Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013



Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Baralhei-me ao ler os posts anteriores... Então é possível nevar a cotas baixas para a próxima segunda-feira? Ou estou completamente trocado nas datas?:huh::huh:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
LuisFilipe;365635 Ainda nao vi nng a falar disto aqui disse:
:lol: Isto até é uma ofensa ao pessoal do Centro/Sul e Sul que estão a ter um dos Invernos menos chuvosos dos últimos anos até agora!! Antes de olharem apenas para o quintal reparem como está o pais no geral...
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Não! A nevar será apenas nas zonas mais altas!!

Ok obrigado pela orientação, mais uma oportunidade a perder, que é posso fazer, estou apenas 378m... :(
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Pucha, homem para de te lamechar! :angry:

Bom, não é a questão de ser lamechas ou não, mas sim a questão de que não posso ficar alegre.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Este tópico não tem cura :D

Bom, não é a questão de ser lamechas ou não, mas sim a questão de que não posso ficar alegre.

Caro, isto é um tópico para análise e discussão de previsões, não um blog para se expressar os nossos sentimentos. ;)
____
On Topic

Começa-se de facto, a desenhar algo interessante para o fim da próxima semana, tanto o GFS como o ECM estão de acordo com uma boa entrada de SW, mas mais uma vez, o Norte e Centro a acarretar com maiores acumulados... Estou apenas com 7mm este mês...

GFS

rXU1mVc.png


ECM

NNHYKo3.gif
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
europeu a piorar bastante na saída de hoje para já o GEM que tem para mim sido o melhor modelo nos últimos tempos coloca o frio ás portas da península apenas a 144 horas, muito bom este mapa.

gem-0-144.png


gem-1-144.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
O ECM está excelente, e espero que a tendência seja a do ECM, em termos de precipitação para o Algarve na 3ªfeira, sem dúvida se confirmar será um dia mais chuvoso deste Inverno por aqui. Que o ECM acerte que farto de entradas de NO secas estou eu até aos cabelos. Que venha 25 mm ou mais num dia que bem precisamos que não sei o que é chuva a mais de 18 dias.
 

João Sousa

Cumulus
Registo
1 Dez 2010
Mensagens
199
Local
Covilhã
europeu a piorar bastante na saída de hoje para já o GEM que tem para mim sido o melhor modelo nos últimos tempos coloca o frio ás portas da península apenas a 144 horas, muito bom este mapa.

gem-0-144.png


gem-1-144.png

Concordo contigo, mas quero chamar a atenção para o facto da deficiente modelagem daquele núcleo de altas pressões algures na Europa Centre e do Norte. Digo isto, porque ainda há uma grande indefinição da potencia e sobretudo da localização desse anticiclone. por outro lado, penso que também há uma forte dificuldade, por parte dos modelos em modelar a existência de um anticiclone naquela região e o que lhe fazer.
O melhor mesmo é pensar que "na pior das hipóteses teremos muita chuva" que bem necessária é para as regiões a sul do Tejo. Tudo o que venha a mais...:thumbsup:
No fundo, o que quero sublinhar é que há grande imprevisibilidade, naquilo que os modelos dizem e que poderá efctivamente acontecer.
Abraço
 

xes

Cumulus
Registo
27 Ago 2011
Mensagens
269
Local
Louredo - SMF
Bom dia, sei que não se enquadra muito neste tópico mas vou arriscar a pergunta, qual a tendencia para a ultima semana de fevereiro em Londres? Vou de viagem e queria saber +/- com o que posso contar.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Como é que há tantas diferenças nos modelos a 96 horas, a previsão para 3ªfeira está muito incerta, se formos ver o GFS não coloca precipitação na 3ª feira no Algarve, já o ECM diz que não é bem assim e coloca cerca de 22 mm, o ECM tem insistido na precipitação para 3ªfeira, diria que é daquelas depressões com vento de leste ou nordeste e que deixam bons acumulados na parte do Sotavento Algarvio é isso que eu vejo no ECM e no GEM. O GFS só coloca algo de jeito para 6ªfeira, ou seja daqui a uma semana.

Domingo deverá cair cerca de 2 mm por aqui, é isso que indica mais ou menos os modelos.