Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013



c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Pois porque segundo tenho visto, a queda neve poderá ocorrer mas é para o final da próxima semana, não é assim?

Sim, pode acontecer.

Repara no post do Vince. Ele refere e muito bem, que depende muito da posição do núcleo frio (eu chamo-lhe gota fria), e essa posição estar 100km para leste ou oeste faz imensa diferença e prever isso é tramado, os modelos têm erros associados grandotes.
Diz-me a minha curta experiência que nestas situações eles falham q.b., devem ser situações dificeis de modelar.

Mas os elementos estão lá, há a possibilidade.
lembro de um evento com água neve na minha zona onde mal se previa essa possibilidade.

Se nevar a cotas baixas (2006:w00t:) seria emocionante para muitos... queria dizer que tinhamos tido tornados, ciclogéneses/depressões em enchimento, neve a cotas baixas no mesmo inverno.

mas voltemos ao que interessa... vamos manter um olho nos outputs dos modelos... mas ainda é cedo. Acredita.
O Vince diz que até às 96h é cedo .... eu acho que já vi cambalhotas a prazos menores.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O Vince diz que até às 96h é cedo .... eu acho que já vi cambalhotas a prazos menores.

Sim, mas falo da "big picture", porque ao nível dos pormenores isso nem no curto prazo se pode confiar. E essa "big picture" é o movimento retrógrado da bolsa de ar frio de leste para oeste e continuar a ser alimentada, que foi o que o ECM começou a modelar de há uns dias para cá. É o tipo de situação que em 2006 ou 2007 levou neve a locais incomuns, embora desta vez se calhar já seja um pouco tarde demais, as trovoadas destes dias já cheiram um pouco a Primavera.

Já agora deixo um link para um bom post sobre a sinóptica destes dias:
http://eneltiempo-angelrivera.blogspot.com.es/2013/02/una-borrasca-errante.html
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
O GFS já retirou a cut off para variar. ImageUploadedByTapatalk1361618144.154042.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,461
Local
Olhão (24 m)
Se alguém inserir as previsões descritivas (ou não) do IPMA, meteogalicia, AEMET, estofex, etc tudo bem. São feitas por profissionais que analisam n dados de modelos diferentes. Agora o accuweather, windguru, weather.com ou coisas do género são mesmo fraquinhas em termos de validade:wacko:.
Como podes afirmar que o Windguru é fraquinho se o Windguru é baseado no GFS. Os outros concordo contigo mas o WIndguru é um bom modelo e raramente erra em termos de ondulação.

Fantástico ver o início de Março nos modelos, ai que fazem-me sonhar a tendência tem estado sempre lá, seja ECM, seja GFS estão fabulosos a partir de Março e meteograma é a pura da loucura.
 

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
segundo o GFS parece que vamos ter mais uma semana fresquinha e com sol.

segundo o ECMWF parece q vamos ter uma semana fresquinha com chuva na quarta e quinta..

o q vai calhar mesmo? sol e calor? lol
 

cornudo

Cirrus
Registo
25 Out 2011
Mensagens
34
Local
santarem
segundo o GFS parece que vamos ter mais uma semana fresquinha e com sol.

segundo o ECMWF parece q vamos ter uma semana fresquinha com chuva na quarta e quinta..

o q vai calhar mesmo? sol e calor? lol

Aposto num 29 de Janeiro de 2006!Na noite de quinta para sexta neve a cotas baixas!Será que estou maluco?:thumbsup:
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Como podes afirmar que o Windguru é fraquinho se o Windguru é baseado no GFS. Os outros concordo contigo mas o WIndguru é um bom modelo e raramente erra em termos de ondulação.

Por favor não diga que o Windguru é um modelo.

Pode gostar do site (era isso a que se queria referir, certo?). Goste do que quiser. É livre.

Pode ter razão por achar diferente o widguru (WG) do accuweather. Sim, são diferentes.

Os output que o WG apresenta acabam por dar uma informação aos surfistas (e não só) mas acho-o fraco para ser discutido aqui como uma "fonte" que raramente erra.

Vou tentar explicar o porquê desta minha afirmação, não para o Algarvio1980 que tem obrigação de saber isto, mas para os novos membros que chegaram com a ciclogénese.

1) as tabelas apresentadas encontradas são UM output de um modelo (digamos o GFS, WRF, ...) mas cada modelo corre mais do que um cenário ou seja mais do que uma hipótese. Considerar que o cenário apresentado é o mais provável é discutivel. Penso que por vezes é melhor apresentar a média dos diferentes cenários possíveis, mas isso tem de ser analisado por um ser humano.

2) pelo que sei (e salvo erro) o WG não apresenta forma de consultar os diferentes cenários. E com razão. Aquilo é feito para os foruns de surfistas combinarem saidas e coisas deles... não é para discutir meteorologia com profundidade.

