Estação meteorológica PCE FWS-20



filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Resta saber quais as melhores?! As recarregaveis duraram mais de 2 anos sem falhas...

Muito obrigado a todos.


As alcalinas, aqui nas temperaturas negativas, e a ver pelo pdf postado anteriormente nem talvez transmitissem;), daí a minha escolha, onde na altura tive-as que mandar vir da capital, hoje já existem em qualquer worten e mais baratas:D
 

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
As alcalinas, aqui nas temperaturas negativas, e a ver pelo pdf postado anteriormente nem talvez transmitissem;), daí a minha escolha, onde na altura tive-as que mandar vir da capital, hoje já existem em qualquer worten e mais baratas:D

Boas pessoal,

A situação está resolvida (pelo menos em parte). Comprei as Energizer lithium e coloquei no transmissor. Procedimento de sincronismo efectuado e... Indicação de pilha fraca :-(... Que treta! Como tinha um transmissor de "spare" (oferta da PCE), troquei o transmissor e tudo ficou ok (resultado: O transmissor deve estar avariado [ainda não abri]).

Porem, já que tinha a "mão na massa" e como por vezes tinha falhas de recepção, abri a consola e deparei-me com um pequeno cabo (multifilar), com cerca de 5 Cm de comprimento e +/-0,2mm de secção a fazer de antena (só isto?)!!! Lá peguei no ferro de soldar e fiz o upgrade para uma antena unifilar, de 1,5mm de secção e cerca de 10Cm (hehehehe assim já parece uma antena).

Tudo ligado e sincronizado a 100%... até hoje de manhã... Que não tinha dados do exterior?! Após algumas horas voltei à consola e nada de dados :-(... Fiz "Reset" (consola apenas) e tudo voltou a ficar ok (vamos ver até quando)! Será que fiz "porcaria" com a substituição da antena (pessoal do radio, please?)

Muito obrigado.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boas pessoal

Então é o seguinte, estou com problemas no transmissor da PCE, a luz do sinal está permanentemente acesa e não envia dados para a consola. Alguém que perceba de eletrónica sabe o que poderá ser e como poderei resolver o problema?
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boas pessoal

Então é o seguinte, estou com problemas no transmissor da PCE, a luz do sinal está permanentemente acesa e não envia dados para a consola. Alguém que perceba de eletrónica sabe o que poderá ser e como poderei resolver o problema?


Problema resolvido, já recebe dados. ;)
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Boas pessoal

Então é o seguinte, estou com problemas no transmissor da PCE, a luz do sinal está permanentemente acesa e não envia dados para a consola. Alguém que perceba de eletrónica sabe o que poderá ser e como poderei resolver o problema?


Pois talvez, por acaso tinha dito atrás que o RS de pratos não eram grande coisa, mas....
A mim tambem já aconteceu isso:( à 2 anos, já tenho avisado muitos;), mas isso é humidade dentro da placa do transmissor, podes abri-lo, está ligeiramente colado pela costura, se a placa não tiver dados de queimada, podes aquece-la com um secador, pode voltar à vida....;)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Pois talvez, por acaso tinha dito atrás que o RS de pratos não eram grande coisa, mas....
A mim tambem já aconteceu isso:( à 2 anos, já tenho avisado muitos;), mas isso é humidade dentro da placa do transmissor, podes abri-lo, está ligeiramente colado pela costura, se a placa não tiver dados de queimada, podes aquece-la com um secador, pode voltar à vida....;)

Foi exactamente isso que fiz, o transmissor estava um pouco molhado e as entradas dos terminais apresentam já alguma oxidação. Não abri o transmissor, apenas apontei o secador para o plástico. Para abrir o transmissor basta tirar aquele parafuso pequeno dentro da compartimento das pilhas?
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Boas pessoal,

A situação está resolvida (pelo menos em parte). Comprei as Energizer lithium e coloquei no transmissor. Procedimento de sincronismo efectuado e... Indicação de pilha fraca :-(... Que treta! Como tinha um transmissor de "spare" (oferta da PCE), troquei o transmissor e tudo ficou ok (resultado: O transmissor deve estar avariado [ainda não abri]).

Porem, já que tinha a "mão na massa" e como por vezes tinha falhas de recepção, abri a consola e deparei-me com um pequeno cabo (multifilar), com cerca de 5 Cm de comprimento e +/-0,2mm de secção a fazer de antena (só isto?)!!! Lá peguei no ferro de soldar e fiz o upgrade para uma antena unifilar, de 1,5mm de secção e cerca de 10Cm (hehehehe assim já parece uma antena).

Tudo ligado e sincronizado a 100%... até hoje de manhã... Que não tinha dados do exterior?! Após algumas horas voltei à consola e nada de dados :-(... Fiz "Reset" (consola apenas) e tudo voltou a ficar ok (vamos ver até quando)! Será que fiz "porcaria" com a substituição da antena (pessoal do radio, please?)

Muito obrigado.

Conheço um user, radioamador, que tambem tem uma PCE, e sem abrir a consola sabia que para a frequencia da PCE, tinha que ter e tinha;) uma antena de XX cms e xx mm (medidas exactas) e propria para essa frequencia, altera-la para melhor desempenho, pode-se mas para umas certas medidas exactas, que agora não me lembro, pois a mim não me fiz falta.
O emissor tambem tem antena com medidas rigorosas e pode ser alterada;) mas dá mais trabalho.
Esse user, tem a PCE no telhado do 5º andar e transmite para o interior do 1º andar;)
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Foi exactamente isso que fiz, o transmissor estava um pouco molhado e as entradas dos terminais apresentam já alguma oxidação. Não abri o transmissor, apenas apontei o secador para o plástico. Para abrir o transmissor basta tirar aquele parafuso pequeno dentro da compartilhamento das pilhas?

Boas
O meu transmissor não tinha nenhum parafuso, é só meter um canivete na costura lateral do emissor que ele descola...
O ideal era mesmo abri-lo, secar e WD40;)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boas
O meu transmissor não tinha nenhum parafuso, é só meter um canivete na costura lateral do emissor que ele descola...
O ideal era mesmo abri-lo, secar e WD40;)

Obrigado

Já abri o transmissor, só por curiosidade, o sensor de temp e humidade é o que? :D
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
:D:D

Obrigado :thumbsup:

Espero é que o secador não tenha estragado a fiabilidade dos sensores.