Seguimento Litoral Centro - Março 2013

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Às 23h10 caiu aqui um violento aguaceiro, com queda de saraiva, e muito granizo à mistura.
Os vídeos não são muito elucidativos disso, mas é o melhor que consegui.

Imagem de radar a essa hora, com um ponto vermelho mesmo sobre a minha localidade.

por130309231031.jpg


Primeiro vídeo, aquando o aguaceiro aumentou de intensidade, e começou a cair granizo.
Saraiva ao 0:45, com zoom aos 1:12. (Ver em 720hd)

Segundo vídeo, altura em que granizava e chovia de forma muito violenta. (Ver em 720hd)

Apesar de não ser percetível, o relvado do jardim ficou coberto de gelo.

Belos registos André!:thumbsup: Grande chuvada!:D
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Tempo sereno por aqui, com 13,7ºC e vento fraco de Sudoeste.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Entre as 22h e a 0h houve bastantes clarões por aqui, trovões poucos. Alguma chuva mas nada de especial, ontem o acumulado foi de 3,8 mm e hoje ainda não registei mais nada embora tenha pingado. As pingas é que são típicas de cumulo, cada diâmetro :shocking: :D.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,343
Local
Fajarda - Coruche(57m)
desde as 21h +ou- que vejo relampagos, agora vim de coruche só se ve relampagos dos bons :p, tambem já caiu uma bela chuvada, por enquanto não, de noite com as luzes a bater nas cheias do rio sorraia e com relampagos fica um espetaculo :D
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Noite de fiasco até ao momento, 13,0ºC com vento fraco a moderado.
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boa noite ou bom dia.
Por aqui tem sido tudo, mas mesmo tudo ao lado, estou numa bolha repelente...
Mais uma que nada quis com esta zona à cerca de 20/30 min. Ainda houve actividade eléctrica ao longe mas nada mais, e acumulei uns fantásticos 0.2 mm.
Enfim, vou dormir com 12.0ºc. Até amanhã malta.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boa madrugada,

Abateu-se há pouco um aguaceiro torrencial, com alguma trovoada e bastante granizo, ainda com um tamanho considerável, que me acordou e deixou um pouco assustado :D

Sigo com 11,2ºC e vento fraco. 3mm acumulados.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas pessoal.:eek:

Ontem entre as 22he30/ 23h,caiu uma tempestade brutal,acompanhada por trovoada intensa(caíram vários raios aqui perto(+ou-800m),granizo,chuva torrencial e muito vento.
A luz foi-se, eram umas 22he35m(só voltou há pouco:angry:) que coincidiu com a queda de um raio.
Aqui a casa estremeceu toda, nem sei como é que os vidros não racharam,impressionante,para dizer a verdade fiquei com bastante nervoso.
O radar não engana, ve-se(22h50m) uma mancha em tons de laranja que entrou na zona.Esta bela celula entrou na area da praia ribeira d´ilhas e foi seguindo para Este, passando por algumas localidades, Santo Isidoro,Monte Godel,Pucariça,Pedra Amassada e Monte bom(Vale da Mangancha).Todas estas localidades ficaram sem luz, durante umas 10 horas.Acho que o unico membro daqui da zona que tambem pode relatar este temporal é o Peteluis, dado que reside na Picanceira,aldeia bastante próxima desta zona.Em termos de fotos/videos nada, ontem fiquei sem bateria nas 2 maquinas e no telemovel,foi pena. Hoje consegui tirar algumas fotos das marcas da agua e respectivos estragos,mais logo publicarei varios registos.:thumbsup:
_________

Minima: 10,6ºC
T.actual: 11,8ºC
 

peteluis

Cirrus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
74
Local
Montijo / Picanceira
Nao estava na zona, pelo radar avisei os meus familiares na ericeira e mafra do que estava para ocorrer, o meu irmao na ericeira diz que foi muito violenta a queda de chuva ate que ficou sem electricidade, so consegui falar com eles novamente hoje as 8h30. As meus Pais relatam tambem a violencia da trovoada, que fazem tremer a casa toda.

Boas pessoal.:eek:

Ontem entre as 22he30/ 23h,caiu uma tempestade brutal,acompanhada por trovoada intensa(caíram vários raios aqui perto(+ou-800m),granizo,chuva torrencial e muito vento.
A luz foi-se, eram umas 22he35m(só voltou há pouco:angry:) que coincidiu com a queda de um raio.
Aqui a casa estremeceu toda, nem sei como é que os vidros não racharam,impressionante,para dizer a verdade fiquei com bastante nervoso.
O radar não engana, ve-se(22h50m) uma mancha em tons de laranja que entrou na zona.Esta bela celula entrou na area da praia ribeira d´ilhas e foi seguindo para Este, passando por algumas localidades, Santo Isidoro,Monte Godel,Pucariça,Pedra Amassada e Monte bom(Vale da Mangancha).Todas estas localidades ficaram sem luz, durante umas 10 horas.Acho que o unico membro daqui da zona que tambem pode relatar este temporal é o Peteluis, dado que reside na Picanceira,aldeia bastante próxima desta zona.Em termos de fotos/videos nada, ontem fiquei sem bateria nas 2 maquinas e no telemovel,foi pena. Hoje consegui tirar algumas fotos das marcas da agua e respectivos estragos,mais logo publicarei varios registos.:thumbsup:
_________

Minima: 10,6ºC
T.actual: 11,8ºC
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Boas

Em Setúbal foi mais do mesmo a ver passar a trovoada ao longe :(

A meio da madrugada foi o momento principal devido a um forte aguaceiro de granizo!!

Tenho acumulado desde as 00h 7,6mm o rain rate máximo chegou aos 93,6mm/h (05:26)

Mínima foi de 10,4ºC

Agora está bastante sol e tempo ameno 16,2ºC

vejo de novo um aumento dos aguaceiros e trovoadas a partir do meio ou fim da tarde...
 

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
750
Local
Mafra
Boas.
Pelas 2:30 da manhã no IC19 via-se alguns relâmpagos para os lados do Montijo, mas pelo radar penso que estivessem um bocado longe. :trovao:

A mínima foi de 9.9º (provavelmente aqui também caiu granizo mas não ouvi). :rain:
Sigo agora com 14.2º. Estava sol há bocado mas já se foi...
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bom dia.

De momento cai um intenso aguaceiro na região Sul da Serra de Sintra.

Por aqui, apenas céu encoberto (ainda) e 13,9ºC com 65% de humidade e vento moderado a forte do quadrante Oeste.

Mínima de 11,5ºC e 3,3 mm acumulados.
 

Bastien

Cirrus
Registo
11 Jan 2008
Mensagens
59
Local
Povoa da Galega, Mafra
Esta zona a norte de Lisboa, nos últimos dias tem sido contemplada diariamente com a passagem de trovoadas. No entanto a de sexta feira passada por volta 6 horas da manhã, foi bastante violenta acompanhada de chuva forte durante cerca de 40 minutos, que provocou a subida rápida do caudal do rio Trancão e galgou as margens, tendo inundado campos e algumas habitações nas margens.
oGHN1xz.jpg