Performance e verificação de modelos e de previsões

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Comparando apenas com o ECMWF, claramente o GFS, e não apenas esta depressão bem como tudo o que se vai passar na proxima, se não mudou no dia de hoje dado que não consultei ainda os modelos pois tive um bico de obra aqui em casa, e tive que andar a trabalhar mesmo á chuva !

Na depressão que hoje nos afectou, claramente o GFS foi o que modelou melhor, quanto à semana que aí vem não é bem assim, parece-me que o GFS andou a flutuar ontem, metendo a entrada fria muito mais para este do que os outros sempre modelaram (agora já convergiu para o que os outros previam).
 


João Sousa

Cumulus
Registo
1 Dez 2010
Mensagens
199
Local
Covilhã
Na depressão que hoje nos afectou, claramente o GFS foi o que modelou melhor, quanto à semana que aí vem não é bem assim, parece-me que o GFS andou a flutuar ontem, metendo a entrada fria muito mais para este do que os outros sempre modelaram (agora já convergiu para o que os outros previam).
Pergunto-vos, o que acham do desempenho do canadiano GEM?
Tem me parecido, bastante certinho.:thumbsup:
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Sim, ultimamente tem estado bastante bem, quase ao nível do ECMWF e do GFS. Tem um problema, sobrestima sempre a temperatura a 850 hpa.

Ao nível de trajetórias creio que é o melhor, que subestima por vezes alguns parâmetros isso é também verdade ;)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O GFS, GEM, UKMO, WRF e Hirlam modelaram todos bastante bem esta depressão, tanto ao nivel da pressão, como trajectoria.

O GFS e o WRF ( meteogalicia) são os que se destacam pela positiva a meu ver.

O GEM fiquei bastante bem impressionado.

O ECMWF...epic fail...fiquei muito desiludido, pois este modelo costuma dar-se bem com este tipo de sinoptica.
 

João Sousa

Cumulus
Registo
1 Dez 2010
Mensagens
199
Local
Covilhã
Tomando como referência o último evento de 10 e 11 de Fevereiro - entrada de Noroeste, fica claro que no longo prazo, foi o ECM que melhor modelou o evento. Vendo uns dias antes, de todos os outros, em claro antagonismo com o GFS, que foi o último dos quatro modelos de referência.
Todavia, não me ficou claro qual o modelo que mais perto este da realidade (efectiva) acerca de 72h e 48h. Seria interessante discorrer um pouco sobre isto. Eu tenho muitas dúvidas, quem puder ajudar.

Abraço
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

(...)

Analise/Sinóptica

Dom12h----2f00h

Durante a 2a metade do dia, após a passagem da 1a short wave, uma compacta bolsa de vorticidade desprende-se do nucleo principal a W e entra pelo litoral centro.

Associada a esta perturbação, um forte campo de forçamento dinamico evolui, e em resposta forma-se uma lingua de baixas pressões nos niveis médios e baixos que avança desde o litoral SW/centro até ao interior.

Associada a esta onda de niveis baixos, uma regiãode fluxo intenso establece-se, criando condições de shear mais interessantes...

Assim espera-se que na dianteira deste sistema surjam algumas linhas/bandas convectivas bem organizadas, assim como algumas células discretas, que deverão beneficiar de um ambiente favoravel á ocorrencia de gust fronts e wet microbursts com risco de rajadas pontualmente severas e precipitação excessiva

Devido a caracteristicas mesoescalares, não se podem excluir areas com shear rotacional favoraveis á organização de alguma supercelula, que poderá gerar precipitação excessiva, rajadas severas e até algum tornado/gustnado.

:::::

Por estes motivos coloco um nivel laranja em boa parte do centro e sul...um nivel vermelho está para já excluido devido ao caracter ainda mediocre do shear/v850 e a algumas duvidas relativamente ao grau de aquecimento diurno que realmente ocorrerá dada a nebulosidade.

No algarve coloco um nivel amarelo dado que a região ficará algo afastada da região optima de forçamento dinamico+CAPE.

No extremo N, o fluxo de S/SW nos niveis médios e altos deverá arrastar bastante nebulosidade estratiforme (convective debris), pelo que há duvidas relativamente á quantidade de energia que estará disponivel...por este motivo não arrisco um nivel laranja.

Que falhanço Stormy! Eu sei que acontece aos melhores é difícil fazer o que tu fazes. ;)

....................................................................................................

Esta semana parece que vai trazer mais instabilidade, vamos continuar a acompanhar as próximas saídas dos modelos para termos mais certezas.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Ficou aquem das expectativas mas não foi um fiasco...a 24h do evento os modelos estavam até bastante promissores, mesmo o IPMA colocou bastantes avisos com uma antecedência adequada...infelizmente ou infelizmente a coisa acabou por ser mais soft.

Hoje, o dia mais promissor resumiu-se a isto:
http://imgur.com/PVMnuJb
( Previsão + verificação de radar, atenção que a região norte é algo prejudicada porque se encontra longe dos radares mais proximos)

Houve de facto alguns focos severos, alguns porventura de caracter concentrado, que podem justificar o nivel laranja em alguns pontos em especial da região sul, mas no geral penso que pelo menos um nivel amarelo está completamente adequado...

Um pouco aquem das espectativas, mas não completamente ao lado..
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Ficou aquem das expectativas mas não foi um fiasco...a 24h do evento os modelos estavam até bastante promissores, mesmo o IPMA colocou bastantes avisos com uma antecedência adequada...infelizmente ou infelizmente a coisa acabou por ser mais soft.

Hoje, o dia mais promissor resumiu-se a isto:
http://imgur.com/PVMnuJb
( Previsão + verificação de radar, atenção que a região norte é algo prejudicada porque se encontra longe dos radares mais proximos)

Houve de facto alguns focos severos, alguns porventura de caracter concentrado, que podem justificar o nivel laranja em alguns pontos em especial da região sul, mas no geral penso que pelo menos um nivel amarelo está completamente adequado...

Um pouco aquem das espectativas, mas não completamente ao lado..


Mas o que é que fez com que o evento tivesse ficado aquém das expectativas?
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Houve menos actividade do que o esperado...

Mas em que sentido, foi o CAPE, enfraquecimento da depressão...?
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

O problema é serem PCs a modelarem o Tempo actual. Há muito ainda a fazer na perfeição e fiabilidade dos algoritmos. Penso que falta o " human touch ".