Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2013

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes:thumbsup:

Para amanhã os modelos estão em concordancia na passagem de uma short wave em altura, á qual se associa uma massa de ar tropical nos niveis baixos.

A interacção entre os dois originará uma ciclogenese, suportada pelos mesoescalares ( ALADIN, HIRLAM, WRF).

D43t7Wq.png


A depressão passará a norte durante a amanhã e tarde, originando ventos fortes com rajadas que localmente atingirão 100-120km.h.

Durante a madrugada, a chegada da frente quente activa causará chuva e ventos fortes por todo o pais, e depois com a massa de ar quente a invadir o território, o aquecimento diurno e os parametros termodinamicos favoraveis, poderemos ter uma situação de convecção severa em especial no centro e sul do continente.

:::::::::::::::::::::

5f 9h-5f 19h

Neste periodo preve-se um aumento gradual do CAPE para valores proximos dos 1000J/Kg, em especial no centro e sul.
Preve-se shear forte, entre 35 e 65kts, com perfis rotacionais nos niveis médios e baixos.
Tambem um campo de forçamento dinamico associado á short wave deverá alinhar-se com as bolsas de maior instabilidade/convergencia nos niveis baixos.

Como factor limitante temos a chegada de algum ar seco aos 700-500hpa, mas os modelos teem mantido ainda assim bons totais de precipitação, o que sugere que essa camada seca será rompida ocasionalmente por updrafts mais intensos, especialmente no periodo imediatamente posterior á passagem da frente quente ( 9-12h).

Entre as 12h e as 18/19h o ar seco deverá dificultar um pouco as coisas ( em especial no sul), no entanto é arriscado afirmar que será de tal modo limitativo que implica a completa aniquilação da actividade convectiva.
Se nascer alguma célula onde há ar mais seco, há risco aumentado de granizo forte/severo assim como fortes frentes de rajada.

Sendo assim, os parametros que se nos apresentam são bastante impressionantes, nomeadamente o shear, STP e gradientes nos niveis baixos, e não me parece dificil que as células que nasçam nesse ambiente evoluam rapidamente para supercélulas, ou complexos lineares com estruturas em arco, capazes de gerar rajadas muito fortes e tornados.

O nowcasting será mesmo muito importante amanhã!



yleGzpn.png



SOBiG9P.png





Amarelo

- Aguaceiros/trovoadas por vezes moderados
- Precipitação forte
- Rajadas de vento forte.

Laranja

-Agauceiros/trovoadas por vezes fortes.
-Precipitação forte, localmente excessiva
-Rajadas de vento superiores a 80-100km.h
-Trombas/tornados fracos
-Granizo

Vermelho

-Precipitação forte
-Rajadas de vento muito fortes
-Granizo
-Tornados
 


david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
:surprise::surprise::surprise:
ou seja vou ter um dia de aniversário muito agitado :D :D :D (9h-12h estou barreira do vermelho com laranja, 12h-19h estou no vermelho :D )
prenda de anos da mãe natureza :D (desde que não exagere :p )
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Boas tardes:thumbsup:

Para amanhã os modelos estão em concordancia na passagem de uma short wave em altura, á qual se associa uma massa de ar tropical nos niveis baixos.

A interacção entre os dois originará uma ciclogenese, suportada pelos mesoescalares ( ALADIN, HIRLAM, WRF).

D43t7Wq.png


A depressão passará a norte durante a amanhã e tarde, originando ventos fortes com rajadas que localmente atingirão 100-120km.h.

Durante a madrugada, a chegada da frente quente activa causará chuva e ventos fortes por todo o pais, e depois com a massa de ar quente a invadir o território, o aquecimento diurno e os parametros termodinamicos favoraveis, poderemos ter uma situação de convecção severa em especial no centro e sul do continente.

:::::::::::::::::::::

5f 9h-5f 19h

Neste periodo preve-se um aumento gradual do CAPE para valores proximos dos 1000J/Kg, em especial no centro e sul.
Preve-se shear forte, entre 35 e 65kts, com perfis rotacionais nos niveis médios e baixos.
Tambem um campo de forçamento dinamico associado á short wave deverá alinhar-se com as bolsas de maior instabilidade/convergencia nos niveis baixos.

Como factor limitante temos a chegada de algum ar seco aos 700-500hpa, mas os modelos teem mantido ainda assim bons totais de precipitação, o que sugere que essa camada seca será rompida ocasionalmente por updrafts mais intensos, especialmente no periodo imediatamente posterior á passagem da frente quente ( 9-12h).

Entre as 12h e as 18/19h o ar seco deverá dificultar um pouco as coisas ( em especial no sul), no entanto é arriscado afirmar que será de tal modo limitativo que implica a completa aniquilação da actividade convectiva.
Se nascer alguma célula onde há ar mais seco, há risco aumentado de granizo forte/severo assim como fortes frentes de rajada.

Sendo assim, os parametros que se nos apresentam são bastante impressionantes, nomeadamente o shear, STP e gradientes nos niveis baixos, e não me parece dificil que as células que nasçam nesse ambiente evoluam rapidamente para supercélulas, ou complexos lineares com estruturas em arco, capazes de gerar rajadas muito fortes e tornados.

O nowcasting será mesmo muito importante amanhã!



yleGzpn.png



SOBiG9P.png





Amarelo

- Aguaceiros/trovoadas por vezes moderados
- Precipitação forte
- Rajadas de vento forte.

Laranja

-Agauceiros/trovoadas por vezes fortes.
-Precipitação forte, localmente excessiva
-Rajadas de vento superiores a 80-100km.h
-Trombas/tornados fracos
-Granizo

Vermelho

-Precipitação forte
-Rajadas de vento muito fortes
-Granizo
-Tornados

Boa tarde Caro stormy,

Há uns dias atrás tinha falado da possibilidade do IPMA distribuir cartões amarelos por causa de chuva e vento forte. Mas tendo em conta atualmente alguns parâmetros tudo leva a creer que existe possibilidades para situações severas e nesse caso acredito que o IPMA possa atualizar esta noite os seus avisos migrando algumas regiões de amarelo para laranja!!!

E como dizes e bem o nowcasting será fundamental amanhã, dia muito agitado no território continental.

Cmps.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Por favor alguém me confirma como vai estar o tempo em Lisboa no próximo Sábado pelas 17 h e 50?

Pelas previsões dos Açores vai estar muito mau tempo nos Açores e gostaria de saber como o tempo vai estar por aí, porque tenho familiares que vão a Lisboa no próximo Sábado à hora que referi. Se estiver razoavelmente bom por aí e aqui o contrário, sabem se o avião desloca à mesma? Grato.

Saudações açorianas,
Azor
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Por essa hora em Lisboa e provavel que esteja a chover mas acho que é melhor perguntar a outros membros do forum que percebem mais que eu

Muito Obrigado! Chuva é ao menos.

O que me aflige mais é o vento, por isso queria saber como é que vai estar aí ao nível do vento, já que por aqui vai estar mesmo muito mau daí a minha pergunta.

Mas penso que se o vento exceder as rajadas de 100/h o avião não descola ou será que descola à mesma?

Abraço
 

north

Cirrus
Registo
20 Fev 2013
Mensagens
11
Local
Maia
Azor, isso depende bastante do piloto, e do aeroporto, aqui no Porto na Xynthia, com ventos na casa dos 100 km/h estiveram a trabalhar normalmente, com apenas borregos, nada de especial, em Lisboa penso que é mais complicado, devido aos ventos cruzados que lá se sentem, e aqui não. Agora, se fores na TAP são meninos para cancelar ou divergir, se fores na SATA o mais provável é aterrares em Lisboa ;) Mas isso depende muito do piloto, é um caso de sorte :P Levantar ele levanta, aterrar em Lisboa com ventos é outra história :D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boas tardes:thumbsup:

Para amanhã os modelos estão em concordancia na passagem de uma short wave em altura, á qual se associa uma massa de ar tropical nos niveis baixos.

....


Em que modelos estás a ver rajadas de 100/120km/h (supondo que não fales dos Açores ou terras altas) e CAPE de quase 1000 ?



Há uns dias atrás tinha falado da possibilidade do IPMA distribuir cartões amarelos por causa de chuva e vento forte

Cartões ?
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Em que modelos estás a ver rajadas de 100/120km/h (supondo que não fales dos Açores ou terras altas) e CAPE de quase 1000 ?

Também me questionei o mesmo. Fui ver os modelos e nada indica uma previsão tão severa para amanhã. :huh:

O que nos está a escapar stormy?:D
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
De realçar os avisos do IPMA, que cobrem o país todo devido à intensidade do vento que poderá apresentar rajadas na ordem dos 110km/h nas terras altas e os 90km/h no litoral durante o dia de amanhã, entrando em vigor a partir da meia noite.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,217
Local
loule-caldeirao
Também me questionei o mesmo. Fui ver os modelos e nada indica uma previsão tão severa para amanhã. :huh:

O que nos está a escapar stormy?:D

Bom se for como o dia de ontem em que escapou tudo já não digo nada...pode ser que desta vez os modelos estejam a lidar mal com a situação no entanto penso que estas previsões do Stormy são com base em alguns parâmetros propícios para que tal aconteça, o que não inviabiliza que não aconteça ou que aconteça no vizinho e a nós não.
Analisando os modelos o ECM dá alguma precipitação significativa para esta madrugada (entre 10 a 20mm em 6 horas) para os sul, o Aladin de escala menor já dá uma faixa de intensa precipitação(até 40mm em 3h) essencialmente no Alentejo mas dando um acumulado interessante nas serras Algarvias.
Face à situação convectiva é preciso cuidado e certamente os parâmetros vistos pelo stormy "despertaram-no" para esta previsão.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Poderemos ter algo parecido com a Gong o.O?

Não, há uma ciclogénese bastante profunda mas na sexta-feira, a ocorrer a norte dos Açores, este arquipélago é que terá ventos mais fortes, mas não ao nível dum "Gong". Quando a depressão se aproxima do continente no sábado já estará a encher com ventos mais fracos.

6zVcPMF.gif