3) um modelo tem erros associados, que nas variáveis físicas (pressão, temp, etc) que na posição das mesmas em ordem ao tempo. Para minimizar esses erros é necessário ver (e analisar) as cartas. O site do WG tem isso?

Parece-me importante cultivar os participantes do forum, para isto não ser uma conversa de café.
Há pessoas aqui que sabem muito mais do que eu. Mas estar sempre a explicar as mesmas coisas é fastidioso, compreendo.

Para terminar.
Reduzir a previsão meteorológica ao output automático de modelos é triste.
A previsão meteo socorre-se dos mesmos, dos conhecimentos de física da atmosfera que permitem compreender e prever fenómenos (o Stormy domina isso com um à-vontade que impressiona) e de uma coisa a que chamo "intuição" criada pelo conhecimento empírico do comportamento, quer da natureza, que r dos modelos. E nós sabemos/desconfiamos que cada modelo tem as suas pancas em certas e determinadas situação.

cps a todos,

CB
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
:lmao::lol: Os primeiros avisos amarelos de persistência de valores baixos da temperatura mínima deste ano :cold::cold:, foram lançados pelo IPMA às 17:54H de hoje! Os avisos estarão ativos das 21:00H de hoje até às 12:00H de dia 25. Os distritos contemplados são: Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Bragança, Vila Real, Braga, Porto e Aveiro.
Este ano, Viseu até ao frio escapa :D :cold:
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
abençoado frio e corrente de leste,trás boas ondulações e o vento vem na direção certa.

Sabem onde vou estar todos os dias desta semana? no mar a surfar, e a sessão começa logo as 9.00H da manhã!!

Haja fatos de neoprene bem grossos, eheheh :D
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
O ECM continu a e insistir e chuva para dia 27 para o norte e 28 para o sul..pouca mas possivel, já o GFS continua com tudo a seco para esses 2 dias!!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Espera-nos então uma semana de tempo fresco e tendencialmente seco. Como de costume, a maior animação foi parar ao Mediterrâneo, tendo havido nevões por toda a França ao nível do mar, e até em Barcelona e nas praias bascas.

Nos próximos dias, e até pelo menos sexta-feira, o tempo fresco manter-se-á, com bastantes dias agradáveis de céu limpo e noites muito frias.

O principal motivo de interesse reside na possibilidade elevada de uma cut-off retrógrada (vinda de leste) se posicionar sobre Portugal continental, entre quarta e quinta-feira, e deixar alguma precipitação que poderia ocorrer sob a forma de neve a cotas muito baixas. Há uma grande indefinição modelística, situações destas geralmente nem a 24 horas de distância costumam estar definidas, e o posicionamento desta cut-off é decisivo, e poucos quilómetros podem ser a diferença entre algo histórico e absolutamente nada.

Para já, começa a ficar afastado o cenário que alguns modelos previam, principalmente o ECMWF, de que o centro da depressão em altitude se instalasse sobre o Atlântico em frente à costa portuguesa, o que daria precipitação forte, mas faria subir as temperaturas e a humidade e consequentemente a cota de neve

Também começa a ser afastado o cenário que o GFS muitas vezes previu de nem sequer haver cut-off, ou esta centrar-se na costa catalã. Se tal acontecesse, manter-se-ia o frio seco e nada mais.

O posicionamento que actualmente o ECMWF e o UKMO prevêem, não originando grandes quantidades de precipitação, acaba por ser o melhor para eventuais surpresas. A cut-off centra-se sobre o interior do país, provocando alguma precipitação convectiva localizada (autêntica lotaria), mas mantendo-se sempre um fluxo de leste, que mantém as temperaturas baixas, mesmo no litoral, e a humidade a níveis baixos muito reduzida.

Dando o exemplo da run das 00z do ECMWF, que está ligeiramente optimista face à média do ensemble, seria perfeitamente possível nevar no Alentejo:

- Ocorrência de precipitação, embora fraca e provavelmente localizada:

rx3zud1.png


- Temperaturas a 850 hpa entre os -2 e os -3ºC:

tEvw1VG.png


- Temperaturas a 500 hpa entre os -32 e os -33ºC:

XeWBEL7.png


- Vento de nordeste, portanto seco aos níveis mais baixos, facto confirmado pelo dewpoint negativo ou pouco positivo e pela relativamente baixa humidade a 925 hpa:

RLH3Cmv.png


NfEwpV7.png


FAkS6yS.png


Nas horas antes, o mesmo modelo prevê precipitação no interior Norte e Centro.

Atenção, que esta é uma saída de um modelo, o mais optimista, que está mais favorável que a média do ensemble. Serve apenas para mostrar que é possível. E sonhar não custa.