Seguimento Açores e Madeira - Março 2013



Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Caíu um raio agora na zona do Outeiro Arrifes, na canada de um amigo meu. O raio por pouco atingia as casas ao lado. As luzes das rua explodiram e está tudo às escuras naquela zona.

Fiquei também com uma baixa de luz em casa agora devido a esta forte trovoada.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Caíu um raio agora na zona do Outeiro Arrifes, na canada de um amigo meu. O raio por pouco atingia as casas ao lado. As luzes das rua explodiram e está tudo às escuras naquela zona.

Fiquei também com uma baixa de luz em casa agora devido a esta forte trovoada.

Confirma-se o que descreveste...

IqeJCEg.png
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Boa noite,

também acabei de ver a emissão especial da rtp-a.

Há a salientar que nas redes sociais estão a passar informações que não totalmente verdadeiras e estão apenas a alarmar as pessoas. São várias as publicações que fazem referência ao alerta vermelho mas não explicam a que se refere.
Depois existem aquelas pessoas, maioritariamente, "canalha" que quer-se baldar às aulas e perguntam no facebook da protecção civil se amanhã há aulas. Mas o que mais me assusta são comentários dos pais como este " mas vai haver aulas ou não??? Não é para mandarmos os nossos filhos para a escola e depois eles voltarem para casa os pais precisão de ser avisados com antecedência" como se a protecção civil fosse uma brincadeira. Para quem acompanha o fórum sabem que por vezes só um pouco crítico à protecção civil por atuar um pouco tarde, mas acho que devemos ter dois dedos de testa antes de dizerem afirmações como esta.... Estas pessoas não têm o mínimo de consciência do que é fazer previsões meteorológicas e o que se pode gerar se um aviso lançado pela protecção civil for mal efectuado.
 

Wessel27

Cirrus
Registo
18 Set 2012
Mensagens
57
Local
Angra do Heroismo
Boas Azor espero que mais nada do género aconteça e que as pessoas estejam livres de perigo ... Realmente acho que não me lembrava de um tempo tão imprevisível como este ano pelo menos de uma maneira tão recorrente ... É que dá a sensação que a qualquer momento e em qualquer lado algo complicado pode acontecer. Aqui por Angra sente-se vento mas nada de muito relevante embora esteja numa zona alta da cidade e portanto não tenha possibilidade de aferir o estado do mar. Saudações Açorianas
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Boa noite,

Por aqui, na Ilha Terceira, as coisas já estão muito complicadas no que toca a vento.

O meu vizinho já tem o seu portão, ou melhor: o automatismo, partido pela segunda vez em duas semanas. Eu nem arrisquei hoje.

Vi fortes relâmpagos por cima do oceano. Cheira-me que está para chegar festa. No Porto Judeu já há autoridades de prevenção. Aliás, todas as entidades oficiais estão de alerta.

Ás gentes do Porto Judeu, por favor, se os vossos animais estiverem em perigo, mais uma vez: por favor(!!) soltem-nos e dêem-lhes uma oportunidade de se salvarem. Noutro dia, foram dezenas de animais salvos pelas equipas no terreno.

Uma confidência: Soube que, no passado dia 14, o 112 recebeu uma chamada de alguém no Porto Judeu para salvarem-lhe o... Mercedes.
A operadora perguntou-lhe se tinha garagem. Ele disse que sim, mas disse que não o metia lá. Ela disse-lhe que a prioridade de salvamento era para pessoas e animais, não para carros.
Ele insultou-a...

Sigo com 10º de temperatura e vento forte com rajadas. Na costa Sul/Sueste, o vento está muito forte com rajadas a fazer lembrar as Nadine's desta vida. O mar está tempestuoso.
A chuva, por enquanto, está a níveis suportáveis, mas já caíram algumas pancadas de granizo.

Que tudo corra pelo melhor. Previnam-se e protejam-se. A Protecção Civil começa na casa de cada um.

Cumprimentos,

Nota: Desde o dia 1 de Janeiro, já foram emitidos 53 avisos meteorológicos oficiais. "Rais" parta o Inverno.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Boa noite,

Por aqui, na Ilha Terceira, as coisas já estão muito complicadas no que toca a vento.

O meu vizinho já tem o seu portão, ou melhor: o automatismo, partido pela segunda vez em duas semanas. Eu nem arrisquei hoje.

Vi fortes relâmpagos por cima do oceano. Cheira-me que está para chegar festa. No Porto Judeu já há autoridades de prevenção. Aliás, todas as entidades oficiais estão de alerta.

Ás gentes do Porto Judeu, por favor, se os vossos animais estiverem em perigo, mais uma vez: por favor(!!) soltem-nos e dêem-lhes uma oportunidade de se salvarem. Noutro dia, foram dezenas de animais salvos pelas equipas no terreno.

Uma confidência: Soube que, no passado dia 14, o 112 recebeu uma chamada de alguém no Porto Judeu para salvarem-lhe o... Mercedes.
A operadora perguntou-lhe se tinha garagem. Ele disse que sim, mas disse que não o metia lá. Ela disse-lhe que a prioridade de salvamento era para pessoas e animais, não para carros.
Ele insultou-a...

Sigo com 10º de temperatura e vento forte com rajadas. Na costa Sul/Sueste, o vento está muito forte com rajadas a fazer lembrar as Nadine's desta vida.
A chuva, por enquanto, está a níveis suportáveis, mas já caíram algumas pancadas de granizo.

Que tudo corra pelo melhor. Previnam-se e protejam-se. A Protecção Civil começa na casa de cada um.

Cumprimentos,

Nota: Desde o dia 1 de Janeiro, já foram emitidos 53 avisos meteorológicos oficiais. "Rais" parta o Inverno.

Essa do mercedes é forte!

Em que direcção estão o relampagos?
 

Wessel27

Cirrus
Registo
18 Set 2012
Mensagens
57
Local
Angra do Heroismo
Essas pessoas não merecem nada Kamikaze ... Enfim muita pobreza de espírito que mais vale ignorar e desprezar ... O vento por aqui sopra com intensidade média mas pelo menos por agora ainda não mais do que isso embora as rajadas sejam cada vez mais recorrentes ... Ainda não houve sinais de trovoada por aqui.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
O Dr. Diamantino Henriques acabou de dizer que é mais provável que tenha sido um downburst e não um tornado.

Estava a conduzir na avenida, ao pé das Portas do Mar e veio de um momento para o outro, mesmo muito intenso, durou uns 10/15s e acalmou logo a seguir.. partiu vários galhos de árvore entre a Relva e Santa Clara, derrubou uns caixotes de lixo..sei que tambem nas Laranjeiras sentiram o mesmo.

Pelo registo do meu sismometro, passou pela zona de S.Pedro às 22:04h (hora local)..