Seguimento Rios e Albufeiras - 2013

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Desculpem a ignorância, mas porque as barragens do sul estão a fazer tantas descargas se não choveu assim tanto por lá? por exemplo o Lima deveria estar muito mais alto do que está visto que no gerês cairam mais de 400 mm este mês e no entanto o rio mantem.se num caudal quase normal, será que no sul fazem mal gestão das barragens?

A bacia do Guadiana não se restringe ao Alentejo... E ontem pelo Alentejo que drena para o Guadiana choveu muito também. Mas por toda a bacia do Guadiana espanhol ontem choveu muito. Se juntarmos toda a agua já armazenada com a a saturação dos solos, toda a que chega ás albufeiras tem de ser libertada. O Guadiana é rio muito aprisionado. Tem cerca de 28 barragens. Ora se muitas estiverem cheias muitas vão ter de descarregar. E é este o resultado, um rio que por estes dias anda "livre".
 


dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
Não se esqueçam também que o rio guadiana é alimentado principalmente por ribeiras de escorrência, que são caracterizadas por solos muito xistosos e bastante impermeáveis. E choveu bastante em todo o Alentejo e Extremadura espanhola nos ultimos dias. Perfeitamente normal...
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
não apenas contam com o que as barragens espanholas vão debitar não te esqueças que não esta so a chuver em portugal

Eu não me esqueço, até porque o Lima nasce em espanha também, agora aí tem uma precipitação de cerca de 160/ 170 mm este mês, aqui tivemos 400 mm quase em toda a área que o rio atravessa e no entanto as descargas que fizeram não foi nada de especial, eu acho que realmente há falta competencia ou coisa do género, não é so culpa da muita chuva que caiu de certo..
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
eu acho que realmente há falta competência ou coisa do género, não é so culpa da muita chuva que caiu de certo..

Off topic:
As barragens da bacia do Guadiana (e do Tejo) estão a descarregar por falta de competência???
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Não, eu tou a falar no armazenamento, como é que num local onde chove o dobro ou o triplo do que no teu local descarrega muito menos do que aí?

Estas a falar de uma bacia de puro clima mediterrânico, onde toda a pinga de água que se deita fora sem fazer falta faz falta em caso de seca... Há um certo receio de descarregar sem se atingir o NPA... E se depois não chove para repor? Pois... Se bem que as cheias até estão a ver bem controladas no Guadiana.. é o quarto maior rio da PI, e era um dos mais perigosos antes das barragens... Não vejo qual a falta de competência ou pânico...
Actualmente a gestão de barragens na PI está bastante bem coordenada...

E não... Não choveu pouco nos últimos dias na bacia do Guadiana...
Ontem:
Badajoz: 40.1mm
San Pablo de los Montes: 40.6mm
(no todas as estações rondam os 30/40 mm)

A juntar alguns solos impermeáveis de xisto e granito, mais os restantes totalmente saturados....

__________________________________

]ToRnAdO[;374455 disse:
O Rio Lima ao pé do Tejo e do Guadiana, é uma ribeira... nao se pode comparar as abrangencias de areas do Lima com o Tejo e Guadiana... Acho a discussão inutil...

Ora nem mais! Esse é outro muito importante factor..




Peço fim a este Off Tópic
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Estas a falar de uma bacia de puro clima mediterrânico, onde toda a pinga de água que se deita fora sem fazer falta faz falta em caso de seca... Há um certo receio de descarregar sem se atingir o NPA... E se depois não chove para repor? Pois... Se bem que as cheias até estão a ver bem controladas no Guadiana.. é o quarto maior rio da PI, e era um dos mais perigosos antes das barragens... Não vejo qual a falta de competência ou pânico...
Actualmente a gestão de barragens na PI está bastante bem coordenada...

E não... Não choveu pouco nos últimos dias na bacia do Guadiana...
Ontem:
Badajoz: 40.1mm
San Pablo de los Montes: 40.6mm
(no todas as estações rondam os 30/40 mm)

A juntar alguns solos impermeáveis de xisto e granito, mais os restantes totalmente saturados....

__________________________________



Ora nem mais! Esse é outro muito importante factor..




Peço fim a este Off Tópic

Ok, não me leves a mal só queria encontrar uma justificação razoável, claro que as dimensões de um e outro nem se comparam,

Fim do off topic.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não, eu tou a falar no armazenamento, como é que num local onde chove o dobro ou o triplo do que no teu local descarrega muito menos do que aí?

São outras realidades, objectivos, finalidades, etc, não os compares dessa forma ...

Ainda há dias atrás comentei esse assunto com o André, na altura googlando descobri que por exemplo a Barragem de La Serena em Espanha, da bacia do Guadiana, que também é uma barragem enorme (supostamente a 3ª de maior capacidade da Europa, logo a seguir ao Alqueva), abriu as comportas há dias atrás, e foi apenas a 2ª vez que o fez desde que foi construída em 1990, há 23 anos atrás.
A única altura em que descarregou antes desta vez foi em 1997, que foi um ano de imensa chuva e algumas tragédias. O Alqueva abriu comportas em 2011 porque provavelmente havia uma estratégia mais agressiva de a encher o mais rápido que fosse possível, também compreensível.

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=ny3tROQ-Qgk"]Desembalse "La Serena" - YouTube[/ame]

27 de marzo de 2013- El Ministerio de Agricultura, Alimentación y Medio Ambiente
(MAGRAMA), a través de la Confederación Hidrográfica del Guadiana, ha
autorizado hoy el desembalse de la presa de La Serena (Badajoz). Se trata del
embalse con mayor capacidad de España y el tercero más grande de Europa con
sus 3.220 hectómetros cúbicos de capacidad, y pieza clave de regulación en la
cuenca del Guadiana.
http://www.chguadiana.es/corps/chgu...cias/file/2013 MARZO/Desembalse La Serena.pdf


16 AÑOS DESPUÉS
El embalse de La Serena (Badajoz), el más grande de España, abre sus compuertas por segunda vez en su historia
http://www.europapress.es/extremadu...rtas-segunda-vez-historia-20130327153540.html

Suponho eu, que as barragens do Sul da PI sejam geridas com maior "risco", a água é muito mais "preciosa", pelo que não são geridas com tanta flexibilidade como as barragens mais a norte, em que deixam baixar imenso a cota inter-anual. Penso eu que é compreensível... Hoje estão a transbordar, mas a sul não se sabe se é já daqui a 2 ou 3 anos que transbordam de novo, ou se demora 10 ou 15 ou mais anos. É muito mais incerto.

Só por curiosidade, quer uma quer outra barragem (falo do Alqueva também) levaram imensas décadas a ser planeadas e construídas, desde o tempo das ditaduras em ambos os países, e ao longo das décadas muita gente e peritos diziam/temiam que nunca encheriam por falta de água.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

fui até à Barragem da Aguieira, está praticamente cheia, já há muito tempo que não a via descarregar pelas laterais:

sdc13548v.jpg


sdc13547r.jpg


sdc13540.jpg


sdc13535x.jpg


sdc13529m.jpg


sdc13527.jpg


sdc13525t.jpg
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Hoy el rio PISUERGA afluente del Duero, registró 1022 m3/sg en Valladolid. Durante toda la mañana unas 6 horas, el caudal supero los 1000 m3/sg.