Seguimento Litoral Norte - Março 2013

Sunrise

Cirrus
Registo
10 Mar 2013
Mensagens
66
Local
Rio Tinto
Eu sei eljicuatro mas ja me contentava com 22 graus,de maneira a deixar de vez a roupa de inverno,estou um bocado cheio de este inverno,preciso de produzir vitamina D
Boa noite Caro Sunrise,

calor e sol (com fartura) no nosso cantinho só lá para Junho-Julho.:p

Apenas para relembrar eventos engraçados e quase históricos:

No dia 11 de Abril de 1986, a iso 0 (850hPa) cobria toda a Galiza e o extremo NW de Portugal, -4/-6º no Golfo de Biscaia, entre -6 e os -12 (850hPa) no norte de França, Bélgica,Alemanha, Luxemburgo, Holanda, alias a capital Gaulesa teve neve e Temp. Máxima negativa o dia todo e estamos a falar de quase meados de Abril!!!!
 


Sunrise

Cirrus
Registo
10 Mar 2013
Mensagens
66
Local
Rio Tinto
Epah não é uma questão de viver no país errado,é uma questao de gosto pessoal,para alem de que fisicamente e mentalmente sinto.me muito melhor quando esta sol e calor.Para mim é um gosto quando o "verão" se prolonga ate Outubro ou quando o Março é quente e seco
Se calhar estás no país errado, ou então tens memória muito selectiva ...

Já devias saber que o mês de Março tal como Outubro, geralmente os meses de transição são aqueles que contém uma maior variabilidade climática de ano para ano !
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

por aqui também já se ouviu a trovoada :trovao:

a precipitação tem deixado a desejar, apenas 2.5 mm acumulados até ao momento.

Veremos as próximas horas.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Depois de uma noite e inicio de manha com bastante chuva o sol reina desde as 8:30 mas o ceu esta ameaçador talvez ainda caiam alguns aguaceiros hoje.
Quanto a trovoada 0.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,967
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
... mas o ceu esta ameaçador talvez ainda caiam alguns aguaceiros hoje...

Sim, lá cairam mais uns aguaceiros mas nada de monta.
A dormir não dei conta da chuva ao final da madrugada, mas verifiquei que o acumulado subiu para 7,4 mm desde as 00h.
Entretanto tivemos alguns aguaceiros muito fracos agora no final da manhã\início da tarde, sem acumulação.

...
OBS: Já estamos atentos à possibilidade de ciclogenese que vai afetar a Península Ibérica na próxima 4ªFeira (27 MAR), aguardo os primeiros comentários do Sr Stormy.

ELJICUATRO, pelo que estive a ver, no que respeita ao GFS, não se tratará de uma ciclogénese mas de um cavamento moderado, já que os gradientes de pressão não ultrapassam os 994 mb, num afundamento de pressões inferior a 10 hPa em 24h. Mas será uma situação interessante (se se verificar;)) porque as isóbaras estarão próximas e os ventos poderão ser fortes. Quanto à precipitação poderá ser forte por períodos. A situação modelada irá desenvolver-se entre o final do dia de 3ª e a madrugada de 4ª feira.
Mas ainda estamos a umas boas horas do possível "evento" e por isso é interessante seguir as próximas saídas modelísticas.

Atual
T: 15,1ºC
Hr: 45%
P.Orvalho: 3,0ºC
Pressão: 1005,0 hPa
Vento médio: 13,0 km\h de SO
Rajada: 28,8 km\h
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Atenção que não ser "explosiva", o chamado sistema "bomba" não quer dizer que não seja ciclogénese. Se se está a formar ou desenvolver um ciclóne, é uma ciclogénese. Penso que o se queria dizer é que não se tratará de uma ciclogénese explosiva, portanto sem aquelas taxas de cavamento, mas sim uma ciclogénese com cavamento mais "normal".
;)
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Atenção que não ser "explosiva", o chamado sistema "bomba" não quer dizer que não seja ciclogénese. Se se está a formar ou desenvolver um ciclóne, é uma ciclogénese. Penso que o se queria dizer é que não se tratará de uma ciclogénese explosiva, portanto sem aquelas taxas de cavamento, mas sim uma ciclogénese com cavamento mais "normal".
;)

Boa tarde Caro rozzo,

Exatamente.

Referi uma ciclogenése porque trata-se da formação dum ciclone, não referi o termo "explosiva" porque em termos modelísticos não parece mesmo ter esse perfil, não vamos agora relembrar aos membros menos entendidos deste fórum os efeitos da passagem do Gong no dia 19 de Janeiro 2013.

Mas concordo com o amigo Aristocrata no que diz respeito a possibilidade do evento na noite de 3ªFeira para 4ªFeira e respetivamente o vento forte c/ os isóbaras muito próximos.

Vamos acompanhar com serenidade o possível evento da próxima 4ªFeira, acredito que os experts deste fórum deverão pronunciar-se nos próximos tempos.

Um abraço a todos.

Cmps.
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,433
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa tarde! Sigo com aguaceiros,mas nada de relevante, vento fraco/moderado.
De madrugada ouviu-se uns trovões,mas nada de relevante.
Temperatura: 16 °C
Humidade Relativa 65%
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

chove bem por aqui, e já se ouviu um trovão distante...:trovao:
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Depois de uma manha quase sem chuva regressa agora sob a forma de aguaceiros. Cai um neste momento com alguma intensidade e parece-me ter ouvido um trovão...
Parece que a partir do final do dia de hoje vamos ter alguma animação