Seguimento Açores e Madeira - Março 2013



Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
Pelo menos em Machico, registei uma rajada máxima de 104 km/h e o que me deixou ainda mais surpreso, foi a quantidade de precipitação acumulada, 263 mm!!!:surprise:
Eu neste momento não estou na Madeira, mas pelo que sei, algumas telhas partidas em minha casa, árvores derrubadas e que choveu imenso...
Pelo que vi no gráfico, não me parece que tenha sido um erro da estação, mas também certezas não tenho!:huh:

http://www.meteomachico.com/wxwugraphs.php
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Acumulados finais das últimas 24 h do evento de domingo 03 de março, em todas as estações da ilha, existem valores impresionantes.

1º Areeiro: 309,5 mm
2º Bico da Cana (Paul da Serra): 168,7 mm
3º Santo da Serra: 153,7 mm
4º São Vicente: 150,2 mm
5º Quinta Grande: 69,4 mm
6º Santana: 62,5 mm
7º Funchal: 50,1 mm
8º Lugar de Baixo (Ponta do Sol): 41,3 mm
9º Ponta de São Lourenço (Caniçal): 35,9 mm
10º Lido (Funchal): 26,4 mm
11º São Jorge (Santana): 24,8 mm
12º Calheta: 20,5 mm
13º Lombo da Terça (Santa de Porto Moniz): 19,2 mm
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Neste momento chuvisca e o vento sopra moderado.

Temperatura do ar: 13ºC

O dia de ontem (3 de Março de 2013) foi marcado por aguaceiros pontualmente fortes e vento a soprar com alguma intensidade com rajadas por vezes fortes.

Está em vigor um Alerta Amarelo para o Grupo Central para chuva por vezes forte e para o Grupo Oriental para chuva por vezes forte e mar tempestuoso.

Uma boa segunda-feira a todos. :)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Acumulados finais das últimas 24 h do evento de domingo 03 de março, em todas as estações da ilha, existem valores impresionantes.

1º Areeiro: 309,5 mm
2º Bico da Cana (Paul da Serra): 168,7 mm
3º Santo da Serra: 153,7 mm
4º São Vicente: 150,2 mm
5º Quinta Grande: 69,4 mm
6º Santana: 62,5 mm
7º Funchal: 50,1 mm
8º Lugar de Baixo (Ponta do Sol): 41,3 mm
9º Ponta de São Lourenço (Caniçal): 35,9 mm
10º Lido (Funchal): 26,4 mm
11º São Jorge (Santana): 24,8 mm
12º Calheta: 20,5 mm
13º Lombo da Terça (Santa de Porto Moniz): 19,2 mm

A juntar a isso, temos o vento.
Lombo da Terça atingiu uma rajada de 40,1m/s (144,4km/h) e vento médio de 17,6m/s (63,4km/h)
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Boa tarde,

gostaria de saber qual a vossa opinião sobre as temperaturas baixas, apesar de ainda estarmos a muitas horas de distância, mas que os modelos estão a prever de uma forma consistente, que se vão fazer sentir quinta e sexta feira nos açores. será que vamos ver cair neve pelo terceiro ano seguido?
diagam de vossa justiça?
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Boa tarde,

gostaria de saber qual a vossa opinião sobre as temperaturas baixas, apesar de ainda estarmos a muitas horas de distância, mas que os modelos estão a prever de uma forma consistente, que se vão fazer sentir quinta e sexta feira nos açores. será que vamos ver cair neve pelo terceiro ano seguido?
diagam de vossa justiça?

Sinceramente acho que ainda é cedo para dar uma resposta concreta, mas as cotas de neve aqui para S. Miguel nos últimos dias tem-se mantido mais ou menos baixas, chegaram a estar nos 1000 metros mas hoje gfs das 6h tinham voltado para os 800 metros, na minha opinião e tendo em conta sermos ilhas no meio do atlântico acho ainda cotas muito altas para nevar referindo em particular a S. Miguel, no entanto acho que ainda há uma remota hipotese de acontecer, vamos a ver.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Sinceramente acho que ainda é cedo para dar uma resposta concreta, mas as cotas de neve aqui para S. Miguel nos últimos dias tem-se mantido mais ou menos baixas, chegaram a estar nos 1000 metros mas hoje gfs das 6h tinham voltado para os 800 metros, na minha opinião e tendo em conta sermos ilhas no meio do atlântico acho ainda cotas muito altas para nevar referindo em particular a S. Miguel, no entanto acho que ainda há uma remota hipotese de acontecer, vamos a ver.

para a ilha terceira ( a 200m de altitude)o gfs está a colocar cotas de neve entre o 600 e os 800 m para sexta feira, como disseste e muio bem vivemos no meio do atlântico e como tal estas não são as cotas de neve reais eu, por norma, empiricamente costume adicionar mais uns 300 a 400 m (dependendo das temperaturas previstas aos 500 e 850Hpa) por isso estou com alguma esperança.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Pela RAM situação de aguaceiros/trovoadas localmente fortes nas proximas 6-12h.
Como o vento está em geral de W, não se espera tanta precipitação nas zonas altas salvo em algumas encostas da zona oeste da ilha da Madeira.

nq6zaGg.png
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Pois, é isso mesmo... Aguardar os próximos dias... e esperar que não retirem o frio que está modelado....

Os modelos pelo menos já se vão aguentando com essas cotas baixas á alguns dias. Mas tem outra coisa, pode nevar nos sitios que eu referi mas pode não acumular.