Seguimento Açores e Madeira - Março 2013

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Boa tarde,

Antes de ir ao assunto que me trouxe aqui, fica a informação que, no passado sábado, começou a ser restabelecido o fornecimento de água no Porto Judeu e zonas vizinhas. No decorrer desta semana, será concluído em absoluto.

Agora, e correndo o risco de cair em off-topic, gostaria de deixar aqui um trabalho de investigação efectuado por António Melo, intitulado: “De anos a anos, a ribeira procura seus canos”, que inclui imagens até agora inéditas do temporal do dia 14. Este documentário visou, igualmente, ir à raiz do problema. Por exemplo, as influências do homem na catástrofe através de construções (ilegais) em locais inusitados e outras construções que até são legais, mas que foram autorizadas por alguém desconhecido que terá usado de "critérios" muito duvidosos.

Segundo o autor, trata-se de uma investigação às ribeiras feita em pleno temporal e no rescaldo, designando como "visita em todo o seu percurso natural, até ao nascimento dos seus afluentes, na zona de Santa Ana, Pico de Vime, etc, no interior da ilha".

Algumas imagens são impressionantes pela natureza gráfica, outras pelo detectar, em flagrante, de irregularidades criminosas feitas por pessoas sem escrúpulos, no mínimo, que agora pedem ajuda para fazer face aos prejuízos que os próprios ajudaram a provocar.

Para terminar, noutro dia falei com alguém sobre as construções nas ribeiras, ao que me foi respondido: "Verdade, mas agora não é a altura certa para falar disso". Concluí a minha conversa com esse responsável, afirmando: "Em Maio do ano passado, não foi a altura certa para falar disso. Agora, também não é a altura certa para falar disso. Chegará, algum dia, a altura certa para falar disso? Até parece que estamos em ano eleitoral... :inocente: "

Finalmente, os cães que aparecem nas imagens salvaram-se.

Vídeo de 25 minutos, mas vale bem a pena, garanto.

Cumprimentos,

 
Editado por um moderador:


Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa tarde!

Depois de um aviso laranja esta noite e manhã, a chuva forte que caiu no Grupo Oriental parece que fez outra vez algumas pequenas inundações em P. Delgada. Imagino como andarão as ribeiras e as lagoas no resto da ilha.... já há notícias de novas derrocadas e de ribeiras em fúria... algumas lagoas já devem ter atingido mesmo a sua cota máxima. As das Furnas sei que já extravasou as suas margens há muito...

Sigo com períodos de chuva e máxima de 14 º C

Cumprimentos




A solidariedade do povo açoriano é mostrada aqui nesta pequena reportagem para ajudar os desalojados do Faial da Terra

video http://www.facebook.com/video/video.php?v=10151325738116366


http://www.facebook.com/photo.php?f...68282.29337.163973307048043&type=1&permPage=1
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Atenção aos condutores que se dirigem à Ferraria, Ginetes em S. Miguel.

As chuvas fortes das últimas horas tornaram a arriba das Camarinhas muito instável e uma quebrada obstruiu o caminho de acesso às termas. Todo o cuidado é pouco.

Sigo ainda com chuva embora já mais fraca.























Açores Derrocada em S. Miguel deixa mais de 8 pessoas isoladas
O mau tempo provocou esta segunda-feira uma derrocada na estrada de acesso à Ferraria, nos Ginetes, ilha de S. Miguel, nos Açores, onde "estão isoladas entre oito a 10 pessoas", disse o presidente da junta local.


“Foi uma derrocada de grande envergadura. Já demos o alerta porque estão isolados lá em baixo funcionários do SPA e pelo menos um casal de turistas e respectivas viaturas”, adiantou à Lusa o presidente da Junta de Freguesia dos Ginetes, João Paulo Medeiros.

PUB
Segundo o autarca, naquela zona da Ferraria, um ponto turístico da ilha de S. Miguel, "estão isoladas oito a dez pessoas, incluindo funcionários do SPA e pelo menos um casal de turistas", frisando a necessidade de "ser rapidamente aberta metade da faixa para que aquelas pessoas possam regressar".

