Seguimento Litoral Norte - Março 2013

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Extremos de hoje

mínima: 11.0 ºc

máxima: 12.7 ºc

Precipitação acumulada até ao momento: 47.8 mm

Actual

temp: 12.1 ºc

Vento SW: 18 Km/h

Pressão: 1001.3 hpa

Humidade: 98%

Vai chovendo, por vezes moderado.:rain:
 


gaviaoreal

Cirrus
Registo
21 Fev 2007
Mensagens
26
Local
Vila Nova de Famalicão
O valor da precipitação já ultrapassou o de ontem, vai nos 69,5 mm e ainda faltam 2,5 horas para a meia-noite e não pára de cair chuva com intensidade.
Faz lembrar os Invernos de antigamente, só que já estamos na Primavera e uns dias de Sol vinham a calhar.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Boa tarde Caro Amigo,

É verdade nestes grandes dias de chuva a EMA Braga Merelim de tanto faturar acaba por fazer um pequeno break. :p

Vamos por exemplo comparar a acumulação da EMA de Braga no dia de ontem e hoje no mesmo range horário (01H-13H) ou seja 12 Horas de precipitação:

Dia 25/03: 36.6 mm (01-13H)
Dia 26/03: 43.3 mm (01-13H)

Como ainda choveu alguma coisa ontem à tarde/noite e como o dia de hoje ainda não terminou, podemos concluir que foi sem dúvida uma excelente rega que permitiu ao Baixo Minho ficar no mínimo na média mensal e o mês só termina no dia 31 (Páscoa), até lá ainda vamos levar com mais alguma coisita. :rain: :thumbsup:

Cmps.


Na EMA Braga tivemos hoje (3ªFeira 26/03) o seguinte:

43.3 mm (01-13H)
13.6 mm (14-20H)

Total (01H-20H) 19 Horas de precipitação Non Stop: 56.9mm :rain:
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Acumulações de Estações Bracarenses Amadoras registadas esta 3ªFeira (26/03/2013) até ao momento:

IUEBRAGA1 (Quinta da Capela-Braga/Sul): 94.2 mm :surprise:
IBRAGABR2 (Escola Sec. D. Maria II): 71.4 mm :thumbsup:


A estação do nosso amigo Aristocrata também com valores generosos:

IPORTOPA2 (Paços De Ferreira): 80 mm :thumbsup:

Sem dúvida 2 dias bastante chuvosos não só no Minho como também no Douro Litoral.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Acumulação para o mês de Março 2013 da estação Amadora (IUEBRAGA1 - Quinta da Capela-Braga/Sul)

Até ao momento: na ordem dos 360 mm

OBS: Pessoalmente acho o total de precipitação algo inflacionado mesmo tendo em conta as boas características da estação, a localização da mesma "entre o picoto e a encosta do Sameiro" e sabendo que é ativa e participa na MeteoGlobal "Cooperação Voluntária".

Não sei se o proprietário dessa estação é um dos membros e seguidor deste tópico mas estou curioso em saber se o pluviômetro está a funcionar dentro dos parâmetros normais ou se existe algo errado nos outputs enviados do mesmo para a sua estação física. Algum colega que possa dar algum palpite ou feedback p.favor?

Obrigado.

Cmps.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
...
A estação do nosso amigo Aristocrata também com valores generosos:

IPORTOPA2 (Paços De Ferreira): 80 mm

Sem dúvida 2 dias bastante chuvosos não só no Minho como também no Douro Litoral.

O Minho e o Douro Litoral tem destas coisas ELJICUATRO;)
Tive 22,1mm no domingo, ontem 83,3 mm e hoje estou com 80 mm acumulados.
São valores muito interessantes, nomeadamente para o final de Março.
Mas em relação ao total mensal estou muito longe do valor obtido em dezembro de 2009: 580 mm. Faltam mais de 200mm para atingir esse valor...Já não vou a tempo!:D
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
O Minho e o Douro Litoral tem destas coisas ELJICUATRO;)
Tive 22,1mm no domingo, ontem 83,3 mm e hoje estou com 80 mm acumulados.
São valores muito interessantes, nomeadamente para o final de Março.
Mas em relação ao total mensal estou muito longe do valor obtido em dezembro de 2009: 580 mm. Faltam mais de 200mm para atingir esse valor...Já não vou a tempo!:D

Exato mas não nos podemos queixar do Dezembro de 2012 onde tivemos apenas em 2 dias de chuva (13-14 DEZ 2012) 200mm na boa!!! Outras zonas tiveram até muito mais por exemplo no Alto Minho com valores brutais (>300 mm em 48 horas de precipitação).

Cmps.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Exato mas não nos podemos queixar do Dezembro de 2012 onde tivemos apenas em 2 dias de chuva (13-14 DEZ 2012) 200mm na boa!!! Outras zonas tiveram até muito mais por exemplo no Alto Minho com valores brutais (>300 mm em 48 horas de precipitação).

Cmps.

No dia 14 de dezembro o acumulado foi de 147 mm. Foi bestial...
A sorte na altura foi o facto dos terrenos terem capacidade de encaixe, não estavam saturados. Exactamente o contrário desta altura.
A situação acalmou e teremos alguma pausa na chuva forte até 5ª feira, quando deverá regressar acompanhada de vento mais forte.
Mas aguardemos para sabermos mais pormenores amanhã;)

Boa noite a todos e continuação de uma Santa Páscoa.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
A estação mais próxima da minha casa (Quinta da Capela) regista uns valentíssimos 103mm!!!!

Foram 22 horas consecutivas de chuva moderada a forte.

Impressionante!

Sem_t_tulo.jpg
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,434
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa noite.
Por aqui chove,chove, chove... :rain:
Já tinha saudades de uns dias de chuva valentes. :)
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Uma situação para rir:

Um colega meu tem um negócio junto ao Rio Ave. Em Janeiro ficou com aquilo tudo alagado e teve os prejuízos que se podem imaginar.

Hoje à tarde, vendo o rio galgar a margem lentamente e sabendo que poderia cair mais chuva durante a noite, liga para a corporação dos bombeiros das Caldas das Taipas para saber se tinham informações sobre uma eventual abertura das comportas da barragem da Queimadela.

O que, consequentemente, implicaria que deveria retirar tudo de dentro do local.

Os bombeiros, mesmo tratando-se de uma corporação de uma vila com uma longuíssima tradição de cheias do tipo, dizem nada saber e que deveria ligar para a câmara municipal.

A câmara municipal, esta, diz que não é nada com eles e passam a chamada para a Polícia Municipal de Guimarães (!!!??). O agente que atende disse que não é nada com eles mas que iria passar a chamada ao chefe. O chefe, este, replica que esses assuntos não são da sua competência mas deu-lhe o número da protecção civil de Braga.

Os de Braga, depois de várias tentativas telefónicas (almoçam às duas da tarde), passaram chamadas de um lado para o outro até que o meu colega desistiu.

Tirou tudo na mesma não fosse o diabo tecê-las.

E assim anda o nosso país.