Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2013

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Como calcularás não é fácil falar/concluir algo sem antes termos dados, em principio, acho que o tal pequeno vale vai influenciar muito a tua vila, acredito que muito do ar frio que chegue á Quinta do Conde provenha de zonas bastantes frias(vales junto a Arrábida), podemos dizer que isto é mais complexo do que parece,pois o ar frio cruza-se/junta-se através da intersecção de outros pequenos vales com o vale principal,ate chegar aí. Aljezur é um bom exemplo disso, ou seja,o ar frio que la se acumula deve vir de dezenas de sítios,incluindo pequenos vales que terminam junto aquela enorme várzea.Tenta arranjar sensores, e distribui pelos vários sectores do vale, isso irá ajudar te a perceber melhor esse fenómeno climático deveras interessante.:thumbsup:

A aquisição de vários sensores para esses eventuais testes é algo em que já ando efetivamente a pensar fazer, isto está de facto a suscitar-me bastante curiosidade e interesse eheh
Mas pensei que o ar frio proveniente de vales mais próximos da Arrábida não surtissem efeito aqui, provavelmente é esse acumular de ar frio nos vales posteriores... :D


Sigo já com 3,9ºC... vento do quadrante... Sul :lol:
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A aquisição de vários sensores para esses eventuais testes é algo em que já ando efetivamente a pensar fazer, isto está de facto a suscitar-me bastante curiosidade e interesse eheh
Mas pensei que o ar frio proveniente de vales mais próximos da Arrábida não surtissem efeito aqui, provavelmente é esse acumular de ar frio nos vales posteriores... :D

Força nisso.:thumbsup:
_________________________________

A noite começa a ficar fresca, 6,9ºC. :cold:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Bom...e já vou com 3,0ºC, menos 0,8ºC que ontem à mesma hora.

Estou a prever uma mínima de -1,5ºC/-2ºC para aqui na próxima madrugada... :cold:
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Foi uma madrugada dolorosa,mas esta oportunidade não podia ser desperdiçada, pois nos próximos meses continuarei a estudar o mesmo vale. Obrigado.

Parabens pelo trabalho jonas_87 :thumbsup:

Já que deste inicio a estes estudos, deixo aqui uma sugestão :
Porque não criar um tópico para falar do tema: Inversão termica ?


Post Original de Geiras
A aquisição de vários sensores para esses eventuais testes é algo em que já ando efetivamente a pensar fazer, isto está de facto a suscitar-me bastante curiosidade e interesse eheh
Mas pensei que o ar frio proveniente de vales mais próximos da Arrábida não surtissem efeito aqui, provavelmente é esse acumular de ar frio nos vales posteriores...

Geiras , o local onde vivo penso ter semelhanças do teu local, e pensando em realizar estudos, já tenho mais sensores. Se só tens 1 sensor, pensa em teres 3 no total .Só com 2 nunca sabes qual está correcto :)



Estremos de hoje:
Tmax : 14.9ºC
Tmin: -2.6ºC
Maior Dif. Termico do ano: 17.5ºC

De momento estão 1.2ºC. (ontem, á mesma hora estavam 1.2ºC ) :shocking:
pressao nos 1016hpa, vento nulo.
O simbolos de previsao da minha wmr200 mostram NEVE :surprise: :D
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Geiras , o local onde vivo penso ter semelhanças do teu local, e pensando em realizar estudos, já tenho mais sensores. Se só tens 1 sensor, pensa em teres 3 no total .Só com 2 nunca sabes qual está correcto :)

Se eventualmente adquirir mais sensores, serão no mínimo mais 2 :thumbsup:
___

Sigo com 2,3ºC.
 

Dinis93

Cirrus
Registo
18 Ago 2012
Mensagens
33
Local
Cela (Alcobaça)
Bom quadro de temperaturas registadas às 22horas pelas estações do IM. Vale a pena espreitar como isto está ;)

Deste lado, sigo com céu limpo e uns notáveis 2.5º. Vento nulo.

A nossa região é sempre tão fria à noite, tendo o mar do lado e a serra do outro. :cold:
Por aqui, estavam 1,5ºC no carro há uns momentos (a única maneira de ver a temperatura atualmente...)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Inversão térmica por aqui, com vento nulo. Sigo com 2,2ºC. Azeitão mais a cima (~85m de altitude) vai com 4,4ºC.
 

quim_mane

Cirrus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
43
Local
Coimbra
Já não refiro isso, mas se os dados captados pelas estações das eólicas fossem dados ao público em geral, ficaríamos com uma rede de dados impressionante.

Pois, não lhes custava nada

Tanto a malta das eólicas como as das comunicações têm lá equipamento mais do que suficiente para puderem captar e transmitir esses dados. Electricidade e antenas é coisa que não falta por lá

E vento e frio também não costuma faltar (já que este é um fórum meteo, é melhor falar nestas coisas :D)