Estação Meteorológica Amadora de Elvas

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
A minha está com o UTC e actualizou a hora, mas a essa hora não notei essa perda, mas tambem desligado do PC armazena de 30 em 30 minutos;)
 


filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Desligada como? Pelo que vejo estás a debitar dados no wunderground? :unsure:

Estou mas só quando ligo o PC e a Net;)
A PCE funciona assim:
-Só Consola ligada, sem PC nem net- a consola guarda dados de 30 em 30 minutos, que depois são transferidos assim para o PC (cumulus), mas não à net;
-Consola ligada e PC sem net, guarda os dados a cada 48 segundos no cumulus, mas claro nada para a net;
-Tudo ligado, manda todos os dados online.
;)

Como vês só liguei a net às 9h31.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Estou mas só quando ligo o PC e a Net;)
...-Só Consola ligada, sem PC nem net- a consola guarda dados de 30 em 30 minutos, que depois são transferidos assim para o PC (cumulus), mas não à net;
...

Filipe ( e restantes companheiros)

isso quer dizer que não dá para fazer o upload de dados para a web, depois de se ligar o PC?
não pensava ser assim.

bernardino
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Filipe ( e restantes companheiros)

isso quer dizer que não dá para fazer o upload de dados para a web, depois de se ligar o PC?
não pensava ser assim.

bernardino

Há formas de o fazer se tivermos um site próprio, através de tabelas e bases de dados consegue-se. ;)
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Filipe ( e restantes companheiros)

isso quer dizer que não dá para fazer o upload de dados para a web, depois de se ligar o PC?
não pensava ser assim.

bernardino

Penso que não...
A solução é ter um PC ou algo parecido ligado permanentemente à net;)
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Olá comunidade MeteoPT! :)

É com enorme alegria e redobrado prazer que vos anuncio a compra recente de uma Davis. Até que enfim a consegui comprar!:w00t:

Comprei a versão Davis Vantage Pro2 Plus 6162 CEU, ou seja cablada.
A decisão tinha a ver com o local onde ela fica já estar preparado para levar o cabo para lá e assim com o dinheiro que poupei, poder comprar o "daytime FARS" (kit com ventilador para o abrigo onde está o termo-higrómetro). Sim, para esta versão a marca só fornece uma versão de ventilação que apenas funciona a energia solar, logo só durante o dia. Como eu acho que no Alentejo ter um abrigo ventilado as 24h é a melhor opção, especialmente no Verão, andei a investigar se não daria para transformar este daytime FARS em 24H FARS.
Até porque em tudo é igual à versão das 24h. Basicamente aquilo é a mesma carcaça, faltando-lhe apenas algumas peças para a transformar na versão 24h FARS. A principal diferença consiste no tamanho dos painéis solares.
Este é o painel solar da 24H FARS:

davis7345119.jpg



E este o que vinha com a Daytime FARS e que eu possuo:

davis7345116.jpg


Apesar do primeiro ser maior, este como é um 2 em 1 e assim de alguma forma consegue colmatar o facto de ser de menores dimensões.


Aqui lhes deixo uma imagem do meu daytime FARS:

dsc0828rsmall.jpg



Verifiquei então que haviam algumas pessoas à procura do mesmo que eu, mas com pouca informação na net. E lembrei-me do génio das electrónicas cá da casa o nosso *Dave*.
Apresentei-lhe a minha questão e ele sem nunca ter-mos privado em nada, disse-me logo que sim, pois era um membro do MeteoPT (ora digam lá se isto de fazer parte desta família não nos dá algumas regalias :D )
Analisou os dados, pediu-me algumas medições, nomeadamente o consumo da ventoinha os valores que geravam os painéis solares.
E com algum tempo de estudo idealizou um circuito electrónico que permite a utilização diurna da energia solar e à noite a energia de uma pilha, sendo que é a mesma energia solar que a carrega durante o dia.

Enquanto desenvolvíamos este projecto, por fim consegui obter alguma informação de parte da Davis e lá me indicaram que comprando algumas peças avulso, poderia transformar o meu FARS na versão 24H. O *Dave* analisou o circuito electrónico da placa deles, que é a que vem instalada na 24h FARS e verificou que aquilo poderia ser muito melhor construído e rentabilizado.

Foi então com grande alegria que na passada 6ªf recebi em minha casa a respectiva placa, projectada e construída pelo *Dave*. testei-a hoje e funciona na perfeição, falta agora deixá-la a trabalhar um dia inteiro com a pilha sem carga a ver se a carga da bateria é a necessária para que aguente a trabalhar durante a noite. É certo que ainda não foi efectuado esse teste, mas tenho a certeza que tudo funcionará como o esperado, pois foi feita por quem sabe e tem qualificação para tal! ;)

Desta "parceria" já o nosso colega deu também hoje notícia no seu blog "O Engenhocas", que aconselho a visitarem pois tem lá coisa incríveis que este nosso colega consegue fazer aproveitando muitas vezes materiais que estão ao alcance de todos. Das que mais me maravilharam, entre muitas, foi a construção de uma antena bicónica para poder receber as imagens de satélites de meteorologia. Enfim aconselho a sua visita para verem in loco do que ele é capaz! :palmas:

Por hoje não tenho mais a vos dizer, as imagens virão depois.

Um abraço à comunidade. :thumbsup:
 

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
Boa tarde, fico contente pelo atioman ja ter a sua estação davis onde também me pareceu, Ja a ter em funcionamento, pois fui ao site e vi o site a funionar.
Deixo aqui os parabens ao atioman, pois sem a ajuda dele nunca teria chegado com o site MeteoCasas até onde cheguei.
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Esta é daquelas coisas que não se pode dar uma garantia de 100% no seu funcionamento, pois não está aqui à mão para teste, mas aposto nuns 80/90% de que tudo vai correr bem.

O teste precioso vai ter de ser feito tal como o actioman disse, com a pilha descarregada (ou semi carregada) pela manhã e ver se ao longo do dia conseguimos carregar.
Ela certamente vai carregar, a vantagem aqui é que o circuito vai "cuidar" da carga para que nunca seja em demasia e seja "constante", para que a pilha tenha um ciclo de vida mais duradouro.


Vamos esperar para ver :D.




Cumps ;)
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
O pessoal desta comunidade é mesmo fantástico. Parabéns a todos :D

Actionman, have fun com a Davis e venham esses dados de Elvas. Se tiveres alguma dúvida dispõe.