Seguimento Açores e Madeira - Março 2013



Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Infelizmente aocnteceu o pior, este tem sido um inverno completamente atípico, só para terem uma noção, durante este ano a protecção civil já encerrou este ano 4 anos as escolas devido ao mau tempo...
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Bom dia ...

Desde já lamentar as perdas humanas que já se verificaram até agora e que não exista mais desgraças ...
Depois questionar a razão de não ter havido uma prevenção e uma atenção maior em relação a esta situação ... Será porque da ultima vez a coisa não foi tão grave como se previa? A verdade é que continua a chover sem parar e mesmo ontem já se dizia por aqui que ia haver problemas ...
Se calhar se perante os sinais tivesse existido um processo de evacuação teria se evitado estas perdas humanas mas parece que só nos Gordon´s e afins é que fica tudo em polvorosa ...

Nota - É inacreditável que uma televisão regional numa situação de catástrofe como esta não esteja permanentemente em emissão e a informar as pessoas ...
Alguém não está a fazer bem o seu trabalho e para isto não precisamos mesmo de uma RTP Açores ... :angry:


EDIT: Acabo de ouvir neste momento uma sirene creio de um carro dos bombeiros aqui em Angra do Heroísmo


Corroboro em absoluto da opinião do Wessel27. Muito bem.

Infelizmente, a justificação para as duas coisas que estão a bold limitam-se ao mesmo facto. A extrema dificuldade em levantar o cu da cama com este frio. Não é a primeira vez e, infelizmente, não será a última.
E, sim, posso confirmar que muitas chamadas telefónicas de entidades competentes (e são umas quantas...) aos respectivos profissionais e colaboradores foram feitas já tardiamente, esbarrando mesmo em voice-mails de telefones que até estiveram a dar sinal de chamada. Então para contactar piquetes que deveriam estar de alerta, minha Nossa Senhora...
Tenham em conta, que, como em todas as profissões, há bons e maus profissionais.

Voltando ao assunto, tenho mais alguns dados que poderão ser úteis para os utilizadores e visitantes deste fórum.

As estradas de acesso ao Porto Judeu (com a já referida excepção do Caminho da Vila de São Sebastião) continuam cortadas. Por volta das 5H45 (locais), homens e máquinas foram obrigados a parar devido ao aumento da intensidade da chuva que fez aumentar o caudal - Sim. Caudal... - da água.
Tornou-se, então, demasiado perigoso para todos.

Neste momento não há água (canalizada) no Porto Judeu e em parte das freguesias limítrofes. As canalizações foram destruídas pela força das águas e ainda não há previsões para o restabelecimento.

O pior é que a chuva não pára, nem mostra sequer sinais de acalmia. Os terrenos à beira da estrada continuam a verter água por todos os lados.

Quanto às restantes situações, estão calmamente a ser restabelecidas com maior ou menor dificuldade.

Cordiais cumprimentos,
 

Wessel27

Cirrus
Registo
18 Set 2012
Mensagens
57
Local
Angra do Heroismo
Esperemos é que não haja mais percas de vida humana que isso é o mais importante ... Confesso que há muito tempo que não me lembrava de uma chuva tão continua e ininterrupta aqui no Arquipélago ... É que a situação de Maio passado foi terrível mas veio tudo de uma vez ... Esta situação não para de chover há dois dias o que está a complicar ainda mais as coisas ... De referir ainda que estamos em crise e portanto vai ser ainda mais difícil recuperar os danos materiais enormes que algumas pessoas estão a ter ... Um drama ...
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa tarde!

O dia de hoje tem sido marcado por chuva contínua e pontualmente forte. Realço a chuva torrencial que caiu por volta das 11h30.

Também, as escola do Grupo Central e do Grupo Oriental foram encerradas por precaução.

Neste momento não chove e o vento sopra bonançoso de Sul.

Segue-se uma lista de vídeos do mau tempo que está a assolar o Grupo Central e o Grupo Oriental.

Local: Porto Judeu, Ilha Terceira


http://www.facebook.com/photo.php?v=10200206902828932
http://www.facebook.com/photo.php?v=10200207728329569&set=vb.1042938614&type=2&theater


http://www.facebook.com/photo.php?v=575346685822363&set=vb.100000411111736&type=2&theater
http://www.facebook.com/photo.php?f...2412188.119485.100000411111736&type=1&theater







Local: Faial da Terra, Ilha de São Miguel





Continuação de uma boa quinta-feira.
 
