Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2013

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Há pouco também houve um seguidor da minha página que reportou "flocos de neve" na serra da Arrábida... daí a ser verdade vão muitas dúvidas, pois a temperatura deverá rondar os 8 a 10ºC...

Completamente impossível!! eu vi esta tarde durante um aguaceiro em que fazia sol pequenas partículas a voar com o vento mas era água estavam na altura 12ºC

Neste momento estão 11,3ºC

Precipitação 0,4mm
 


Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Há pouco também houve um seguidor da minha página que reportou "flocos de neve" na serra da Arrábida... daí a ser verdade vão muitas dúvidas, pois a temperatura deverá rondar os 8 a 10ºC...

Não acredito e explico porquê, a essa hora estava eu em Palmela na zona mais alta, cerca de 200 metros de altitude em média, e de facto apanhei um aguaceiro muito frio, não muito intenso, com pingo espaçados, mas a temperatura registada no carro não baixou dos +9,0ºC e o ponto mais alto da Serra da Arrabida é de 501m, por iiso julgo que o aguaceiro era de facto muito friomas não creio em água neve, para isso a temperatura em Palmela tinha de ser aproximadamente apenas uns 4 ou 5 graus.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Eu nunca disse que acreditei, suscitaram-me logo grandes dúvidas, de facto quando vi cair alguns aguaceiros aqui na Quinta do Conde, dava também a sensação que era "neve", evidentemente devido à intensidade do vento :)

Extremos de hoje na Quinta do Conde

Temperatura máxima: 13,3ºC
Temperatura mínima: 8,5ºC
Rajada máxima de vento: 39,2km/h de Norte.

Para a noite deverá cair chuva fraca por aqui, o GFS está a prever que esta mancha nebulosa passa por aqui.

qCrAkbq.jpg
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
a água neve não começa só a aparecer por volta dos 3º +ou- ?

Pois acredito que sim, a humidade andava à volta dos 60%, sei que isso também é um fator importante. Repito: parecia-me aguaneve, mas foram só uns segundos e quando me passou o choque e abri a janela já tinha parado. Nem teria dado muita atenção se não tivesse ouvido depois outras pessoas com a mesma sensação.
Entretanto já voltou a chover por aqui, mas agora não chove. O dia tem sido de aguaceiros, umas vezes mais fortes outras vezes menos e aconteceu aquela coisa esquisita por volta das 4 da tarde.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Pois é surpreendente dada a instabilidade não ser muito elevada, mas se calhar em algum aguaceiro mais forte pode ter vindo alguma mistela com restos de neve bastante fundida, no meio de granizo ou graupel.
No evento de Janeiro 2009 em Lisboa a águaneve caía com temperaturas na ordem dos 7º, mas lá está, aí não surpreende visto o frio em altitude ser muito.
De qualquer forma, já uma ou duas vezes (e isto só uma pessoa dá conta a andar de carro devido ao impacto nos vidros) apanhei aguaceiros com temperaturas dessa ordem que me surpreenderam por realmente no meio da chuva cair alguma mistela que não era granizo, mas "pesada", tipo papa, que parecia a textura de água com areia (mas branco claro) a esborratar os vidros, ao qual não vejo outro explicação senão ser restos de neve muito fundida, mas que por algum motivo, seja ele acumulação de graupel de maiores dimensões, ou algum downdraft mais potente, ou outro acaso qualquer, que permite durante escassos segundos chegar a cair essa mistela em condições inesperadas.
 
  • Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Boa noite.

Dia de aguaceiros e vento fraco/moderado.

Neve a cerca de 600/700 msnm durante a madrugada, aumentando de cota ao longo do dia.

Tmax: 9,1ºC

Tmin: 4,5ºC

Precip: 6,4mm

Tactual: 6,8ºC
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Boa tarde
Extremos de hoje
Máxima de 12.3ºC
Minima de 7.5ºC
Rajada máxima de 52.2 km/h

Dia frio com alguns aguaceiros moderados, por vezes fortes que acumularam 4.2 mm
Temperatura actual nos 8.7ºC, Hr 86%, pressão nos 1019mb
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Por aqui também sobre, 9,4ºC actuais com 82%HR.

Vento nulo :lmao:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Já chover por aqui, 1,2mm desde a meia noite.

Temperatura de 9,5ºC e humidade a 86%.

Entretanto o vento ficou nulo.