Estação meteorológica PCE FWS-20

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
:D:D

Obrigado :thumbsup:

Espero é que o secador não tenha estragado a fiabilidade dos sensores.

Convem mesmo abrir o emissor e dar calor muito leve, wd40 para cima, e não voltar a repetir a façanha, pois o proximo banho pode ser fatal;)
 


wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
Conheço um user, radioamador, que tambem tem uma PCE, e sem abrir a consola sabia que para a frequencia da PCE, tinha que ter e tinha;) uma antena de XX cms e xx mm (medidas exactas) e propria para essa frequencia, altera-la para melhor desempenho, pode-se mas para umas certas medidas exactas, que agora não me lembro, pois a mim não me fiz falta.
O emissor tambem tem antena com medidas rigorosas e pode ser alterada;) mas dá mais trabalho.
Esse user, tem a PCE no telhado do 5º andar e transmite para o interior do 1º andar;)

Boas,

Era mesmo com "esse user" que precisava de falar... Mas não estou bem a perceber porque a antena não poderá ser maior? Ja abri 2 PCE (mesma frequência) e as antenas não são da mesma medida (diferença de +/- 1,5 Cm)!

Pessoal do radio ... _ _ _ ... ?!

Muito obrigado.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
O transmissor já está no telhado, estive a isolar a tampa do compartimento das pilhas e as entradas com fita isoladora, muito provavelmente a água escorreu pelos cabos entrando para as entradas. Entretanto a estação está a bulir a 100%, de manhã também tive um problema com o anemometro que me passou a registar 0km/h desde as 4h da manhã, problema que também já está resolvido :thumbsup:

Obrigado mais uma vez :)
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
O transmissor já está no telhado, estive a isolar a tampa do compartimento das pilhas e as entradas com fita isoladora, muito provavelmente a água escorreu pelos cabos entrando para as entradas. Entretanto a estação está a bulir a 100%, de manhã também tive um problema com o anemometro que me passou a registar 0km/h desde as 4h da manhã, problema que também já está resolvido :thumbsup:

Obrigado mais uma vez :)

Tendo um inconveniente é que com as entradas tapadas, a temperatura e humidade não vão ser reais;)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Tendo um inconveniente é que com as entradas tapadas, a temperatura e humidade não vão ser reais;)

Falo das entradas onde ligam os terminais e não as entradas de ar :)

b1h1YYC.jpg
 

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
Boas,

Era mesmo com "esse user" que precisava de falar... Mas não estou bem a perceber porque a antena não poderá ser maior? Ja abri 2 PCE (mesma frequência) e as antenas não são da mesma medida (diferença de +/- 1,5 Cm)!

Pessoal do radio ... _ _ _ ... ?!

Muito obrigado.

Boas,

Lá andei a estudar um pouco de radio frequência e antenas e já tenho a "coisa" segundo os cálculos oficiais :-). Aparentemente melhorou (mais uma vez, vamos ver ate quando), mas já por duas vezes que "olho para a consola" e não tenho informação da direcção do vento!!! Poderá ser da qualidade de recepção (perda de algum "pacote") ou (mais) alguma avaria no sensor de direcção/emissor?

Obrigado.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Boas,

Lá andei a estudar um pouco de radio frequência e antenas e já tenho a "coisa" segundo os cálculos oficiais :-). Aparentemente melhorou (mais uma vez, vamos ver ate quando), mas já por duas vezes que "olho para a consola" e não tenho informação da direcção do vento!!! Poderá ser da qualidade de recepção (perda de algum "pacote") ou (mais) alguma avaria no sensor de direcção/emissor?

Obrigado.

Boas
Segundo o que apanhei desse user que por cá andou... as antenas para a frequencia 868Mhz, teem que ter essas medidas...

300.000Km/s / 868.3 = onda compl.- fio com - 34,55cm
34,55cm X 5 /8 = 21,59cm
34,55cm /1/4 = 17,27cm
34,55cm / 1/2= 8,63cm

:thumbsup:
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Boas
Segundo o que apanhei desse user que por cá andou... as antenas para a frequencia 868Mhz, teem que ter essas medidas...

300.000Km/s / 868.3 = onda compl.- fio com - 34,55cm
34,55cm X 5 /8 = 21,59cm
34,55cm /1/4 = 17,27cm
34,55cm / 1/2= 8,63cm

:thumbsup:

Ora bem.. costuma-se usar 1/4 de onda..mas é questão de experimentarem até terem bons resultados.

Se querem uma coisa decente:
http://www.ebay.com/sch/i.html?_trksid=p2050601.m570.l1313&_nkw=868mhz+antenna&_sacat=0&_from=R40

Fazem um pigtail e está a andar :)
 

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
Ora bem.. costuma-se usar 1/4 de onda..mas é questão de experimentarem até terem bons resultados.

Se querem uma coisa decente:
http://www.ebay.com/sch/i.html?_trksid=p2050601.m570.l1313&_nkw=868mhz+antenna&_sacat=0&_from=R40

Fazem um pigtail e está a andar :)

Pois... Agora abram a consola e verifiquem a surpresa que têm lá dentro :huh: (pelo menos a minha)!

Já agora, qual a razão para se costumar utilizar 1/4 de onda? Actualmente estou a utilizar onda completa.

Obrigado e bons ventos.
 
Última edição:

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Pois... Agora abram a consola e verifiquem a surpresa que têm lá dentro :huh: (pelo menos a minha)!

Já agora, qual a razão para se costumar utilizar 1/4 de onda? Actualmente estou a utilizar onda completa.

Obrigado e bons ventos.

E qual é a surpresa, por curiosidade já abri a minha há uns bons tempos, e não achei nada fora do normal:huh:
Será que diz Made in China, como as outras:lol::lol:
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
hummm... talvez a medida da antena?!

Na altura medi a minha, agora não me lembro, mas tinha uma destas medidas exatas, ou 21,59cm ou 17,27cm;)
A do emissor tem 8,63cm ;)

Segundo as medidas para a frequencia;)
 

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
Na altura medi a minha, agora não me lembro, mas tinha uma destas medidas exatas, ou 21,59cm ou 17,27cm;)
A do emissor tem 8,63cm ;)

Segundo as medidas para a frequencia;)

Bolas então sou eu que tenho mesmo azar... Em duas consolas, nenhuma antena chegava sequer aos 8 cm (aprox. 6,4 e 7,9)! No emissor, estando integrada no circuito devera ter menos "desvios quantitativos"...
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Bolas então sou eu que tenho mesmo azar... Em duas consolas, nenhuma antena chegava sequer aos 8 cm (aprox. 6,4 e 7,9)! No emissor, estando integrada no circuito devera ter menos "desvios quantitativos"...

A do emissor tem sensivelmente 8,63...estive agora a medir.
Na consola não tenho aqui chave de cruz;)
Mas a julgar por esta foto da net, tem mais que isso...
WH-1081_base_PCB_receiver_zps4486c355.jpg

;)