Dúvidas

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Na temática das frentes sempre tive dúvidas, considera-se um sistema frontal uma frente fria, uma frente quente e uma frente oclusa? Sei que um sistema frontal é quando se associam várias frentes, mas por exemplo no caso de uma frente fria, a frente fria avança, sobre a frente quente fazendo a recuar? Montes de confusões que e questões que vão para aqui na minha cabeça. :huh:
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Na temática das frentes sempre tive dúvidas, considera-se um sistema frontal uma frente fria, uma frente quente e uma frente oclusa? Sei que um sistema frontal é quando se associam várias frentes, mas por exemplo no caso de uma frente fria, a frente fria avança, sobre a frente quente fazendo a recuar? Montes de confusões que e questões que vão para aqui na minha cabeça. :huh:

Uma frente é o mesmo que um sistema frontal.
Marca a linha de separação entre massas de ar diferentes.

Se fores aqui
http://www.meteociel.fr/modeles/gfse_cartes.php?ech=6&code=0&mode=6

E correres as imagens, vais ter uma percepção visual das diferentes massas de ar, que se movem...as zonas de fronteira são as frentes.
Onde o ar quente se move de encontro ao ar frio, é uma frente quente, onde se move o ar frio de encontro ao ar quente é uma frente fria.

As frentes oclusas são um pouco mais complexas, pois basicamente são duas massas de ar que se movem contra uma outra no meio delas, espremendo essa massa de ar no meio e forçando-a a subir.

Mais info aqui: http://ww2010.atmos.uiuc.edu/(Gh)/guides/mtr/af/frnts/home.rxml
 

Acardoso

Cumulus
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
251
Local
Sobreiro-Bustos (Aveiro)
Boa tarde, gostava de saber se alguém me pode ajudar.
Estou a tentar colocar uma webcam no weather underground e não estou a perceber como se faz.
Alguém me pode ajudar?!
Obrigado
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,664
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Alguém sabe o significado das siglas no canto inferior esquerdo deste mapa

http://pendientedemigracion.ucm.es/info/cif/form/tb_med.jpg

Tp
Ic
Itc

É um mapa bastante pormenorizado, por exemplo Aveiro é mediterrânico e Viseu é temperado, a este de Viseu volta a ser mediterrânico, se soubesse o que as siglas significam saberia o porquê, assim ando um bocado ás cegas.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Alguém sabe o significado das siglas no canto inferior esquerdo deste mapa

http://pendientedemigracion.ucm.es/info/cif/form/tb_med.jpg

Tp
Ic
Itc

É um mapa bastante pormenorizado, por exemplo Aveiro é mediterrânico e Viseu é temperado, a este de Viseu volta a ser mediterrânico, se soubesse o que as siglas significam saberia o porquê, assim ando um bocado ás cegas.

Tp: Thermopolar
Ic: ?
Itc: ?


fogo

Este ano não há primavera??

Ainda só foi aos 18ºc em lisboa este ano! 1/1/13 a 9/4/13

Amanhã vai ser o 100 dia do ano com dia + quente até agora 18ºc!

Agora quero 50ºc no verão como recompensa D:

Quando isto aqueçe? senão vou começar a libertar garrafas de co2 pa ver se isto aqueçe :|
Sem comentários :dry:
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Como se formam as Supercélulas?:huh::unsure::intrigante: Estive a pesquisar, mas as definições parecem-me ser um pouco confusas. Desta forma e se não for incómodo, gostava de ter uma resposta mais detalhada e compreensível acerca do assunto. Obrigado pela atenção:)
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas pessoal

Tenho uma dúvida, alguém me sabe dizer quais são as "classes" de intensidade do vento, com os respectivos intervalos, por exemplo:

Vento fraco 4 km/h - 20 km/h
Vento moderado 20 Km/h - 40 km/h
Vento forte 40 km/h - 60 km/h

Será qualquer coisa como isto?

Obrigado:thumbsup:
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Boas pessoal

Tenho uma dúvida, alguém me sabe dizer quais são as "classes" de intensidade do vento, com os respectivos intervalos, por exemplo:

Vento fraco 4 km/h - 20 km/h
Vento moderado 20 Km/h - 40 km/h
Vento forte 40 km/h - 60 km/h

Será qualquer coisa como isto?

Obrigado:thumbsup:

Não sei se este site ajudará, mas fica a sugestão: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_de_Beaufort


http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:HwOwpT-HRBQJ:www.bomjardim.rj.gov.br/index.php%3Foption%3Dcom_phocadownload%26view%3Dcategory%26download%3D447:escala-de-intensidade-dos-ventos%26id%3D22:intensidade-dos-ventos%26Itemid%3D111+escala+da+intensidade+do+vento&cd=5&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
Epah! sempre exisitiram umas dúvidas que nunca consegui compreender :lol:

Se a média da temperatura do planeta são 15ºc porque dá para existir -89ºc e não 100 :mad:

As ventoinhas fazem arrefecer o ar ou só mexem o ar e a máquina a trabalhar aqueçe :confused:
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Epah! sempre exisitiram umas dúvidas que nunca consegui compreender :lol:

Se a média da temperatura do planeta são 15ºc porque dá para existir -89ºc e não 100 :mad:

Eu não sei, mas penso que não se podem levar as coisas com esse "grau" de comparação.

As ventoinhas fazem arrefecer o ar ou só mexem o ar e a máquina a trabalhar aqueçe :confused:

A ventoinha, como vem do seu próprio nome, faz vento. Na maior parte das vezes, quando está vento, o ar nessa região é mais fresco, sendo uma alternativa aos AC, mas não tão eficaz, nem de perto nem de longe.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
A ventoinha mexe o ar e aquece-o um pouco também (ineficiências).

A utilidade da ventoinha é, ao aumentar a velocidadde do ar, o wind chill aumenta (Temperatura de wind chill diminui), ao favorecer o processo de evaporação de suor da pele e portanto a uma maior perda de calor da superfície da pele e, por conseguinte, do corpo.
 

Ricardo Martins

Cumulus
Registo
31 Mai 2012
Mensagens
141
Local
Magoito - Sintra
Bom dia.

Tenho uma duvida que me revolta um pouco.

Afinal o que é uma tromba de água?

Ainda hoje no noticiário de manha na RTP 1 falaram que tinha havido uma tromba de água em Bragança, e referiam-se a chuva muito intensa. Para mim uma tromba de água é um tornado no mar, mas como não tenho certezas e penso que a comunicação social tenha de ter certezas para fazer tal descrição, fiquei na duvida.