Seguimento Açores e Madeira - Março 2013

HugoFrança

Cirrus
Registo
30 Nov 2010
Mensagens
11
Local
Livramento, Funchal ( 245 m )
Mas mesmo que a pressão esteja desajustada, isso não implica o mesmo do pluviometro... aliàs para além de domingo, em que a precipitação foi anormalmente alta, não vemos nos outros dias nenhuma anomalia assim relativamente à estação de S. Vicente que pertence ao instituto... os dados a mim, pareçem-me razoavelmente coerentes ( à escepção da pressão)...
É preciso notar que entre uma e outra estaçoes, há uma diferença de mais de 200 metros em altitude, e se a estação for, a que eu penso é, a estação das ginjas, está numa clareira que se abre mesmo próxima da floresta.

Qualquer um de vós, que conheça a floresta laurissilva, saberá, que se houvessem estaçoes, um pouco pela floresta, valores como estes em dias de precipitação elevada não seriam tão excepcionais (julgo eu), e penso que não seriam poucas as vezes, que a precipitação na floresta ( em especial nas vertentes viradas a norte), seria superior ao que encontramos no Areeiro.

Outra coisa que não percebi hfernades, se achas o rainfall rate assim tão elevado ( e é verdade que é!!) , o que dizes deste rainfall rate na estação do Sunderlandz ( salvo erro) :

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IPORTUGU2&month=3&day=3&year=2013

É mais elevado, e coincide igualmente com o periodo de maior vento.


Eu considero que os valores que ocorreram são bastante elevados, e possivelmente até excedem a realidade em algumas dezenas de mm! Mas por outro lado, os valores do resto dos dias e meses para trás não me pareçem mal! Mas gostava que alguem me soubesse afirmar se é mesmo da estação ou pode mesmo ter ocorrido mesmo aquele valor?


Tenho outra questão, alguem sabe se a altitude a que se encontra a estação é mesmo aquela aos 479m? É por uma simples questão... à cerca de uma semana e meia, fiz uma caminhada que terminou exactamente no local onde diz estar situada a estação meteorologica. Eu no troço final da caminhada encontrei uma estação meteorologica, que deve estar a cerca de 200 metros, do sitio do miradouro e em altitude estará cerca de 100 metros mais a cima, ou seja a quase 600 m. O que eu me pergunto, é, será que o valor da altitude em que se encontra a estação é o verdadeiro, ou será que na realidade a estação está um pouco mais acima, e sendo esse o caso, a estação fica enfiada dentro da floresta! Se assim for, fica a uma distancia significativa da estação do instituto, e se calhar o gap entre os valores de uma estação e de outra é mais provavel, embora tambem não explique tudo!
 


Hugois

Cumulus
Registo
17 Abr 2012
Mensagens
150
Local
Camacha - Madeira (500/600m)
Bem depois de uma tarde de sol ao fim do dia começou a chover e agora parou ....ou seja fecharam a torneira e abriram a janela do vento grrrr moderado a forte....maldito são pedro acha que precisamos de vento ...so faz estragos e mais nada ...moderado a fraco era suficiente!!!!
 

tripado

Cumulus
Registo
29 Dez 2010
Mensagens
106
Local
Lido, Funchal, +- 92m
Reitero os meus comentários, eu nao acho, eu tenho a certeza que está configurado incorrectamente.

A estaçao é do filho do dono do bar "o Miradouro" , e fica situada logo á frente do bar. No site dele tem a webcam e la podes ver onde fica situada.

Nao é no meio da floresta , mas nao fica muito longe, alias o sitio das Ginjas é o ultimo antes do Paul.

Alias, ja falei neste assunto ao Alejandro, ele náo sabe realmente o que se passa.

www.miradouro.pt e entra na camera.

Mas mesmo que a pressão esteja desajustada, isso não implica o mesmo do pluviometro... aliàs para além de domingo, em que a precipitação foi anormalmente alta, não vemos nos outros dias nenhuma anomalia assim relativamente à estação de S. Vicente que pertence ao instituto... os dados a mim, pareçem-me razoavelmente coerentes ( à escepção da pressão)...
É preciso notar que entre uma e outra estaçoes, há uma diferença de mais de 200 metros em altitude, e se a estação for, a que eu penso é, a estação das ginjas, está numa clareira que se abre mesmo próxima da floresta.

Qualquer um de vós, que conheça a floresta laurissilva, saberá, que se houvessem estaçoes, um pouco pela floresta, valores como estes em dias de precipitação elevada não seriam tão excepcionais (julgo eu), e penso que não seriam poucas as vezes, que a precipitação na floresta ( em especial nas vertentes viradas a norte), seria superior ao que encontramos no Areeiro.

Outra coisa que não percebi hfernades, se achas o rainfall rate assim tão elevado ( e é verdade que é!!) , o que dizes deste rainfall rate na estação do Sunderlandz ( salvo erro) :

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IPORTUGU2&month=3&day=3&year=2013

É mais elevado, e coincide igualmente com o periodo de maior vento.


Eu considero que os valores que ocorreram são bastante elevados, e possivelmente até excedem a realidade em algumas dezenas de mm! Mas por outro lado, os valores do resto dos dias e meses para trás não me pareçem mal! Mas gostava que alguem me soubesse afirmar se é mesmo da estação ou pode mesmo ter ocorrido mesmo aquele valor?


Tenho outra questão, alguem sabe se a altitude a que se encontra a estação é mesmo aquela aos 479m? É por uma simples questão... à cerca de uma semana e meia, fiz uma caminhada que terminou exactamente no local onde diz estar situada a estação meteorologica. Eu no troço final da caminhada encontrei uma estação meteorologica, que deve estar a cerca de 200 metros, do sitio do miradouro e em altitude estará cerca de 100 metros mais a cima, ou seja a quase 600 m. O que eu me pergunto, é, será que o valor da altitude em que se encontra a estação é o verdadeiro, ou será que na realidade a estação está um pouco mais acima, e sendo esse o caso, a estação fica enfiada dentro da floresta! Se assim for, fica a uma distancia significativa da estação do instituto, e se calhar o gap entre os valores de uma estação e de outra é mais provavel, embora tambem não explique tudo!
 

HugoFrança

Cirrus
Registo
30 Nov 2010
Mensagens
11
Local
Livramento, Funchal ( 245 m )
Ah, então assim fico mais esclarecido tripado! Então não é a estação que eu vi! ( embora gostava de saber se há algum lugar que transmita os dados da estação que eu vi!) Eu depois de escrever o meu comentário, estive a ver o mapa da zona, e percebi que a estação por onde eu passei, é outra, e a do bar é mesmo aos 479 metros! Eu já tinha conhecimento desse site, e já entrei na webcam, mas nunca tinha reparado na estação mxm à frente!

Seria interessante que a estação estivesse em perfeitas condiçoes, e saber quanto realmente choveu naquele dia!
 

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
Eu de vez em quando passou pela zona onde a estação esta, meu sogro tem uma casa um pouco acima. Na minha opinião acho que o mastro da estação deveria ter espigas para a segurar (pelo menos 3), o que acho que não tem, tambem não vou dizer que nao tem e até pode ter, pois as vezes que passo é sempre de carro. Hou um dia que passei la e fiquei com a impressão que o mastro estava a mexer-se com o vento.
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Boa tarde.

Aqui chove pontualmente forte há já mais de 2 h.

Para sexta feira parece que o vento vai soprar muito forte com ocorrência de granizo e trovoada. A ondulação também vai estar alta entre os 8 - 9 m

Cumprimentos açorianos,
Azor

O IPMA também dá queda de neve para o Pico acima dos 1200 metros, não estará um pouco exagerada esta cota, no gfs a cota anda pelos 600 metros, e da ultimas vez que nevou no Pico pelas fotos a cota parecia mais ou menos essa, cerca de 1200 metros. Não será um pouco menos?

Agora por aqui céu praticamente encoberto, neste momento não chove
 

hfernandes

Cirrus
Registo
27 Ago 2012
Mensagens
75
Local
Funchal
Mas mesmo que a pressão esteja desajustada, isso não implica o mesmo do pluviometro... aliàs para além de domingo, em que a precipitação foi anormalmente alta, não vemos nos outros dias nenhuma anomalia assim relativamente à estação de S. Vicente que pertence ao instituto... os dados a mim, pareçem-me razoavelmente coerentes ( à escepção da pressão)...
É preciso notar que entre uma e outra estaçoes, há uma diferença de mais de 200 metros em altitude, e se a estação for, a que eu penso é, a estação das ginjas, está numa clareira que se abre mesmo próxima da floresta.

Qualquer um de vós, que conheça a floresta laurissilva, saberá, que se houvessem estaçoes, um pouco pela floresta, valores como estes em dias de precipitação elevada não seriam tão excepcionais (julgo eu), e penso que não seriam poucas as vezes, que a precipitação na floresta ( em especial nas vertentes viradas a norte), seria superior ao que encontramos no Areeiro.

Outra coisa que não percebi hfernades, se achas o rainfall rate assim tão elevado ( e é verdade que é!!) , o que dizes deste rainfall rate na estação do Sunderlandz ( salvo erro) :

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IPORTUGU2&month=3&day=3&year=2013

É mais elevado, e coincide igualmente com o periodo de maior vento.


Eu considero que os valores que ocorreram são bastante elevados, e possivelmente até excedem a realidade em algumas dezenas de mm! Mas por outro lado, os valores do resto dos dias e meses para trás não me pareçem mal! Mas gostava que alguem me soubesse afirmar se é mesmo da estação ou pode mesmo ter ocorrido mesmo aquele valor?


Tenho outra questão, alguem sabe se a altitude a que se encontra a estação é mesmo aquela aos 479m? É por uma simples questão... à cerca de uma semana e meia, fiz uma caminhada que terminou exactamente no local onde diz estar situada a estação meteorologica. Eu no troço final da caminhada encontrei uma estação meteorologica, que deve estar a cerca de 200 metros, do sitio do miradouro e em altitude estará cerca de 100 metros mais a cima, ou seja a quase 600 m. O que eu me pergunto, é, será que o valor da altitude em que se encontra a estação é o verdadeiro, ou será que na realidade a estação está um pouco mais acima, e sendo esse o caso, a estação fica enfiada dentro da floresta! Se assim for, fica a uma distancia significativa da estação do instituto, e se calhar o gap entre os valores de uma estação e de outra é mais provavel, embora tambem não explique tudo!

Porque acho interessante perceber esse valor diário, 372,4 mm que não considero real, resta tentar saber porquê.
No dia 6 de Novembro de 2012, dia de grande temporal especialmente em S. Vicente a precipitação diária foi de 166mm nessa mesma estação. Este valor já não considero 'descabido'. Na minha opinião o vento influenciou a medição do dia 3 de março.

A rajada máxima registada nesse dia foi de 144km/h no lombo da terça pela hora do almoço,se não estou em erro. Para estes niveis de vento a chuva é quase tão horizontal como vertical e por tal, o registo da pluviosidade pelo pluviómetro pode ser inferior ao real, logo é ainda mais estranho obter grandes rain rates nestas alturas.

Em relação à diferença entre a estação do IM e da amadora e sem saber as suas localizações é difícil comentar, mas acredito que cá na Madeira devido à orografia possa haver diferenças significativas.

Em relação à caminhada, o sítio foi uma excelente escolha! Uma das zonas mais bonitas do nosso património da humanidade (Laurissilva), Quer a Levada da Fajã Rodrigues, a Levada do Norte e a Levada do Plaino Velho (ou do Inferno) passam por aí são espectaculares! ;)
 

hfernandes

Cirrus
Registo
27 Ago 2012
Mensagens
75
Local
Funchal
Em relação à estação do Sunderlandz, sigo o mesmo raciocínio. Pelo que vejo no historial do wunderground, cerca de 230mm entre as 12h00 e as 16h00... É muito! Em relação à restante medição de vento e pressão está excelente. Parabéns ao Sunderlandz pela medição dos 103,9km/h! um valor de invejar ;)
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
A meteo de há pouco dá aguaceiros de neve nas Flores acima dos 900 m e acima dos 1100 m no Pico. Nas restantes ilhas os aguaceiros deverão ser de granizo.

Chamada de atenção para o vento que irá soprar muito forte (65/75 km/h) com rajadas até 100 km/h .

Sigo com aguaceiros e máxima de 12 º C

Saudações açorianas
Azor
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,712
Local
AGH,terceira,açores
Boa noite!

Isto promete para os dois restantes dias desta semana, vento e frio esses são garantidos, o que nos resta saber é a quantidade de granizo que irá cair, um pouco por todo o arquipélago, e senos pontos mais altos das ilhas do grupo central e oriental se cairá ou não neve, excepto o pico pois aí é garantido que ele fique branquinho. Acredito que a neve cairá, contudo como será durante a noite/madruga irá ser mais díficil "provar" que ela realmente caiu, infelizmente penso que não deverá acumular nada, para podermos ver na manhã de sexta, isto é a minha opinião....
 

Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
Acerca da precipitação elevada, julgo que o vento ajudou à festa... Vou tentar resolver o problema do pluviômetro.
Devo referir que a restante precipitação elevada, foi uma falha na estação, que deu se no início de janeiro por causa de um corte elétrico e provavelmente fez alguma interferência com o PC... :)
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,712
Local
AGH,terceira,açores
Estive a verificar e estou admirado o IPMA não ter lançado o aviso amarelo para o vento, pois segundo os critérios do próprio instituto, com as condições de vento que estão a prever deveria ser lançado o aviso....