Seguimento Sul - Fevereiro 2013

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Queda de neve surpreende distritos de Portalegre e Évora
Publicado hoje às 09:22
A Serra de São Mamede, em Portalegre, Elvas, Estremoz e Borba acordaram hoje com neve.
Na sequência de um nevão ocorrido durante a noite, a Serra de São Mamede, em Portalegre, está coberta de neve, não havendo registo de acidentes provocados pelo mau tempo, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.
De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre, há também registo de queda de neve no concelho raiano de Elvas.
Mais a sul, no distrito de Évora, há também registo de queda de neve nas zonas de Estremoz e Borba.
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vid...vr.it&utm_medium=twitter#sthash.uVbDRqMv.dpuf

Elvas: Flocos de neve caíram mas rapidamente derreteram
28/02/2013, 09:37
A cidade de Elvas não acordou esta manhã com um manto de neve, mas às primeiras horas do dia, entre as 7 e as 8 horas, eram visíveis os flocos de neve a cair do ceú.

Ainda que as condições fossem favoráveis à ocorrência de neve, as temperaturas, na ordem dos 0 a 3 graus centígrados, não foram suficientes para se assistir à queda de neve suficiente para mudar o cenário da cidade. Os flocos de neve caíam mas em contacto com a superfície rapidamente derretiam.

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre confirmou o registo de queda de neve no concelho raiano de Elvas, à semelhança do que aconteceu também no distrito de Évora, sobretudo nas zonas de Estremoz e Borba.

http://www.linhasdeelvas.net/pagina/edicao/4/2/noticia/12420
 


trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
E montemor! Havia bastante acumulação nos campos ao redor. Este inverno terminou com chave d'ouro. So tenho pena de nao ter visto nevar.
 

João

Cirrus
Registo
29 Dez 2005
Mensagens
91
Local
Montemor-o-Novo, Alto Alentejo (Entre os 300m e os
E montemor! Havia bastante acumulação nos campos ao redor. Este inverno terminou com chave d'ouro. So tenho pena de nao ter visto nevar.
Olha que foi um espectáculo, nunca tinha visto nevar assim...:rolleyes:
Flocos enormes e sem vento...parecia um filme, eu tive meia hora a olhar pela janela antes do acontecimento...:p mas valeu a pena:D
Os carros começaram a acumular alguma neve mas depois começaram os flocos a ficarem mais pequenos até passar a chuva...:(
Foi pena, podiamos ter dito outro nevão como o de 2006:w00t:
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Olha que foi um espectáculo, nunca tinha visto nevar assim...:rolleyes:
Flocos enormes e sem vento...parecia um filme, eu tive meia hora a olhar pela janela antes do acontecimento...:p mas valeu a pena:D
Os carros começaram a acumular alguma neve mas depois começaram os flocos a ficarem mais pequenos até passar a chuva...:(
Foi pena, podiamos ter dito outro nevão como o de 2006:w00t:

A neve aqui e rara, por isso convém sempre desfrutar dela. Já foi a terceira vez que vi neve este ano, mas Montemor valeu pelas outras duas.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Estive entre as 8:40 e as 9:10 no Caldeirão junto do radar do im. Vi pelo radar a chegada da precipitação e fui lá acima. Não há muito que contar.

Ao princípio chegou uma névoa muito gelada, parecia que tinha saído do frigorífico... durou uns 10 minutos e depois passou a chuva. Não era um sistema muito compacto e esfarrou-se depressa. Quando saí de lá de cima chovia e estavam 3 graus. Daqui a pouco já coloco fotos...
 

João

Cirrus
Registo
29 Dez 2005
Mensagens
91
Local
Montemor-o-Novo, Alto Alentejo (Entre os 300m e os
A neve aqui e rara, por isso convém sempre desfrutar dela. Já foi a terceira vez que vi neve este ano, mas Montemor valeu pelas outras duas.
Pois, infelismente é rara, por isso é q eu mal dormi esta noite... mas valeu a pena.
Pois eu sei, pois tenho acompanhado as tuas reportagens aqui no forum.;)
Só ontem é que fiquei a saber quem és por causa do facebook...:confused:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Pois é a meteo tem destas coisas :shocking:

Estive no meu posto de observação até às 05h. Decidi então ir descansar e acordar pelas 06h45. A essa hora chovia com alguma intensidade e a temperaura nos 4ºC e em aumento. Dei por terminado o caso, pois até na região em volta as temperaturas teimavam em não baixar...

Pelas observações dos poucos que a viram cair, nevou e chegou a acumular nos carros e nos campos em cotas acima dos 300m a 350m.

Aqui o registo da minha estação com o momento em que a temperatura baixa mais rapidamente e a chuva terá dado lugar ao branco elemento:

TempMeteoElvas_zps2ca34379.png



São até agora as únicas fotos com o registo do momento, que encontrei na net, da rádio local.

NeveElvas1_28FEV13_zps46123f84.jpg


NeveElvas2_28FEV13_zpsf37ec0f0.jpg


NeveElvas3_28FEV13_zpse69984f6.jpg


Fica para a próxima.

Em Marvão a nevada foi copiosa! :surprise: Oram vejam esta foto retirada de um extenso album de fotos deste nevão na página Mercearia de Marvão:

73492250092275328775210.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Muita neve naquelas serras entre Extremadura e Andaluzia em Espanha, há acumulações nalguns locais na ordem dos 15/20cm ou mais. E continua a nevar.

Azuaga (~600m)

BMbJwP4.jpg

(c) Isa Rodríguez Cintas
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
O momento em que abriram a porta do congelador e chegou uma névoa muito gelada, um pouco antes das 9 da manhã...

280220132023.jpg


280220132031.jpg


280220132032.jpg


280220132037.jpg


Depois desfez-se tudo e começou a chover entre alguns raios de sol...

280220132041.jpg


280220132043.jpg
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Algumas fotos que tirei do Facebook, a qualidade não é a melhor mas foi com telefones. A neve por esta altura já deve ter derretido toda.

Estrada de Montemor para Évora.





Arredores de Montemor onde se vê o manto branco.



Os carros estavam assim:





Água-neve que caiu ontem à tarde por volta das 4 e 20 da tarde.