Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2013



Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Mais um aguaceiro com granizo, faz barulho ao bater na janela:cold::rain:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,937
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom final de dia

Mantêm-se os aguaceiros, pontualmente com granizo.
O vento sopra fraco a moderado, agora com tendência de ONO.
A temperatura lá vai oscilando, agora em descida - parece-me que estará agora mesmo a massa de ar frio a entrar pelo NO.
Nesta imagem da EUMETSAT das 18h, observa-se a massa de ar frio, originada na Gronelândia, a ser "puxada" pela depressão a norte da Galiza.

eumetsatmsgrgbairmasswe.jpg


Nas próximas horas a temperatura deverá descer e as condições a serem mais propícias à queda de neve a cotas mais baixas (500 mts?). Lá mais de madrugada, se houver precipitação, as cotas poderão baixar mais um pouco.

Para já pede-se paciência, calma, relaxamento...:D

Sigo com 6,3ºC, e um acumulado interessante de 32,8 mm.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2013

Hoje, pelas 16h era esta o panorama aos 900/1000 metros por estas bandas...

IMG_20130210_183049_zps9f5999da.jpg



IMG_20130210_182922_zpsfb4012ec.jpg




IMG_20130210_182617_zps31ce85c4.jpg



Muito frio, mesmo aos 900 metros havia gelo na estrada o que levou a um despiste de um carro que seguia mesmo à minha frente em pela reta...
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Acabei de chegar dessa zona, apanhei sol, chuva, granizo e neve na estrada que liga Vieira do Minho a Serradela. Nevava com intensidade aos 850m, mas sem acumulação.

Boa tarde Caro vinc7e,

Já há muito tempo que uma pessoa não se cruza por cá!!! :p

No evento do mês passado tive na Cabreira, e a cota de neve com acumulação razoável rondava os 700m,bem antes do parque de merendas de serradela.

Acredito que hoje durante a noite, durante a próxima madrugada a cota seja muito mais baixa nesse local, a questão é de saber qual será a quantidade de precipitação prevista quando o maior frio estará instalado a todos os níveis.

De qualquer das formas amanhã (Segunda-Feira) vamos poder ver todas as serras/ montes mais altos do Minho todos pintados. Este evento nesse aspeto será o melhor sem dúvida até ao momento. Pessoal do porto vai poder ver ao longe acumulações interessantes na serra da Freita onde estará em vigor em 2014 o novo radar do IPMA.

O pessoal de Braga vai estar atento a queda de neve nos locais mais altos da cidade (Falperra e Sameiro). Aqui estaremos mais pertos para observar ao longe acumulações interessantes na peneda-gerês.

Bom Nowcasting a todos os colegas.

Cmps.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Re: Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2013

Hoje, pelas 16h era esta o panorama aos 900/1000 metros por estas bandas...
(...)

Muito frio, mesmo aos 900 metros havia gelo na estrada o que levou a um despiste de um carro que seguia mesmo à minha frente em pela reta...

Belas fotos Minho!;)
Amnhã deve estar bem mais bonito! :D
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Por aqui a temperatura não para de subir 10.3ºC.

Após algumas queixas em relação á subida de temperatura no tópico de seguimento interior norte e centro...
Não sei se tenho uma resposta satisfatória, mas olhando para as imagens de satelite do IPMA, parece-me que a depressão começa chegar um bocadinho mais a oeste permitindo assim a entrada de mais ar maritimo de NW o que leva a uma ligeira subida de temperatura (se disse algum disparate/incorrecção que me corrigam se faz favor).

EDIT: Este post também é válido para o Seguimento Litoral Norte
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

Extremos de hoje

mínima: 7.0 ºc ( 17: 05 h)

máxima: 10.6 ºc

Precipitação acumulada: 24.0 mm

Actual

temp: 7.5 ºc

Vento NNW: 19 Km/h

Pressão: 1015.3 hpa

Humidade: 80%


EDIT: forte aguaceiro neste momento, algumas pedras de granizo a acompanhar.. :cold: