Seguimento Açores e Madeira - Março 2013

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Seguem-se as tabelas com a precipitação acumulada nos últimos quatro dias.


3yMKrgD.png




GFU0xlT.png




XmscGk6.png




jo0Mjst.png
 


Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Os Grupos Central e Oriental estão novamente em Alerta Laranja para precipitação pontualmente forte e o Grupo Ocidental está em Alerta Amarelo para vento (velocidade média e rajada máxima).



AVISO METEOROLÓGICO 46/2013

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte aviso:

*** PARA O GRUPO ORIENTAL ***
--- Aviso LARANJA referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 02UTC de 2013-03-15 e as 23UTC de 15-03-2013

*** PARA O GRUPO CENTRAL ***
--- Aviso LARANJA referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 02UTC de 2013-03-15 e as 03UTC de 16-03-2013

*** PARA O GRUPO OCIDENTAL ***
--- Aviso AMARELO referente a:
VENTO relativo a Velocidade Média e Rajada Máxima No período entre as 02UTC de 2013-03-15 e as 09UTC de 15-03-2013 Direção de Nordeste.

MEDIDAS PREVENTIVAS O SRPCBA recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:
- Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.
- Manter limpos os seus sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas.
- Não despejar lixo, entulho nas ribeiras nem as obstrua com troncos ou ramadas.
- Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.
- Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, como, andaimes ou placards e outras estruturas montadas ou suspensas.
- Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.
- Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.
- Estar atento às informações e indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.
O SRPCBA e o IPMA, bem como todas as autoridades e agentes de proteção civil, continuam a acompanhar o evoluir da situação. Novos avisos serão emitidos, sempre que oportuno.



18GMqRC.png
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Boa noite,

Venho dar alguns updates, mas já com as "baterias em baixo" pois foi um dia longo e extremamente cansativo.

Acredito não ser necessário acrescentar mais descrições visuais. As fotos e vídeos falam bem por si. Infelizmente, nem animais de estimação escaparam... Podemos acrescentar bovinos, ovinos, caprinos, suínos, aves, etc.

O fornecimento de água ainda não foi restabelecido no Porto Judeu e freguesias limítrofes. Igualmente, não há prazo para o restabelecimento do serviço. Inclusivamente, nas zonas mais afectadas, não há energia eléctrica.

A circulação rodoviária nas estradas regionais de acesso, a nº 1-1 e nº 1-2, já foi restabelecida. Mesmo assim, exige-se cuidado aos automobilistas e, por favor, não façam turismo desnecessário só para ver a desgraça, pois estarão a complicar as operações no local.

A população das Fontinhas estava, hoje, e admito que com alguma razão, furiosa com a Protecção Civil e com as equipas da Secretaria dos Equipamentos, dado que, todos os meios foram mobilizados para o Porto Judeu. Infelizmente, ficaram muito tempo por sua conta e risco, valendo-se dos próprios meios que eram poucos ou nenhuns.

Começou, por volta das 23H30 (locais), a chover torrencialmente. Isso fez soar campainhas de alarme, mesmo assim, acalmou algum tempo depois, mas, neste preciso momento, a chuva fraca a moderada continua ininterrupta.

Cumps,
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Bom dia,

Neste momento pela zona oeste da ilha chuva fraca, contudo as ribeiras continuam a escoar muita água e sempre com caudais consideraveis.
Como já é do conhecimento de todos os grupos oriental e central continuam em alerta laranja para a precipitação.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Bom dia


O IM colocou a RAM em alerta amarelo para a precipitacao desde as 03h de dia 16 ate ás 09 do domingo na previsao descritiva a chuva torna-se moderada a forte a partir da tarde.:lol:nao falam em trovoadas
 

Wessel27

Cirrus
Registo
18 Set 2012
Mensagens
57
Local
Angra do Heroismo
Boa Noite
Primeiro que tudo agradecer a todos os que enviaram votos de força para os açorianos. A todos vocês um grande bem haja ...

Neste momento a situação está felizmente bastante mais calma embora o problema de saturação dos solos se mantenha e se preveja já para esta noite o regresso da precipitação ...

Esperemos que tudo se mantenha assim e que não aconteça mais nada de mal ...


Saudações açorianas para todos

Nota - De salientar um enorme aguaceiro que caiu hoje à tarde pelas 14 horas locais. Por momentos parecia a época das monções na China ... :shocking:
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Neste momento, na Lagoa, o céu está com alguma nebulosidade e o vento sopra fraco de Leste.

Está em vigor um Alerta Laranja para os Grupos Ocidental e Central para precipitação pontualmente forte e um Alerta Amarelo para o Grupo Oriental também para precipitação pontualmente forte.


AVISO METEOROLÓGICO 47/2013

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte aviso: Na sequência do comunicado anterior, emite-se:

*** PARA O GRUPO ORIENTAL ***
--- Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 23UTC de 2013-03-15 e as 06UTC de 16-03-2013

*** PARA O GRUPO CENTRAL ***
--- Aviso LARANJA referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 23UTC de 2013-03-15 e as 12UTC de 16-03-2013

*** PARA O GRUPO OCIDENTAL ***
--- Aviso LARANJA referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 23UTC de 2013-03-15 e as 09UTC de 16-03-2013



1KNMrkt.png



Um bom fim-de-semana a todos! ;)