mas já para Viseu e Tondela nem em sonhos... :(:sad:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Pelo menos para Vila Real sempre há esperança, eles mencionam neve, mas já para Viseu e Tondela nem em sonhos... :(:sad:

É absolutamente irrelevante a previsão da Accuweather, a probabilidade de neve em Vila Real ou em Tondela é a mesma. Provavelmente, até estarão ambas as localidades dentro do mesmo pixel no modelo meteorológico em que se baseiam, e as diferenças resultam da interpolação dos dados.

A próxima semana terá claro predomínio anticiclónico, com a ténue possibilidade de um evento mais fresco no fim-de-semana, mas mesmo que ocorra será efémera e pouco relevante. Uma eventual mudança de padrão poderá ocorrer somente nas proximidades do Carnaval, o ensemble do GFS já começa a querer intuir alguma coisa (run das 18z, região de Bragança):

graphe_ens3_ema4.gif
 

dlourenco

Cumulus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
279
Local
Braga, S. Vicente, 180m
Ninguém aqui é bruxo, ainda nem em Fevereiro entramos e já queres saber se tem neve na estrela para o meio do mes.

Eu não pedi nenhuma certeza detalhada a ninguém. O nome do tópico é seguimento e previsões e, apenas, por curiosidade, pedi que algum dos membros mais entendido pudesse dar algum "bitaite".

Já agora, para não haver futuras confusões:

Significado de Previsão

s.f. Ação de prever.
O que se prevê.
Conjetura; suposição.

Boa noite
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Eu não pedi nenhuma certeza detalhada a ninguém. O nome do tópico é seguimento e previsões e, apenas, por curiosidade, pedi que algum dos membros mais entendido pudesse dar algum "bitaite".

Já agora, para não haver futuras confusões:

Significado de Previsão

s.f. Ação de prever.
O que se prevê.
Conjetura; suposição.

Boa noite

Eu não sou dos mais entendidos, mas interesso-me muito pela área! Posso dizer-lhe que segundo aquilo que tenho visto por aqui o GFS, está a apontar possíveis alterações do tempo para o final da próxima semana e para o Carnaval, por isso é perfeitamente possível! Mas como todos dizem é melhor aguardar!