Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
bem, já não sei o que dizer, o gfs carrega no frio a 850 hpa com iso -4 a norte do sistema monte junto estrela e carrega também na precipitação.

Isto é, vai ao encontro dos alertas do ipma que não exclui queda de neve abaixo da cota 400 metros na madrugada de dia 11 nas regiões acima do sistema montejunto estrela
 


joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Bem, ainda é cedo se calhar para eu falar, mas lembram-se de eu nos finais de janeiro ter escrito aqui que o Acuweather já no seu site dava a possibilidade de neve para os dias carnaval?
Parece que afinal acertaram...
Vamos ver é a cota, se é 400 ou menos um pouco e os locais...
 

Dinis93

Cirrus
Registo
18 Ago 2012
Mensagens
33
Local
Cela (Alcobaça)
Uma pergunta: além da questão da neve a cotas mais baixas, como será este evento em relação ao vento?

Pelos gráficos e modelos que vou vendo, parece-me que entre segunda-feira / terça-feira há um aumento considerável do vento.. é assim?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Domingo teremos então a frente, depois 2f situação de aguaceiros com bandas de instabilidade a afectar em especial o centro e norte, e neve a cotas de 700 a 900m no interior.

2f de noite e até 3f, teremos uma situação mais complicada ( interessante) com uma perturbação a desenvolver-se melhor, tornando-se mais defenida e organizada.
Esta pequena depressão vai nascer fruto dos ingredientes que ( tentei) explicar no post do outro dia...basicamente temos a convergencia de massas de ar diferentes, uma humida maritima outra fria continental, um padrão do jet em altura que favorece movimentos verticais e vorticidade.

IIK8fQN.jpg


Segundo a analise do GFS aos acumulados de precipitação ( e o GFS agora das 18z até está fraquinho...salvo algumas perturbações do ensemble), teriamos no dia de 3f bons acumulados no caminho da depressão, e que no interior norte e centro poderiam ser de neve a cotas relativamente baixas, com nevão garantido acima dos 800-1000m.

E8TdiZY.jpg


( Á direita do traço preto predomina o ar frio, dai a possibilidade de neve a cotas baixas).

Bom...quanto aos alertas do IPMA para Dom-2f, estão bem lançados salvo talvez algum exagero nas cotas, especialmente nos distritos litorais, onde o vento de NW não ajuda muito a cotas baixas.

Na 3f já é mais complicado...não estranharia nada que eles colocassem alertas amarelos de precipitação no sul ( onde poderá mesmo chover bastante) e laranjas de neve no norte e centro interiores, onde acima dos 800-000m penso que estão garantidos uns 15, 20cm e é se a coisa não agravar.
Atenção especial á Estrela que vai ficar perto da faixa com mais precipitação, e poderá acumular talvez perto de meio metro, eventualmente até mais, acima dos 1200m ao longo dos proximos 4 dias.

Quanto ao vento e ondulação, serão algo significativos..mas penso que não será nada fora do comum das nossas tipicas tempestades de inverno...
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Já sabemos que sites como o accuweather não são muito fiáveis, mas é curioso ver na previsão de segunda feira para a cidade de Braga darem mistura de neve e chuva :) e domingo de madrugada também

Não sonhes.

É impossível cair neve na cidade e duvido seriamente que caia no Sameiro ou na Falperra.

Para que Neve tão perto do mar (+-30km em linha recta), na nossa longitude, as condições deveriam ser muito mais favoráveis.

Porém, este evento, reconheço, tem mais potencial do que o do mês passado em que eu sempre disse que nem um floco cairia por aqui.

O problema é sempre o mesmo. Frio a BAIXAS altitudes. Em altas haverá frio mas, junto ao solo, parece evidente o efeito do vento de NW.

Para que haja Neve nos concelhos litorais do distrito é preciso FRIO. Temperaturas preferencialmente negativas no solo.

E isso é bastante raro quando existe precipitação.
 

Scuderia

Cirrus
Registo
3 Dez 2012
Mensagens
88
Local
Norte
Gostei de ler analise do stormy :) pareçe que vão ser uns dias animados.

Vou tentar já no domingo ver o que aconteçe nos locais do costume :) terça feira pela descrição feita tenho de ir cautela para estrada.

Depois faço report fotográfico :)
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Bom dia:)

stormy, essa tempestade de neve de terça- feira é só durante a madrugada ou também se estende durante o resto do dia??

Vou dar uma volta ao distrito de Castelo Branco, e aproveito e dou um salto á serra.
Gostava de saber, qual o melhor dia, segunda ou terça? (em termos de, querer estradas desobstruídas* e queda de neve, e não querer sol nem vento.)
*sei que será difícil :p

deixo fotos:thumbsup:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Não sonhes.

É impossível cair neve na cidade e duvido seriamente que caia no Sameiro ou na Falperra.

Para que Neve tão perto do mar (+-30km em linha recta), na nossa longitude, as condições deveriam ser muito mais favoráveis.

Porém, este evento, reconheço, tem mais potencial do que o do mês passado em que eu sempre disse que nem um floco cairia por aqui.

O problema é sempre o mesmo. Frio a BAIXAS altitudes. Em altas haverá frio mas, junto ao solo, parece evidente o efeito do vento de NW.

Para que haja Neve nos concelhos litorais do distrito é preciso FRIO. Temperaturas preferencialmente negativas no solo.

E isso é bastante raro quando existe precipitação.

Ora nem mais Gabkoost, acho que já todos vimos este "filme"...frio em altitude, entrada de NW, neve nos locais habituais, como referes e bem, para nevar mais perto da costa tínhamos que ter mais frio instalado à superfície, é certo que durante um ou outro aguaceiro mais forte a cota poderá baixar, mas nunca dos 500/600 metros e mais no interior, isto na minha opinião claro..

Deixo aqui um exemplo clássico do tipo de cartas sinópticas que favorecem a queda de neve a cotas muito baixas, e até à cota 0:

arquivogfs.png


arquivo2.png


como se vê , circulação mais de Norte, Nordeste bem fria, continental...:cold:


Não querendo ser pessimista, até porque acho que estamos perante um bom evento de neve para cotas médias, penso que nas regiões mais litorais é altamente improvável que neve com esta entrada marítima de NW,...pode sim haver granizo num ou outro aguaceiro...:cold: ou, no limite dos limites, algum sleet... :cold:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Na 3f já é mais complicado...não estranharia nada que eles colocassem alertas amarelos de precipitação no sul ( onde poderá mesmo chover bastante) e laranjas de neve no norte e centro interiores, onde acima dos 800-000m penso que estão garantidos uns 15, 20cm e é se a coisa não agravar.
Atenção especial á Estrela que vai ficar perto da faixa com mais precipitação, e poderá acumular talvez perto de meio metro, eventualmente até mais, acima dos 1200m ao longo dos proximos 4 dias.

No sector frio, que é o que interessa para a questão da neve, nenhum modelo prevê muito mais que 1 mm de precipitação, pelo que não estou a ver como se poderão alcançar esse 15-20 cm. Os únicos locais que poderão ter acumulados dessa ordem serão as serras do litoral norte, acima dos 600/800 m, e mais devido ao pós-frontal de segunda-feira do que a essa perturbação da madrugada de terça-feira.

89ZEQsk.png


JIaovoI.png


GNmj5ls.png


gem-2-78_vdv6.png


Poderão haver acumulados interessantes, na ordem dos 10 mm, na zona de contacto entre as duas massas, mas provavelmente isso acontecerá a sul do Tejo e no litoral onde nem há muito frio instalado, nem há lugares a cotas superiores a 800 m.

Quanto ao dia de segunda-feira, está a ser modelado por todos, e já não deverá fugir muito disto, um evento semelhante ao de 22 de janeiro, vamos então comparar:

- apesar de em janeiro ter sido modelado muito frio a 500 hpa, acabou por verificar-se que não entrou assim tanto frio a 500 hpa. O que está a ser modelado neste momento pelo ECMWF é semelhante ao que tivemos a 22 de janeiro, no nordeste do país, havendo menos frio, cerca de 5ºC a mais, na região entre o Douro e o Tejo (o GFS está ligeiramente mais frio a este nível que o ECMWF neste momento, mas o mais provável é que não acabe por entrar tanto frio, analisando o seu ensemble);

7VQk04f.png


dzCUwAF.png


- mais frio a 850 hpa agora do que em janeiro (diferença de cerca de 2ºC). Todos os modelos estão semelhantes neste parâmetro, não deve mexer muito;

8sKRocI.png


I6tzu3E.png


- o problema poderá ser a falta de precipitação. Desta vez prevê-se bastante pouca, apesar de isto ainda poder mudar nas 48 horas que faltam:

FojJGtX.png
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Também me parece.. Mas porque é que a previsão do IPMA exagera na cota?? Então se vamos ver o AEMET, isso sim é exagero em certas regiões, em especial a sul:
- vigo (200m)
- zamora (600m)
- salamanca (500m)
- cáceres (300m)
- badajoz (300m)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Também me parece.. Mas porque é que a previsão do IPMA exagera na cota?? Então se vamos ver o AEMET, isso sim é exagero em certas regiões, em especial a sul:
- vigo (200m)
- zamora (600m)
- salamanca (500m)
- cáceres (300m)
- badajoz (300m)

Estranhíssimo que a cota seja mais baixa na Extremadura do que em Zamora, pode ser que o algoritmo da AEMET esteja limitado por não haver locais na província de Zamora abaixo dos 600m.

Quanto à cota de neve, refere-se à cota onde caem flocos e não onde acumula. Não me chocam esses 300 m em Badajoz, com uma iso -4 a 850 hpa, é bem possível. Mas atenção, que a probabilidade de precipitação é de 30%.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Amigos como não quero favores do S.Pedro vou mas é dar uma bela rega na horta:) Vai chover bem nessa "zona" do Algarve:D
Digo isto porque de resto não estou a ver grandes valores de precipitação e para quase todo o sul em geral, quanto mais aqui para este cantinho.
Se cair uns 10 mm na região de Lisboa, litoral Oeste e algumas zonas a Norte de Évora já é demasiado...
Quanto a frio e neve não me fiava muito abaixo dos 800m, ou talvez 1000m. Ao que tudo indica a precipitação será residual nas horas de maior frio.
Para o pessoal que se encontra dentro das regiões mais favoráveis nada é melhor do que o nowcasting e ter o "olho bem aberto" para possíveis e eventuais situações de neve a cotas mais baixas.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Previsão do IPMA actualizada:

Previsão para 2ª feira, 11.fevereiro.2013

Céu com períodos de muita nebulosidade.
Aguaceiros em especial nas regiões Norte e Centro que poderão ser de
granizo.

Queda de neve acima dos 400 metros nas regiões a norte do sistema
montanhoso Montejunto-Estrela, sendo acima dos 800/1000 metros
a sul.

Vento moderado (25 a 35 km/h) de noroeste, soprando até ao final
da manhã, forte (35 a 45 km/h) com rajadas da ordem dos 70 km/h no
litoral e forte a muito forte (45 a 60 km/h) com rajadas da ordem
dos 90 km/h nas terras altas.
Pequena descida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro.
Pequena descida da temperatura máxima.

Atualizado a 9 de fevereiro de 2013 às 11:11 UTC

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/


Continuo a achar as cotas de 400 m um pouco baixas demais..mas vamos ver... :hmm: