Seguimento Litoral Norte - Março 2013

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
ahah, parece estão vocês numa competição a ver onde chove mais :lol:
ruipedro a competição é tanta mais a sul que até te roubaram a chuva toda, estás a perder :p

boa chuva que vai por ai para o norte
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Grande chuvada agora, quase torrencial!

Se isto continua assim, e porque os solos já estão tão saturados,vão ocorrer problemas nos rios aqui da zona!:rain:

Ainda hoje passei pelo Rio Leça, e o caudal era bastante grande, com uma água barrenta e a correr rápido, estava bem perto de chegar ao nível de transbordar para as terras circundantes.

31.8 mm
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
De facto estou a perder por muito, mas atenção que eu não tenho estação meteorológica, estou-me a guiar pela EMA de Braga, Merelim, estação que o IPMA tem na minha zona, mas penso que não estará relacionado com o caso. :D

Agora sim chove bem.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Que rica semana santa!

As procissões de Braga vão literalmente por água abaixo!

Estações da região todas entre os 20 e os 30mm.. Mas na próxima actualização vão dar um grande salto!
 

Freamunde!Allez

Nimbostratus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
551
Local
Freamunde (377m)
ahah, parece estão vocês numa competição a ver onde chove mais :lol:
ruipedro a competição é tanta mais a sul que até te roubaram a chuva toda, estás a perder :p

boa chuva que vai por ai para o norte

ahahah uma competição muito renhida! :lmao:
------
A chuva continua :rain: com 39.3mm!
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Por cá vai nos 22,2mm, depois de uma pequena pausa, recomeçou...
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
34.3 mm acumulados,chove, acompanhada agora de algum nevoeiro:rain:
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Hoje acumulou 21,7 mm até ao momento. Até às 17.00 horas só tinha acumulado 2,7 mm.
O cenário é de vento e chuva.
Nada de estranho por estas bandas do Noroeste, anos ou meses extremamente chuvosos alternam com outros com valores muito baixos de precipitação.
É a irregularidade intra e inter-anual que tão bem caracteriza o clima português.

Boa noite,

Como diz e bem "Nada de estranho por estas bandas do Noroeste".

Para não gerar novamente polémica, e para não dizer que temos a memória curta, apenas relembro que no Minho e Douro Litoral já tivemos invernos extremamente chuvosos, dou como exemplo mais recente o inverno 2000/2001 onde choveu mais de 6 meses quase seguidos e com valores impressionantes de acumulações em toda a região Noroeste.

Não estou muito honestamente a perceber as lamentações repetidas não construtivas neste tópico e não vejo qual o espanto de habitantes de longa data desta região!!!!

Relativamente ao seguimento deste tópico, por Braga Sul continua a chover (fraco e pontualmente moderado), ainda não presenciei precipitação mais forte mas talvez venha mais tarde de acordo com os mesoescalares.

A precipitação surgiu depois das 17H e começou a acumular depois das 18H sensivelmente, acumulando até ao momento cerca de 20 l/m2 em 6 horas de precipitação. Mas vendo o SAT penso que o grosso (c/ bastante água precipitável) ainda está afastado da nossa costa (Litoral Porto-Viana) e virá mais ao meio da madrugada disparando novamente os contadores dos pluviômetros.

De destacar algumas rajadas de vento principalmente de quadrante SSO.

Dados atuais:

Temp: 12.5ºC
HR: 92%
Pressão: 1007 hPa

Bom Nowcasting a todos.