Seguimento Açores e Madeira - Março 2013

Hugois

Cumulus
Registo
17 Abr 2012
Mensagens
150
Local
Camacha - Madeira (500/600m)
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2013

Bem daqui a nada vem o pessoal toda da ilha da madeira a dizer que choveu heheheh pra nao fazer a desfeita aqui chove normalmente nada de mais apesar de já estar a chover desde o almoço ja deu pra molhar tudo ...mas pensei que seria pior pelo menos mais forte a chuva...vamos esperar pra ver :D Boa noite ainda bem que as coisas pelos açores ja acalmaram :D Ah vento moderado e MUITO nevoeiro ...
 


icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2013

Bem daqui a nada vem o pessoal toda da ilha da madeira a dizer que choveu heheheh pra nao fazer a desfeita aqui chove normalmente nada de mais apesar de já estar a chover desde o almoço ja deu pra molhar tudo ...mas pensei que seria pior pelo menos mais forte a chuva...vamos esperar pra ver :D Boa noite ainda bem que as coisas pelos açores ja acalmaram :D Ah vento moderado e MUITO nevoeiro ...




Boa noite já viste a previsão para Domingo? o stormy fez uma análise e não está nada bom:confused:
 

Hugois

Cumulus
Registo
17 Abr 2012
Mensagens
150
Local
Camacha - Madeira (500/600m)
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2013

Boa noite já viste a previsão para Domingo? o stormy fez uma análise e não está nada bom:confused:

Bem ao que vi a instabilidade vai se manter nos proximos dias...o que me está a preocupar mais no domingo é o vento que pelo menos ca quando vem chega forte ..mas chuva ora retiram precipitação ora repõem ja nem sei o que esperar...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Penso que a grande dúvida reside na instabilidade convectiva, ou seja, sabendo-se que a malha dos modelos globais é bastante grande e que não funciona de forma muito eficaz como é natural penso eu, por ter menor resolução face os modelos de mesoescala, então é provável que se forma formar algumas células com maior potencial, porque não vejo nenhum problema se chover 30 mm em 6 horas, mas sim que se formem linhas de instabilidade mais organizadas como MCS, por exemplo, que em regiões montanhosas possam alcançar os 100 ou mais mm em 6 horas.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Meu Deus LOL gostava tanto de perceber mais desta coisa do tempo

Loool ... imagina que estás olhando para o céu, está lá uma nuvem e ela começa a crescer para cima e a se expandir, basicamente foi isso que eu quis dizer ....
Estamos a aprender sempre todos os dias....:D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
E subitamente apos umas grandes chuvadas durante uns 30 minutos a chuva parou mesmo xD

No Funchal na ultima hora cerca de 21 mm, o que dá no dia de hoje cerca de 40 mm !
Pela imagem de satélite não se vislumbra nada de especial neste momento a menos que se forme alguma célula mais poderosa !

Areeiro: +- 100 mm;
Funchal: +- 40 mm;

Na parte oeste da Madeira estranhamente choveu muito pouco no dia de hoje ...
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Previsões GFS de 01.03.2013_18UTC:

Ponta Delgada

Sábado, 12h00 = Pressão atmosférica de 1005,0 hPa
Domingo, 12h00 = Pressão atmosférica de 982,8 hPa

Funchal

Domingo, 00h00 = Pressão atmosférica de 1010,3 hPa
Segunda-feira, 00h00 = Pressão atmosférica de 990,1 hPa

Previsão de rajadas de vento superiores a 120 quilómetros/hora nas áreas montanhosas.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Previsões GFS de 01.03.2013_18UTC:

Ponta Delgada

Sábado, 12h00 = Pressão atmosférica de 1005,0 hPa
Domingo, 12h00 = Pressão atmosférica de 982,8 hPa

Funchal

Domingo, 00h00 = Pressão atmosférica de 1010,3 hPa
Segunda-feira, 00h00 = Pressão atmosférica de 990,1 hPa

Previsão de rajadas de vento superiores a 120 quilómetros/hora nas áreas montanhosas.


pode explicar melhor...vamos provavelmente entrar em alerta vermelho para o vento? ou para a chuva?
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
pode explicar melhor...vamos provavelmente entrar em alerta vermelho para o vento? ou para a chuva?

A brusca variação da pressão atmosférica vai provocar ventos fortes, com rajadas na ordem dos 120 km/h nas áreas mais elevadas, bem como uma forte agitação marítima. A emissão dos alertas é da competência da Protecção Civil.

Para os Açores está em vigor o alerta 24/2013

Também o Serviço de Protecção Civil da Madeira já emitiu vários alertas.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Bom eu por cá sigo com chuva forte. Nada fazia prever isto agora tão cedo e não faço a mínima de onde é que isto veio, mas posso dizer que 40 min de chuva forte foi o suficiente de novo para fazer correr dos pastos águas que arrastaram lama e pedras consigo para as estradas aqui na minha zona.

Por agora já parou mas fico a pensar como andará a situação no resto da ilha.

Da maneira que temos os nossos solos cheios de água, basta uma chuva a mais e pronto, já temos novamente enchurradas.

14 º C é a minha máxima actual

Cumprimentos açorianos,
Azor