Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Boas pessoal.

Mas que nortada forte e insistente é esta?

Nao é nada normal... normalmente dias de ceu limpo com nortada faz-me lembrar o verão..

E pelos vistos continua para a proxima semana..

Realmente não tamos muito diferentes do Verão!! lá iremos ter 3 dias mais frios finalmente e com alguma chuva nada de mais, logo a seguir cai de novo o AA em cima!! Mais uma vez é o Norte a ser beneficiado como em todos os eventos este Inverno! Está a ser outro Inverno para esquecer no Centro/Sul
Talvez venha a melhorar nos últimos 8 dias do mês...
 


cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
com as isos tão baixas a 850 hpa como tem sido modelado nas ultimas runs basta a bolsa de ar frio em altitude se desviar um pouco para oeste para as cotas descerem muito, para já o GEM modelo canadiano tem sido muito consistente e recordo que no evento do passado janeiro foi o o mais certeiro.

ficam aqui as diferenças na temperatura em altura entre o europeu e gem diferenças estas que podem significar um desvio a rondar os 200 300 metros na cota de neve

Europe_2013020712_thgt500_96.png



gem-8-96.png
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
com as isos tão baixas a 850 hpa como tem sido modelado nas ultimas runs basta a bolsa de ar frio em altitude se desviar um pouco para oeste para as cotas descerem muito, para já o GEM modelo canadiano tem sido muito consistente e recordo que no evento do passado janeiro foi o o mais certeiro.

ficam aqui as diferenças na temperatura em altura entre o europeu e gem diferenças estas que podem significar um desvio a rondar os 200 300 metros na cota de neve

Europe_2013020712_thgt500_96.png



gem-8-96.png

Visto pelo UKMO modelo que confio bastante o panorama não é o melhor, espero que esteja enganado mas na minha opinião o GFS está muito optimista assim como o Europeu. De qualquer forma é mais uma entrada de Noroeste que para nós já sabemos o que se vai passar. Esperemos por surpresas :rolleyes:
UW96-21_oco2.GIF
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
boa noite a todos ...

Este fim de semana (9,10,11,12) vou com um grupo de escuteiros até ao parque nacional da sanabria realizar uma ascenção ao pena trevinca .

será que me podem dizer previsão do tempo, vento ,acumulações etc.

desde já agradeço a vossa disponibilidade

Já aqui foi dito que só devem avançar se estiverem bem preparados.
Atenção à sensação térmica que deverá ser terrível principalmente nos dias 11 e 12.
No que respeita a acumulações de neve ainda é um pouco cedo mas aparentemente serão significativas.
Devem ainda ter em conta que na Sanabria deverá começar a nevar durante a manhã de Domingo.



graphe_ens3_lfb1.gif


96_35.gif




Eu com estas previsões não subia a Pena Trevinca. Fiquem pelo parque em redor do lago onde já poderão desfrutar de bastante neve e excelentes paisagens.




ECM0-96_ewu6.GIF


ECM1-96_zse0.GIF


mean_sea_level_pressure_and_24h_cumulated_precipitations!84!Europe!chart.gif
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Visto pelo UKMO modelo que confio bastante o panorama não é o melhor, espero que esteja enganado mas na minha opinião o GFS está muito optimista assim como o Europeu. De qualquer forma é mais uma entrada de Noroeste que para nós já sabemos o que se vai passar. Esperemos por surpresas :rolleyes:


eu diria que o gfs e europeu estão um pouco pessimistas em relação a outros modelos mais pequenos a saida determinista do gfs é muito mais quente aos 500hpa que a maioria dos ensembles, volto a repetir se a bolsa é desviada um pouco mais para oeste a cota de neve vai ser mais baixa que o habitual para este tipo de entrada
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
[quote eu diria que o gfs e europeu estão um pouco pessimistas em relação a outros modelos mais pequenos a saida determinista do gfs é muito mais quente aos 500hpa que a maioria dos ensembles, volto a repetir se a bolsa é desviada um pouco mais para oeste a cota de neve vai ser mais baixa que o habitual para este tipo de entrada[/quote]

Sim mas ai é que está a questão tanto pode deslocar para OESTE e termos uma vantagem a nível de cotas mas pode bem desviar para Este como o Ukmo modela.

Previsão do GFS a +96h



Uploaded with ImageShack.us

Ukmo

brack3.gif
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,318
Local
Fajarda - Coruche(57m)
se for os tais 400/600m norte e centro e serra sao mamede, acham que há alguma hipótese de nevar nas serras mais perto de mim :sad: ? que são elas:

serra de aire (679m) tou a 100km dela
serra dos candeeiros (610m) tou a 100km dela
serra de montejunto (666m) tou a 77km dela
serra da ossa (653m) tou a 130km dela
serra da arrabida (503m) e serra de sintra (529m) tou a 95km e 110km (estas dúvido mesmo muito muito muito mas... mas e nas outras será que dá? eu tou com esperanças principalmente na serra de aire e é a que tenho mais hipotese de ir ver se acontecer
e depois há a serra são mamede (1025m) que muito provável é la nevar, mas essa estou a 135km de portalegre
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
spiritmind essa carta não é de hoje a de hoje esta um pouco mais a oeste

os ensembles do europeu estão também um pouco melhores que a determinista

fax72s.gif
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
(estas dúvido mesmo muito muito muito mas... mas e nas outras será que dá? eu tou com esperanças principalmente na serra de aire e é a que tenho mais hipotese de ir ver se acontecer
e depois há a serra são mamede (1025m) que muito provável é la nevar, mas essa estou a 135km de portalegre

Eu se estivesse a 135 km de portalegre aproveitava para lá ir. Almoçava descansado porque come-se bem por lá. :)
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
se for os tais 400/600m norte e centro e serra sao mamede, acham que há alguma hipótese de nevar nas serras mais perto de mim :sad: ? que são elas:

serra de aire (679m) tou a 100km dela
serra dos candeeiros (610m) tou a 100km dela
serra de montejunto (666m) tou a 77km dela
serra da ossa (653m) tou a 130km dela
serra da arrabida (503m) e serra de sintra (529m) tou a 95km e 110km (estas dúvido mesmo muito muito muito mas... mas e nas outras será que dá? eu tou com esperanças principalmente na serra de aire e é a que tenho mais hipotese de ir ver se acontecer
e depois há a serra são mamede (1025m) que muito provável é la nevar, mas essa estou a 135km de portalegre

Só mesmo em São Mamede. A distância não é desculpa. :thumbsup:

Vivo a 150 km de Marvão - São Mamede e estive lá a ver a neve há umas semana atrás.

Quem sabe se desta vez não volto lá.
 

pefsilva

Cirrus
Registo
29 Jan 2013
Mensagens
6
Local
Porto
Já aqui foi dito que só devem avançar se estiverem bem preparados.
Atenção à sensação térmica que deverá ser terrível principalmente nos dias 11 e 12.
No que respeita a acumulações de neve ainda é um pouco cedo mas aparentemente serão significativas.
Devem ainda ter em conta que na Sanabria deverá começar a nevar durante a manhã de Domingo.



graphe_ens3_lfb1.gif


96_35.gif



Eu com estas previsões não subia a Pena Trevinca. Fiquem pelo parque em redor do lago onde já poderão desfrutar de bastante neve e excelentes paisagens.




ECM0-96_ewu6.GIF


ECM1-96_zse0.GIF


mean_sea_level_pressure_and_24h_cumulated_precipitations!84!Europe!chart.gif

Iremos ter todos os cuidados... o local que vai servir de base é o refugio de vega del conde.

Agradeço a vossa preocupação mas temos alguma experiência e com toda a certeza tomaremos decisão mais correcta no momento .

desde ja deixo o meu obrigado pelas dicas ... estou a ver que o próximos dias prometem .


canhotas e ja tenho a maquina de lado ... :D