Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013



stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bom...no que toca a acumulações, será dificil haver acumulações significativas abaixo dos 500-800m pois o solo está morno e molhado..

Deixo aqui a minha aposta...algo generosa devo dizer..

http://i.imgur.com/8qAXpML.png


Azul claro

-Até 2cm

Azul

- Até 10cm

Azul escuro

- Até 15cm, localmente mais.
 

Dinis93

Cirrus
Registo
18 Ago 2012
Mensagens
33
Local
Cela (Alcobaça)
Os modelos dão uma resquícia de possibilidade para as serras de Aire e Candeeiros, aqui nos distritos de Leiria e Santarém.

Estou curioso, ambas têm um pouco mais do que 600m de altura, portanto poderá mesmo acontecer.
Como ainda por cima são rodeadas de zonas mais baixas, qualquer bocadito de neve que possa ficar acumulado ver-se-á ao longe. Suponho que os meteofãs da zona fiquem embasbacados a olhar para as serras.

Mas bem, vamos ver o que acontece amanhã! Espero que pelo menos no interior venha mesmo a acontecer, mas sem estragos de maior.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Sim mais vale estar atento e calado...até lá muita coisa muda;) Vamos aguardar e ter esperança que possamos ter um bom evento para a semana que vem.

O ECM continua muito bom para a próxima semana, o GFS já anda a cortar na precipitação e a run das 12 de hoje, é sem dúvida a que tem menos precipitação. O Aurélio disse uma coisa muito importante, o vento será de sueste/sul e normalmente são as melhores situações no Algarve e tal como tu disseste no anterior post, que podem causar inundações. Nós, já sabemos que vivemos numa região mais de extremos e não me admiraria nada se existisse inundações na 2ªfeira e 3ªfeira, o ECM promete até 6ªfeira. :D Mas vamos com calma, senão tenho que meter-me no medronho como na última vez. :lol:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Vamos lá pessoal isto aqui não é um chat, vamos tentar elaborar posts mais construtivos e fundamentados e baseados nos modelos, eu sei que a malta está a ficar empolgada mas vamos ter calma :)

-------------------------------------------------------

Grande despedida do Inverno em perspectiva, frio em altura, baixa humidade, frio à superfície, razoável precipitação prevista, vento Leste, enfim parecem reunidos todos os ingredientes para termos um bom evento, aqui para Bragança a fasquia está bastante elevada, (vamos lá ver se não sai furada).

Para já segundo os meteogramas do GFS aqui do MeteoPT a precipitação chegará a Bragança por volta das 2/3h da manhã e será logo em forma de neve, isto será determinante para saber se teremos ou não um grande nevão, se a primeira precipitação for de chuva quando passar a neve já estará tudo molhado e dificultara bastante a acumulação (como ocorreu a 22 de Janeiro).
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Boas.

Bem pessoal, para não perder muito a procurar por aí, acham possível ver algo em Viseu? Acho que, para variar, estamos mesmo "on the edge"...
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Pelo início/meio da tarde (12h-15h) há possibilidade de nevar algures na serra de aire e candeeiros pelos 400-500m, ou só mesmo na serra da lousã, perto de Castanheira de Pêra (500-900m) é que poderei ver queda de neve a essas horas?

O que acham :rolleyes:
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,310
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Pelo início/meio da tarde (12h-15h) há possibilidade de nevar algures na serra de aire e candeeiros pelos 400-500m, ou só mesmo na serra da lousã, perto de Castanheira de Pêra (500-900m) é que poderei ver queda de neve a essas horas?

O que acham :rolleyes:

eu também gostava de saber isto, na serra de aire como é? pico mais alto é de 679m
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
eu também gostava de saber isto, na serra de aire como é? pico mais alto é de 679m

há possibilidade de subir ao topo da serra...se sim, como?? :surprise:

Reponho então a minha questão para não ficar perdida nos desabafos de sonhos improváveis (como é o caso do de cima :lol:):

Pelo início/meio da tarde (12h-15h) há possibilidade de nevar algures na serra de aire e candeeiros pelos 400-500m, ou só mesmo na serra da lousã, perto de Castanheira de Pêra (500-900m) é que poderei ver queda de neve a essas horas?

O que acham :rolleyes: