Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,343
Local
Fajarda - Coruche(57m)
há possibilidade de subir ao topo da serra...se sim, como?? :surprise:

Reponho então a minha questão para não ficar perdida nos desabafos de sonhos impossíveis (como é o caso do de cima :lol:):

Pelo início/meio da tarde (12h-15h) há possibilidade de nevar algures na serra de aire e candeeiros pelos 400-500m, ou só mesmo na serra da lousã, perto de Castanheira de Pêra (500-900m) é que poderei ver queda de neve a essas horas?

O que acham :rolleyes:

não falei em escalar para o topo!!!! :angry:
era para saber se via se alguma coisa de fora :p
 


squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
estou curioso em relação á serra de Montejunto. Será possivel cair alguma neve no topo da serra?
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Duvido muito que se consiga ver o que quer que seja, no topo de qualquer serra! Deve estar coberto de nuvens ou com nevoeiro, daí que apenas quando se limpe de nuvens baixas, se possa observar algo!
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Hmmm! Esperaremos (sem grandes expectativas) ;) :thumbsup:

Boa noite Caro Freamunde!Allez,

É melhor não criarem grandes expetativas!!! Estamos quase em Março com pouco frio acumulado à superfície devido a maior insolação, precipitação prevista para toda essa zona é escassa.

É verdade que trata-se dum evento interessante para as nossas bandas (frente retrógrada que traz massa de ar muito fria do interior de Espanha). Também sabemos que fluxo perturbado de leste costuma ser benéfico para as nossas bandas porque traz pouca humidade e temperaturas mais baixas comparativamente com fluxo de Oeste ou Noroeste bastante mais húmido.

Também é verdade que neste evento teremos melhores condições para neve a cotas mais baixas no litoral NW em relação ao mês passado (geopotenciais baixos, T500 > -32ºC e T850> -3ºC, HR mais baixa). A minha grande dúvida reside principalmente na precipitação, esperando apenas fracos aguaçeiros e nada mais, espero estar enganado com uma eventual surpresa de útima hora.

Cmps.
 

LOusada

Cirrus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
99
Local
Lousada,Porto
Boa noite Caro Freamunde!Allez,

É melhor não criarem grandes expetativas!!! Estamos quase em Março com pouco frio acumulado à superfície devido a maior insolação, precipitação prevista para toda essa zona é escassa.

É verdade que trata-se dum evento interessante para as nossas bandas (frente retrógrada que traz massa de ar muito fria do interior de Espanha). Também sabemos que fluxo perturbado de leste costuma ser benéfico para as nossas bandas porque traz pouca humidade e temperaturas mais baixas comparativamente com fluxo de Oeste ou Noroeste bastante mais húmido.

Também é verdade que neste evento teremos melhores condições para neve a cotas mais baixas no litoral NW em relação ao mês passado (geopotenciais baixos, T500 > -32ºC e T850> -3ºC, HR mais baixa). A minha grande dúvida reside principalmente na precipitação, esperando apenas fracos aguaçeiros e nada mais, espero estar enganado com uma eventual surpresa de útima hora.


Tenho uma duvida que não consigo tirar , afinal quando poderá nevar ?
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Boa noite Caro Freamunde!Allez,

É melhor não criarem grandes expetativas!!! Estamos quase em Março com pouco frio acumulado à superfície devido a maior insolação, precipitação prevista para toda essa zona é escassa.

É verdade que trata-se dum evento interessante para as nossas bandas (frente retrógrada que traz massa de ar muito fria do interior de Espanha). Também sabemos que fluxo perturbado de leste costuma ser benéfico para as nossas bandas porque traz pouca humidade e temperaturas mais baixas comparativamente com fluxo de Oeste ou Noroeste bastante mais húmido.

Também é verdade que neste evento teremos melhores condições para neve a cotas mais baixas no litoral NW em relação ao mês passado (geopotenciais baixos, T500 > -32ºC e T850> -3ºC, HR mais baixa). A minha grande dúvida reside principalmente na precipitação, esperando apenas fracos aguaçeiros e nada mais, espero estar enganado com uma eventual surpresa de útima hora.


Tenho uma duvida que não consigo tirar , afinal quando poderá nevar ?

http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/modelosnumericos/hirlam005?opc2=gal&opc3=pr

http://www.meteogalicia.es/modelos/index.action?request_locale=gl

No caso do WRF vais ao menu:

LOCAL WRF 1 KM\12 UTC\MAPAS\NORTE PORTUGAL e escolhes "Precipitación" e na time line podes visualizar com ou sem animação.
 

Freamunde!Allez

Nimbostratus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
551
Local
Freamunde (377m)
Boa noite Caro Freamunde!Allez,

É melhor não criarem grandes expetativas!!! Estamos quase em Março com pouco frio acumulado à superfície devido a maior insolação, precipitação prevista para toda essa zona é escassa.

É verdade que trata-se dum evento interessante para as nossas bandas (frente retrógrada que traz massa de ar muito fria do interior de Espanha). Também sabemos que fluxo perturbado de leste costuma ser benéfico para as nossas bandas porque traz pouca humidade e temperaturas mais baixas comparativamente com fluxo de Oeste ou Noroeste bastante mais húmido.

Também é verdade que neste evento teremos melhores condições para neve a cotas mais baixas no litoral NW em relação ao mês passado (geopotenciais baixos, T500 > -32ºC e T850> -3ºC, HR mais baixa). A minha grande dúvida reside principalmente na precipitação, esperando apenas fracos aguaçeiros e nada mais, espero estar enganado com uma eventual surpresa de útima hora.

Cmps.


Precipitação até vamos ter alguma!
51023_20130226_00_039.gif


Mas é nas horas de maior calor! :angry: Mais um evento falhado!!! :angry::angry::angry::angry::angry::angry::angry:
 

FJC

Cumulus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
324
Local
Marinha Grande
há possibilidade de subir ao topo da serra...se sim, como?? :surprise:

Reponho então a minha questão para não ficar perdida nos desabafos de sonhos improváveis (como é o caso do de cima :lol:):

Pelo início/meio da tarde (12h-15h) há possibilidade de nevar algures na serra de aire e candeeiros pelos 400-500m, ou só mesmo na serra da lousã, perto de Castanheira de Pêra (500-900m) é que poderei ver queda de neve a essas horas?

O que acham :rolleyes:

Boas

Pelo que vejo do meteograma de Castanheira de Pêra, e por experiências anteriores, quase de certeza que vai nevar nessa zona, e nem será necessário subir a serra. A altitude de 471 metros, que aparece no meteograma, é um pouco enganosa, pois quando se sai da IC8, fica-se perto da cota 600. A temperatura T500 e T850 estão bem negativas! Na 6ª feira estavam bem superiores, e o topo da serra ficou na fronteira. Além disso vale a pena visitar essa zona lindissima. :)
Quanto à Serra dos Candeeiros não tenho conhecimento da zona, nem consigo ter meteograma da zona. Mas se alguém conseguir fazer previsão da zona, para se ver neve....:) agradecia-se.
 

Pisfip

Cumulus
Registo
8 Fev 2008
Mensagens
337
Local
Batalha, Leiria
Os modelos dão uma resquícia de possibilidade para as serras de Aire e Candeeiros, aqui nos distritos de Leiria e Santarém.

Estou curioso, ambas têm um pouco mais do que 600m de altura, portanto poderá mesmo acontecer.
Como ainda por cima são rodeadas de zonas mais baixas, qualquer bocadito de neve que possa ficar acumulado ver-se-á ao longe. Suponho que os meteofãs da zona fiquem embasbacados a olhar para as serras.

Mas bem, vamos ver o que acontece amanhã! Espero que pelo menos no interior venha mesmo a acontecer, mas sem estragos de maior.

Olá, estou tentado a rumar a dois destinos na madrugada de quinta. Ou na serra de Aire (santo antónio é uma boa zona) ou a castanheira de pêra. Procurava agora saber qual o periodo horario da precipitação.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
A meteorologia não é uma ciência exacta... :lol:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Não sei se o mapa de neve do weatheronline é fiável (não deve ser muito) mas sei que apresenta um "belo" mapa.:D



 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
esse mapa esta exagerado mas penso que pode cair neve a altitudes superiores a 400/500 para o sul especialmente de quarta para quinta!

relativamente a minha bela regiao 3 sites mencionam queda de neve para esta madrugada foreca/freemeteo/msn weather..

era bom era mas tudo vai depender a que horas entrar a precipitaçao!!

boa sorte pessoal!!!! :D
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
As minhas esperanças de voltar a ver elemento branco em Alcaria do Cume cresce a cada saida!! A saida GFS 18h coloca mais frio em altitude... enquanto a precipitação se mantem!! Cada vez mais acho que o interior do Sotavento tem mais chances devido ao cruzamento da' 'mini frente' que por aqui tende a passar!!

Penso que aqui pelo Sotavento as cotas deverão ir aos 400/500m... Estou na corda bamba!! mas acredito em surpresas!!

:rolleyes: