Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Ainda falta muito tempo para o dia 11 e 12. A partir do próximo fim de semana, data bem mais próxima, poderemos vir a ter uns bons dias de frio.

O forte AA situado mais a NW, arrastará um fluxo de ar frio da Europa ocidental. O vento que se deverá porventura sentir de NE, fará com que a sensação térmica seja algo mais desagradável.

CkFdAFu.png
 


boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
O ECMWF no domingo esta colocar a iso -2 em metade do país pena mesmo não haver precipitação, mais para a frente final da semana poderá haver algo de interessante, talvez um bloqueio no Atlântico






A saida das 18 horas do GFS acentua ainda mais o frio entre o dia 2 e o dia 4, mas nada de precipitação.
Aliás o ECM também mostra o mesmo apenas não dá tanto frio ( ISO -4 quase fora de Portugal), no entanto ambos os modelos continuam a insistir numa primeira quinzena de Fevereiro particularmente fresca, mas não estão de acordo quanto aos dias...vamos aguardar se de facto vamos ter algum frio ou não seja ele molhado ou seco....
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,398
Local
Olhão (24 m)
Ui, que belo Fevereiro vem aí, até dia 14 prevê 0 mm, vai ser igual ao ano passado, por aqui, não tarda Janeiro e Fevereiro tem tanta chuva como Maio por aqui. Já a previsão mensal do IPMA só indica valores acima do normal na semana de 18/02 a 24/02, ou seja, uma eternidade. :sono:

14553375_BADzz.jpeg
 

pefsilva

Cirrus
Registo
29 Jan 2013
Mensagens
6
Local
Porto
Boa noite a todos ,

preciso da vossa colaboração para uma previsão meteorológica ( previsão é isso mesmo ) para os dias 9,10,11,e 12 de Fevereiro para a Sanabria Espanha .
Vou realizar uma actividade de montanhismo com jovens escuteiros e andaremos sempre acima dos 1700 metros.
A vossa ajuda seria preciosa mesmo que fosse uma tendência para desta forma organizarmo-nos da melhor possível.

com um forte canhota fico a aguardar as vossas respostas
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Boa noite,

Tudo calmo por cá... :lol: (AA já anda a assustar demasiado os colegas do fórum :D).

Está previsto um evento muito interessante para a noite de 6ªFeira-Sábado na zona (Sul da Inglaterra ou Bretanha Francesa ou canal da Mancha) deverão levar forte e feio em termos de rajadas de vento.

Amanhã é Quarta-Feira mas acho que os modelos atualmente já começam a ver uma ciclogénese explosiva a atuar lá para cima, será provavelmente a primeira tempestade costeira clássica do inverno naquela zona.

Os cabos mais expostos da zona sul da Bretanha são bem capazes de levar com rajadas na ordem de 150-170 km/h :surprise: :surprise:

Situação para acompanhar com atenção nas próximas 48 horas.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Segundo o que percebi de pessoas mais entendidas na matéria, essa tempestade poderá ser virulenta se chegar na Sexta-Feira de manhã às costas Francesas porque entre em phasing com um jet stream bem potente para atingir todo a região norte Francesa, se chegar durante a tarde/início de noite de Sexta-Feira será uma tempestade menos hardcore.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Bons dias :).

Bom, parece que pelo menos durante uma semana o estado do tempo por cá está já praticamente definido tendo em conta aquilo que os principais modelos nos apresentam: tempo anti-ciclónico em Portugal continental, com algum abaixamento das temperaturas a partir do fim de semana, muito por culpa do vento que se irá fazer sentir (Sábado do quadrante N/NW, algo forte, rodando para NE a partir do final do dia e para os dias seguintes, dando uma sensação térmica de ainda mais frio).

Portanto, e até pelo menos 4ª feira da próxima semana (e especialmente a partir de Domingo), a tendência é para céu azul e muito sol como denominador comum :).

As divergências começam a partir de 4ª feira da próxima semana: enquanto o GEFS insiste no bloqueio do AA a NW da P.I., com uma corrente de NE/E que não nos larga pelo Carnaval a dentro (muito bom para os foliões), o ECMWF (inclusive ensemble) vai insistindo num afastamento do AA para W/NW (bloqueio atlântico), com uma corrente perturbada de N a entrar pela P.I..

Ainda falta muito tempo até lá, mas este braço de ferro começa a ficar engraçado pois já há 2 dias que ambos os modelos mantêm a sua tendência. Quem ganhará? :)
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Boa noite a todos ,

preciso da vossa colaboração para uma previsão meteorológica ( previsão é isso mesmo ) para os dias 9,10,11,e 12 de Fevereiro para a Sanabria Espanha .
Vou realizar uma actividade de montanhismo com jovens escuteiros e andaremos sempre acima dos 1700 metros.
A vossa ajuda seria preciosa mesmo que fosse uma tendência para desta forma organizarmo-nos da melhor possível.

com um forte canhota fico a aguardar as vossas respostas

Certamente que algum dos membros com mais conhecimentos lhe dará pelo menos uma previsão/tendência. Sei o que é a preocupação com o tempo quando temos actividades outdoor previstas, especialmente em zonas montanhosas...
É normal este tópico ficar menos participado quando o Anticiclone dos Açores (o famoso AA) se intensifica sobre o nosso país .
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boa noite,
Pelo modelos que já vi, quase a 100% que todo o mês de fevereiro irá ter, na P.I, a influência do anticiclone estacionado nos Açores. Vai ser um mês de sol e sol, algum frio tb. Apenas um dia ou outro, quase nulo com algum chuvisco ou chuva fraca, mas quase escassa.
Infelizmente para os amantes da neve, como eu, parece que neve é que nem sombras no próximo mês.
 

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
bem... o AA matou por completo o forum :(

O GFS prevê para quarta 6 precipitação com frio para a região Norte, pode ser que tenhamos alguma animação por essa altura


até o accuweather mudou, sol p mes todo praticamente....

já agora os meteogramas deste site não estão a funcionar, eu pelo menos não consigo ver
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
bem... o AA matou por completo o forum :(

O GFS prevê para quarta 6 precipitação com frio para a região Norte, pode ser que tenhamos alguma animação por essa altura


até o accuweather mudou, sol p mes todo praticamente....

já agora os meteogramas deste site não estão a funcionar, eu pelo menos não consigo ver

Pois... parece que o AA deixou tudo sem pica. Sem vento e sem chuva a coisa perde um cadito o interesse :sad:

Mas... eu que sou simplesmente uma curiosa nisto e que não tenho nenhuns intrumentos como a malta por aqui tem, nem os conhecimentos de vocês (com mt pena minha) gostava que alguém me explicasse, se for possivel.
Estou em Peniche e no WindGURU prevêem temperaturas de 10 a 13ºC para o dia 3 de fevereiro. No entanto nestes mapas que vi aqui em cima, pareceu-me que a temperatura poderia baixar bastante mais do que isso, será?

Peniche tem sempre o seu mico-clima e dada a sua situação geográfica é sempre difícil fazer uma previsão para cá. Mas, será que as temperaturas por aqui não vão baixar lá para os 5/6ºC?

Por aqui, está nevoeiro cerrado desde o meio da tarde de 5.ª feira!

Abraço a todos