Editado por um moderador:

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
O Alerta Vermelho para precipitação contínua e temporariamente forte para os Grupos Central e Oriental foi retirado, estando agora em vigor para os mesmos Grupos um Alerta Laranja para precipitação pontualmente forte.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
As sirenes dos bombeiros hoje não pararam de tocar aqui pela minha zona.
Há muita água a correr pelas estradas.
A situação no Faial da Terra está horrível, com muitas quebradas de terra para quem se dirige àquela zona da ilha. Meu pai esteve lá onde tenho a minha casa e a freguesia está de luto. A quebrada foi na zona dos moinhos de água e para quem se dirige ao lugar do Sanguinho. A população da zona do Burguete foi toda evacuada por se temer novas derrocadas.

Além do Faial da Terra, muitas quebradas de terra entre as Furnas e Povoação, e Água Retorta e Pedreira.

Faial da Terra













Nordeste (Lomba da Fazenda)


















http://tudosobretudon.blogspot.pt/2013/03/bom-dia_14.html?spref=fb

http://www.facebook.com/groups/162646003783841/?ref=ts&fref=ts

P.S. Volta a cair água por aqui novamente :rain:
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Mais derrocadas ameaçam Açores

As buscas foram suspensas na ilha de São Miguel por já não haver desaparecidos, segundo a proteção civil. Algumas estradas estão cortadas

Os próximos dias são de perigo nos Açores, já que a probabilidade de mais derrocadas, como a que hoje vitimou três pessoas e soterrou três casas, é grande apurou o Expresso.

O arquipélago, que está sob aviso vermelho por causa do mau tempo, tem um grande nível de água acumulada nos solos que com a chuva faz aumentar a saturação da terra e a probabilidade de derrocadas.

"Não há povoamentos com mais ou menos riscos. Todas as zonas de enconstas, declives e taludes são zonas de perigo", disse ao Expresso João Santos, diretor do serviço de planeamento e operações da Proteção Civil dos Açores. Daí que não é apenas o concelho de Povoação, uma das primeiras zonas a ter sido povoada na região, seja o único local que preocupa as autoridades.

Entretanto, a Proteção Civil suspendeu as buscas. "Não há mais desaparecidos, por isso, demos as buscas por encerradas. Além disso, o local também era de perigo para as equipas de salvamento ", disse João Santos.

Por precaução, as forças de segurança cortaram e reduziram a circulação em algumas estradas.

Na ilha Terceira não houve vítimas mortais, mas há cerca de 30 desalojados e os prejuízos materiais são avultados.


http://expresso.sapo.pt/mais-derrocadas-ameacam-acores=f793525
 

Hugois

Cumulus
Registo
17 Abr 2012
Mensagens
150
Local
Camacha - Madeira (500/600m)
Boa noite a todos, apesar de não ser a melhor maneira de descrever esta noite, muita força pessoal, a única coisa que podemos fazer nestes momentos é não desistir e lutar por erguer-se. Aqui (pelo menos cá minha zona) já vai em 29 horas sempre a chover, originando duas derrocadas, uma aqui ao pé de minha casa e outra na estrada para cá. Não podemos fazer muito por vocês sem ser dar ânimo e força pessoal. Continuem a informar o que se passa para não ficarmos sem saber nada de vós.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
As sirenes dos bombeiros hoje não pararam de tocar aqui pela minha zona.
Há muita água a correr pelas estradas.
A situação no Faial da Terra está horrível, com muitas quebradas de terra para quem se dirige àquela zona da ilha. Meu pai esteve lá onde tenho a minha casa e a freguesia está de luto. A quebrada foi na zona dos moinhos de água e para quem se dirige ao lugar do Sanguinho. A população da zona do Burguete foi toda evacuada por se temer novas derrocadas.

Além do Faial da Terra, muitas quebradas de terra entre as Furnas e Povoação, e Água Retorta e Pedreira.

Faial da Terra





Eu fico parvo, é como deixam construir casas na encosta de uma montanha, eu não era capaz de viver em nenhuma dessas casas, então em dias de chuvadas e temporais isso é viver com o coração na boca. Não é preciso entender muito do assunto para dizer que essas casas estão num sítio crítico e propício a derrocadas e uma pessoa sabe que algum dia a montanha vem abaixo e vai as casas, as pessoas e vai tudo é por isso, que tanto nos Açores como na Madeira as tragédias acontecem porque constroem em zonas críticas.

Um abraço de apoio aos açorianos e força. :thumbsup: