Seguimento Rios e Albufeiras - 2013

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
No Monte da Vinha o caudal continua a subir, 7899,94m3/s.

lol...e ninguem avisa ninguem, o Publico diz que nada se passa..cambada de atrasados mentais e incompetentes que gerem estas coisas:angry:
 


Raposeira

Cirrus
Registo
25 Mar 2013
Mensagens
34
Local
Almeirim
A albufeira ocupa uma área com 1100 km de margens sendo o maior lado artificial da Europa

Superfície inundável ao NPA: 25000 Ha

Capacidade total (dam3) 4150000
Capacidade útil (dam3) 3117000
Volume morto (dam3) 1033000

:surprise:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Na RTP Informação disseram que a situação na Albufeira do Alqueva é crítica. A Albufeira já não encaixa mais água e vai ter que abrir as comportas.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Na RTP Informação disseram que a situação na Albufeira do Alqueva é crítica. A Albufeira já não encaixa mais água e vai ter que abrir as comportas.

Se calhar vão ter que abrir tudo, algo que nunca deve ter acontecido na vida.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Supostamente, fotos de há pouco

zPgJyrT.jpg


(c) jaromero



JOKAzel.jpg


(c) jaromero
 

PedroMAR

Cumulus
Registo
13 Nov 2011
Mensagens
214
Local
S. Miguel de Machede, Évora

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Operação nas barragens regularizada e sem perigo de cheias
A operação nas barragens portuguesas e espanholas está regularizada devido à previsão de diminuição da precipitação para os próximos dias, disse hoje Rui Rodrigues, da Agência do Ambiente, salientando que "já não há perigo iminente de cheias".

Em declarações à agência Lusa, Rui Rodrigues, do departamento de Recursos Hídricos da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), disse que a "chuva intensa passou", sendo agora mais escassa e espaçada, sem prolongamento no tempo.

"Não há nenhum risco iminente que nos obrigue a fazer novamente descargas preventivas ou em situação de cheia do lado nacional. A barragem de Castelo de Bode voltou aos níveis de armazenamento que estavam antes do dia 27 de março, para cotas aceitáveis. Agora temos de olhar para a frente para ver como vai ser a primavera e o verão e fazer a locação dos recursos", afirmou.

O responsável adiantou que a maior parte das barragens estão próximas do nível máximo de armazenamento de água, entre os 90 e os 96% e algumas até a 100%, mas salientou que esta situação não é uma desvantagem.

"Estamos no final do semestre húmido. Se estivéssemos a meio do inverno seria mais complicado e iríamos ter problemas acrescidos (...), mas agora estão bons, porque permitem atravessar o verão e a primavera com capacidade", declarou.

De acordo com o engenheiro da APA, os caudais no Tejo voltaram hoje a uma situação "normal, com valores na fronteira na ordem dos 1.500 metros cúbicos por segundo", ou seja, valores que tinham antes do dia 27 de Março, altura em que houve necessidade de começar a fazer descargas preventivas.

"As descargas das barragens não provocam cheias, a cheia é uma coisa natural, é uma reposta de um terreno à chuva que nele cai e ao estado em que estão os solos. Pode ser modificada pelo homem e, se não encontrar nenhum obstáculo no caminho, progride e é natural, crescem rapidamente e diminuem com maior tempo de caimento", explicou.

Contudo, referiu, se houver um obstáculo onde há uma barragem e se esta não tiver capacidade de encaixe com espaço reservado para grande volume de água prolonga mais a cheia. "Assim, as descargas das barragens são produto de cheias que já aconteceram e que tentamos baixar e foi que aconteceu nos últimos dias face às previsões da meteorologia em Espanha para os dias 31 de Março e 01 de Abril de forte pluviosidade. Eles [espanhóis] em coordenação connosco subiram o valor do caudal do rio dos 1.250 para cerca de 2.000 e isso foi mantido entre 27 e 31 e no dia 31 com a cheia forte", contou.

O engenheiro da APA adiantou que esta coordenação e este tipo de operações entre Portugal e Espanha já existem há alguns anos com sucesso e, quando há necessidade disso, são envolvidos os Comando de Nacional de Socorro (CNOS), protecção civil e as autoridades municipais

"A actividade humana está próxima dos rios e quem está próximo dos rios não pode pensar que não vai sofrer algum impacto. Estas cheias, que acontecem agora de seis em seis anos, no passado aconteciam quase de ano a ano", sublinhou, referindo ainda ser normal que o "enxugo" das zonas alagadas demore mais tempo.

Lusa/SOL
 

Raposeira

Cirrus
Registo
25 Mar 2013
Mensagens
34
Local
Almeirim
"Caro Pedro Catrola Raposeira informo-te que esses dados felizmente não são verdadeiros pois já desde ontem nessa estação estão caudais superiores a 5000m3/seg e o Alqueva continua a descarragar valores na ordem dos 2400m3/seg. Eu sai hoje às 08:00 e o Rio Guadiana estava a descer a jusante de Alqueva, sendo que neste momento o rio está estável. Abraço"

Foi o que um colega meu me disse o mesmo é operador de telecomunicações no CDOS de Beja da ANPC

Que se mande ver toda a rede SNIRH, pois não lhe é feita manutenção há alguns anos...........................................

:)