O presidente da Junta de Freguesia disse ainda que a via em causa "não oferece segurança", já que "existem umas rochas de grande porte que estão muito fracturadas que ficarem muito salientes com esta derrocada".

Contactada pela Lusa uma fonte da Protecção Civil dos Açores adiantou que já estão a ser deslocados para o local meios para a desobstrução da via


http://www.noticiasaominuto.com/pai...deixa-mais-de-8-pessoas-isoladas#.UUdo1RfaLnk
 

mcpa

Cumulus
Registo
6 Ago 2009
Mensagens
141
Local
Ponta Delgada, S. Miguel, Açores
E depois da derrocada de ontem, que isolou por algumas horas a população da Ribeira Quente, esta tarde foi a zona da Ferraria, freguesia dos Ginetes que foi atingida. Ao que consta uma derrocada de grandes dimensões arrastou pedras de grande porte para a estrada de acesso à ferraria deixando lá isoladas cerca de 10 pessoas que são os funcionários do SPA e um casal de turistas. a esta alturas todas as pessoas já saíram de lá a pé, deixando para trás os carros.
Alguém me sabe dizer onde é que isto vai parar???
É que esta ilha está literalmente a rebentar pelas costuras de tanta água!!!!!
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
E depois da derrocada de ontem, que isolou por algumas horas a população da Ribeira Quente, esta tarde foi a zona da Ferraria, freguesia dos Ginetes que foi atingida. Ao que consta uma derrocada de grandes dimensões arrastou pedras de grande porte para a estrada de acesso à ferraria deixando lá isoladas cerca de 10 pessoas que são os funcionários do SPA e um casal de turistas. a esta alturas todas as pessoas já saíram de lá a pé, deixando para trás os carros.
Alguém me sabe dizer onde é que isto vai parar???
É que esta ilha está literalmente a rebentar pelas costuras de tanta água!!!!!

Aqui tem chovido mais que nas restantes ilhas e pelas previsões isso não vai parar nem tão cedo. 4 feira já se prevê ventos muito fortes com rajadas que poderão atingir os 110 km/ h acompanhada novamente por chuva forte...
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Boa noite,

pela zona oeste da ilha o céu durante a tarde apresentou-se com boas abertar, conseguindo-se ver o SOL, coisa que já à dias não se via....
Mas como já foi referido, o mau tempo continua.....porque agora muito pouca que seja a chuva, esta escorre logo pela superficie do terrenos.
 

Wessel27

Cirrus
Registo
18 Set 2012
Mensagens
57
Local
Angra do Heroismo
Boa Noite
Gostaria desde já de agradecer a partilha deste video perturbador ao Kamikaze já que depois do visionamento do mesmo começa-se a perceber porque razão as águas e o caudal da ribeira em questão estavam tão violentos ... Tudo bem que choveu muito mas quando as aguas são retidas por obstaculos diversos não é preciso ser bruxo para perceber que depois vem muito mais forte e com uma pressão incrível ... Será que vai ser preciso falecer alguém para se ir à raiz dos problemas? Uma vergonha ... :shocking:
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Boa noite,

Encontrei esta foto no facebook, foi tirada hoje, na zona do paul, a maior bacia leiteira da ilha terceira. Por norma, de inverno acumula alguma água mas certamente que este inverno foi excepcional....

Acho que dá para ter a noção de quanto os solos estão saturados...

24297441564985913514317.jpg
 

Hugois

Cumulus
Registo
17 Abr 2012
Mensagens
150
Local
Camacha - Madeira (500/600m)
Bom dia pessoal, finalmente tenho novamente net, o gajo da zon veio ontem mudar o routter e contou-me que o relampago atingiu a igreja da camacha, daí ter estragado tantos aparelhos na zona. Nao sei quanto a vericidade da mesma afirmação, mas e verdade e que muitos aparelhos eletronicos, principalmente no meu sitio ficaram estragados