Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2013

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Bom dia

:lol:Não é grave , não contextualizei bem a palavra ...queria penas dizer que acho a situaçao de dia 3/4 mais gravosa a nivel de precispitacao e ventos do que os Açores---vamos "ter mais mau"tempo do que os colegas açorianos
 


Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
->->->
Setinhas para o Azor. Muito boa análise. Corroboro completamente da opinião.



Confirmo o que disse o Hazores, mas ainda não presenciei, hoje, aguaceiros fortes. Abundante, sim.

Penso que esta linha de instabilidade está a ser um pouco subestimada.
Quando comparo os meteogramas GFS dos últimos dias, reparo que as previsões de precipitação deles têm ficado muito aquém daquilo que realmente acontece.

Efectivamente, os solos estão saturados e as coisas não parecem promissoras.

Gostava de perguntar ao pessoal açoriano o seguinte:
Aquando do temporal de Maio de 2012, havia algum alerta em vigor ou o Alerta Vermelho caiu já depois do mal ter acontecido?
Penso, inclusivamente, que o avatar do Hazores é referente a essa mesma madrugada...

tens razão o meu avatar foi desse dia, mas tive a reparar na hora e foi ás 00h, mas não me recordo a que horas foi o "pico" do temporal, nem sei se a que horas foi lanado o alerta...
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Bom dia posso estar esnganada mas as previsoes para a RAM no dia 3/4 apontam para maior instabilidade do que os Açores...acho o cenário mais grave.:rain:

Eu achava mais o contrário.

Os Açores estão a verter água nos solos, e a Madeira com falta dela, logo estas condições de instabilidade para a Madeira não serão tão gravosas como podem vir a ser para os Açores. Chuva forte e vento aqui é um dia normalíssimo de inverno. Nos Açores um aviso amarelo, converte-se em aviso laranja na Madeira, porque os critérios de avisos de mau tempo na Madeira são mais espandidos do que aqui nos Açores que são mais apertados ... mas a chuva forte é a mesma. As consequências é que podem vir a ser diferentes...

O problema será mesmo a capacidade que os solos têm de reterem água, e nisso os Açores já estão a exceder o seu limite e a Madeira ainda com bastante capacidade de retenção.

Os Açores já estão com chuva há muito mais tempo que a Madeira daí que a situação se torne mais problemática para a região açoriana. Percebe a diferença? Seja como for, em todo o caso é melhor ir acompanhando.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
->->->
Gostava de perguntar ao pessoal açoriano o seguinte:
Aquando do temporal de Maio de 2012, havia algum alerta em vigor ou o Alerta Vermelho caiu já depois do mal ter acontecido?
Penso, inclusivamente, que o avatar do Hazores é referente a essa mesma madrugada...

>->-> Recebi as setinhas Kamikaze lool :p

Olha no que eu me recorde, os avisos de mau tempo das trombas de água em S. Miguel só foram para o ar depois do mal ter acontecido. Na tromba de água na Terceira também penso que foi o mesmo.

No temporal de Maio de 2012, o aviso entrou em vigor a tempo. Grupos oriental e central estiveram em alerto vermelho horas antes da tempestade .. o problema é que ninguém da terra levou a peito os mesmos avisos... por isso foram apanhados em enxurradas e debaixo de forte trovoada lol :D
 

Hugois

Cumulus
Registo
17 Abr 2012
Mensagens
150
Local
Camacha - Madeira (500/600m)
De terça a sábado vou estar na ilha da Madeira, parece que a escolha da data não foi a melhor... sabem dizer-me se irá chover em abundância? ou será que serão apenas aguaceiros e dá para visitar tudo sem problemas? :D
Cumprimentos.

Mesmo que chova tas em segurança...nossos solos estao secos ...em bom estado pra aguentar a chuva...e existe sempre algum lugar na ilha onde nao esta a chover :D
 

acorianissima

Cirrus
Registo
18 Ago 2012
Mensagens
9
Local
ponta delgada
Nós é que nao estamos em segurança porque os nossos solos estao cheios de água.
Já estou farta de tanta chuva nessa terra.
Os queimados já gritam e quando eles gritam é trovoada certa. Oxala n haja outra vez desgraças como em invernos anteriores.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Cuidado com o termo ciclogénese, pois não está previsto que esse fenómeno ocorra.

Na altura quando referi o termo em questão, os modelos apontavam para que se formasse uma ciclogénse na região dos Açores.

Agora o que ambos os modelos apontam é para que uma depressão complexa com vários núcleos associados, e com uma pressão abaixo de 990 hp se irá instalar na região dos Açores nas próximas horas/ dias.

Nesta altura fortes trovoadas a aproximarem-se dos Açores.





Parece que vai haver de novo animação eléctrica por estas bandas dada a cor e a espessura das nuvens nesta altura no céu dos Açores.

Sigo com céu encoberto, e vento a soprar fresco com rajadas do quadrante sueste. O mar também já está picado.

Máxima de 14 º C

Saudações açorianas,
Azor
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
“Associado à passagem de um sistema frontal, prevê-se para o dia 1 de Março (sexta-feira), a ocorrência de períodos de chuva a partir do início da manhã, tornando-se forte a partir do meio da tarde. A partir do final do dia prevê-se um desagravamento da situação meteorológica passando a regime de aguaceiros”, referiu o director do Observatório de Meteorologia do Funchal, ouvido pelo DIÁRIO.

No dia 3 (domingo) a partir do meio da manhã, está prevista a ocorrência de períodos de chuva, associados a um sistema frontal activo, tornando-se forte a partir da tarde. “O vento será em geral moderado a forte, tornando-se forte a muito forte nas terras altas a partir do final da manhã”, regista Víctor Prior.

Os períodos de chuva e aguaceiros deverão diminuir de intensidade só a partir do dia 7. Esta situação será acompanhada de ondulação forte de oeste / sudoeste a partir do dia 4.

Fonte DN

PS: só a partir de dia 7 é que melhora...fiquei com a ideia de que a chuva no dia 4 ao final da trade ja diminuia de intensidade:confused:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,401
Local
Olhão (24 m)
Chuva provocou várias derrocadas em São Miguel
NOS ÚLTIMOS DIAS


Várias derrocadas foram registadas nos últimos dias no concelho da Ribeira Grande, nos Açores, na sequência de fortes chuvadas que têm assolado aquela ilha, revelou esta quarta-feira à Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, José Luís Pascoal.

Os bombeiros foram chamados a intervir numa derrocada na estrada regional da freguesia do Porto Formoso, no concelho da Ribeira Grande (ilha de São Miguel), e no antigo Caminho da Ladeira Velha, também no Porto Formoso.

Nas Lombadas, uma derrocada foi acompanhada ao final do dia pelo desabamento parcial do quintal de uma habitação nas Calhetas, no mesmo concelho.

Em nenhum desabamento foram registados danos pessoais ou materiais ou estradas obstruídas, segundo o responsável.

De acordo com o gabinete de imprensa do Governo dos Açores, as direções regionais dos Assuntos do Mar e das Pescas fizeram deslocar uma equipa de técnicos para a zona costeira da Maia, designadamente para o porto, a par de técnicos do Laboratório Regional de Engenharia Civil.

O objetivo é fazer um estudo da arriba sobranceira ao porto de pesca de forma a manter a sua estabilidade.

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais vai também fazer deslocar meios para o local para a limpeza dos inertes que deslizaram na sequência de pequenos aluimentos de terra.

O Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores emitiu ao início da tarde de hoje um alerta de chuva forte para as nove ilhas do arquipélago.

Fonte: Record

Parece que a coisa promete complicar-se nos próximos dias nos Açores.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Parece que a coisa promete complicar-se nos próximos dias nos Açores.

No seguimento da noticia, algumas fotos do AcorianoOriental
16797.jpg


16796.jpg

Fonte: Acoriano Oriental
 

a410ree

Cumulus
Registo
17 Set 2012
Mensagens
152
Local
Madeira
Bem já vi que os açores já andam fartos de tanta ( Agua ) xD E aqui na RAM Estamos tao fartos de este tempo seco e que pelos vistos sexta vai haver uma boa rega ! Nessa sexta poderá haver Atividade electrica? Sexta ou outros dias ?
 

Wessel27

Cirrus
Registo
18 Set 2012
Mensagens
57
Local
Angra do Heroismo
Boa Noite ...
Referir que aqui por Angra sopra desde há algum tempo para cá um vento constante que parece querer aumentar de intensidade ... De momento não há registo de chuva nem de trovoada ... Em suma somente mais um dia de mau tempo porém nunca sabemos por aqui quando as coisas ficam piores ...

Saudações Angrenses