Tornados em Portugal



Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Ok, de facto confirmo, o meu trabalho está em Inglês, mas qualquer tradutor da Internet traduz o texto para Português. Tem uma excelente foto de um Tornado perto de Vila do Conde, e alguns gráficos interessantes sobre tornados em Portugal ... hoje estou com pouco tempo, mas até ao próximo fim-de-semana, prometo responder a todas as solicitações, Ok? :thumbsup:
 

remy

Cirrus
Registo
8 Fev 2007
Mensagens
68
Local
Toulouse
Salvação à todos. Certamente Nuno Figueiredo tenho algumas fotografias certos tornades em Portugal. Mim as fasquias ter graça ao ficheiro power ponto Paula Leitao. Me esforçar-me-ia de vocês os metros sobre o nítido. Tão não outra vez casos tornades em relação vaga à orageuse do 18,19 e 20 maio ?;).Tão não a estatística e as investigações avançam para tornades em Portugal. Possuo agora graças às minhas investigações estatísticas sobre o assunto. Dir-vos -ei mais um posso atrasado :D
 

remy

Cirrus
Registo
8 Fev 2007
Mensagens
68
Local
Toulouse
Eis por conseguinte as fotografias prometidas.

Tornado de Castro Verde 1986 ?

castro10.jpg


castro11.jpg


castro12.jpg


Tornado De Beja 20/09/1987 F3/T6

ff10.jpg


fff10.jpg


ffff10.jpg


Tornado de Vila do Conde 21/04/1999 F2/T4

vila_d10.jpg


vila_d11.jpg


outros virão atrasado:D ;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Tromba de água - 21/02/2004 - Carcavelos/Cascais

Oi Remy,
Excelentes fotos, algumas já tinha, mas essa de Vila do Conde é uma novidade para mim.

Vê lá se tens este "cromo" na tua colecção .. :D
Já agora, alguém tem fotos desta tromba de água de Carcavelos ? Eu sei que existem imagens muito melhores e espectaculares, tiradas mesmo em Carcavelos. Na altura até passaram na TV e foram capa de um jornal.

-----------------------------------------------------------
Tromba de Água de Carcavelos
Local: Ao largo de Carcavelos/Cascais
(fotografia tirada de muito longe, a partir da Lagoa de Albufeira, na outra margem. A serra que se vê na imagem é a Serra de Sintra)

Data: 21 Fevereiro 2004 - Final da tarde (talvez 17:00h)

01ms7.jpg


02zo7.jpg


03cv6.jpg


Situação:
A ocorrência desta tromba de água coincidiu com o início de alguns dias de grande instabilidade climatérica, que se agravaram nos dois dias seguintes. No dia 22 de Fevereiro a chuva provocava pequenas/médias inundações no Algarve e um pouco por todo o território. Setúbal registou 200 mm/m2 numa hora. Neve caiu com muita intensidade na região da Serra da Estrela.

21fma2.jpg


22foj3.jpg